Decreta Municipal dá as restrições na circulação de pessoas em Itabuna
Como medida para enfrentamento ao novo coronavírus, cuja situação demanda prevenção, controle e contenção de riscos, para que sejam evitados danos e agravos à saúde pública, a Prefeitura de Itabuna institui restrição à circulação noturna de pessoas no território do Município. A decisão deve ser cumprida por qualquer pessoa, ficando proibido o trânsito em vias e equipamentos públicos, das 22 h às 5 horas, de 19 a 25 deste mês.
![]() |
| Prefeito fala sobre a importância do Decreto |
O prefeito Augusto Castro (PSD) decidiu adotar a mesma posição do Governo do Estado, já que a cidade vive o risco da falta de leitos para o tratamento da doença. As Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) destinadas à Covid-19 já chegam a 93% de ocupação e os leitos clínicos estão próximos da saturação, o que pode comprometer a oferta de vagas a pacientes acometidos com a enfermidade.
A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança. “Excepcionalmente, ficam autorizados, durante os horários de restrição, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e Centros de Distribuição e o deslocamento de seus trabalhadores e colaboradores.
Também ficam excetuadas da vedação, as hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situação em que fique comprovada a urgência.
No período, fica estabelecido o horário de 21 horas para encerramento das atividades comerciais, valendo este limite também para as academias, templos religiosos, shopping centers, restaurantes, bares e similares. O transporte público excepcionalmente funcionará até as 22 horas.
O Decreto também aprova protocolos de prevenção, cujas diretrizes deverão ser observadas por toda a comunidade, especialmente pessoas de grupos de risco, com idade acima de 60 anos, com comorbidades (hipertensos, obesos, diabéticos, etc.); donos de de restaurantes, bares, pizzarias, temakerias, sorveterias, docerias, cafeterias e similares; shopping centers; e templos religiosos.
______________________
Um problema com a bomba da estação elevatória de Rio do Braço, que traz água bruta para a estação principal de captação, comprometeu o abastecimento de água em alguns pontos de Itabuna desde o final de semana. Pontalzinho, Alto Maron, Nova Itabuna, São Caetano, Novo São Caetano e Califórnia foram os bairros mais afetados.
“Na madrugada de sexta para sábado, a bomba da estação elevatória de Rio do Braço apresentou um defeito, sendo substituída por outra reserva. Em função disso, tivemos que operar com o sistema parcialmente”, explica o diretor técnico da Emasa, Bruno Mendonça.
Segundo Mendonça, o problema já foi solucionado. Por isso, os bairros atingidos já estão tendo o sistema de abastecimento normalizado, à exceção do Pontalzinho, que terá o serviço regularizado em, no máximo, 24 horas. A recomendação é que a população economize água para evitar problemas no consumo.
______________________
Prefeitura de Itabuna restringe expediente público preventivamente até o dia 28
Devido aos altos índices de internações em leitos clínicos e leitos de UTI observados na rede de saúde do município e da região, decorrentes das contaminações causadas pela Covid-19, a Prefeitura de Itabuna estabeleceu, em caráter emergencial, regime de expediente interno, em todas as repartições públicas do Município desta Quarta-Feira de Cinzas, dia 17, até o dia 28 de fevereiro.
A medida consta de Portaria nº 9.528 publicada na edição eletrônica do Diário Oficial assinada pelo prefeito Augusto Castro e os secretários de Governo, Josué Brandão Júnior, e de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho, e tem caráter preventivo.
Todavia, a medida prevista poderá ser revista dentro desse prazo, caso os indicadores de saúde apresentem uma melhora no quadro atual da pandemia.
A Portaria diz que o atual estágio da pandemia observado em todo território nacional, estadual e municipal, pode levar a um colapso no atendimento da rede de saúde. Além disso, são altos os índices de servidores públicos do município de Itabuna infectados pelo novo coronavírus.
Nesta terça-feira, foi concluída a sanitização de todo o prédio onde funciona o Centro Administrativo Firmino Alves e medidas e protocolos complementares de prevenção e combate à pandemia, sobretudo, nas repartições públicas municipais, ainda são necessários.
As secretarias municipais que prestam serviços essenciais à comunidade deverão ter servidores suficientes para que o atendimento ao público não sofra prejuízos. Nesta categoria, estão enquadrados serviços essenciais que continuarão a funcionar ainda que de forma restrita e com rígidos protocolos de segurança.
Isto vai acontecer no Departamento de Tributos; atendimento ao microempreendedor individual (MEI) da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda; nos serviços de assistência sociais prestadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza; Postos e Unidades de Saúde; e vistorias de veículos realizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito.
Não serão atingidos pelos efeitos da Portaria, os serviços públicos prestados que não demandem atendimento ao público. No período de restrição, cada Secretaria, observadas as suas peculiaridades funcionais, poderá estabelecer medidas complementares de prevenção e combate à pandemia, como o revezamento de turnos entre servidores ou a adoção de trabalho em “Home-Office”.
______________________
Aumento de casos de Covid-19 faz Secretaria de Promoção Social de Itabuna estabelecer atendimento agendado
A maioria dos usuários se disse esperançosa com a expectativa de um melhor serviço de transporte público oferecido à população pelo município.
“Moro no Jardim Primavera. Também havia perdido a maioria dos meus clientes também usuários dos ônibus. Graças a Deus, agora vou retomar meu trabalho com muita fé que tudo dê certo”, explicou.
Settran emite Nota sobre os Vales-Transporte
______________________________
Boletim Covid-19 – 17.02.2021
Nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia 17, novo Boletim da Covid-19 foi divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz novos
indicadores. Itabuna registra 20.412 casos de pacientes curados; 21.391 casos confirmados, sendo 593 casos ativos; 28 internados em UTI, 19 em leitos clínicos e 386 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo,
necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Use máscara. Evite aglomerações.
______________________
Teste rápido da Covid no Bairro da Califórnia
Nesta quinta-feira, dia 18, entre as 8h30min e 13 horas, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai fazer testes rápidos para detecção de casos do novo coronavírus em feirantes e pessoas residentes no entorno da Feira do Califórnia. A ação é semelhante à executada na Feira Livre do São Caetano há duas semanas e integra o Plano Municipal de Combate à Covid-19.
Será coordenada pela secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, com o suporte das secretarias de Transportes e Trânsito e Segurança e Ordem Pública e da Guarda Civil Municipal. Estão sendo mobilizados técnicos do Departamento de Vigilância da Saúde e das Divisões de Epidemiologia e Vigilância Sanitária.
______________________
Departamento de Comunicação Social/PMI






Nenhum comentário:
Postar um comentário