sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Augusto Castro destaca ações da Saúde e elogia a secretária Lívia Mendes

Prefeito Augusto Castro destaca ações da Saúde e elogia a secretária Lívia Mendes

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destaca as ações da Secretaria Municipal de Saúde que tem sido firme na luta contra a pandemia do novo coronavírus e elogiou a confiança e a competência da secretária Lívia Mendes de Aguiar, pelo seu compromisso com o Governo. “A secretária é comprometida e eficiente e sabe da realidade da Saúde de Itabuna'', comentou.

O prefeito ressalta que não tem sido fácil administrar os inúmeros problemas encontrados na infraestrutura urbana, educação e na saúde, onde as dificuldades são ainda maiores também por conta dos problemas estruturais da rede de atenção básica e de atendimento à população na média e alta complexidade.

“Destacamos que a secretária de Saúde tem todo o nosso apoio para que seja possível melhorar a atenção e os cuidados com a população”, finaliza Augusto Castro.

________________________________

Balanço mostra que Operação Morfeu recebeu mais de 500 denúncias



Um total de 500 denúncias relacionadas à poluição sonora. Este foi o balanço da Operação Morfeu, realizada no período de 12 a 16 de fevereiro, no que seria o feriado de Carnaval, adiado em razão da pandemia do novo coronavírus no país.

Esta ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, com a participação das polícias Civil e Militar, Ministério Público, Guarda Civil Municipal, além das secretarias de Saúde; Indústria, Comércio, Emprego e Renda; fiscais da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Transportes e Trânsito.

A finalidade da operação foi combater abusos relativos à poluição sonora e aglomerações. Foram percorridos vários bairros e o centro da cidade, com o registro de muitas ocorrências de acordo com a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara. Ela explica que esta foi a resposta mais imediata dada à população, de modo a assegurar o sossego e a tranquilidade.

“Recebemos 500 denúncias. Este foi um número absurdo. A Prefeitura não tem estrutura para atender tamanha demanda, daí a união de esforços com outras instituições da segurança pública. O volume de queixas demonstra a necessidade de a população se conscientizar e evitar festas, aglomerações e ações que propagam o novo coronovírus”, avalia a secretária.

Durante a Operação Morfeu ocorreram apreensões de veículos com som abusivo, bares foram fechados, além de drogas apreendidas. As pessoas envolvidas foram conduzidas para a delegacia.
“Convido a população a fazer parte deste movimento e que denuncie qualquer aglomeração ou de som abusivo. Ligue para 153”, finaliza a secretária Mariana Alcântara.

_________________________________


Prefeitura deflagra “Operação Oxigênio” para restringir a circulação de pessoas em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, deflagra nesta sexta-feira, dia 19, a Operação Oxigênio, que tem como base o Decreto Municipal de nº 14.299, de 17 de fevereiro de 2021, que restringe a circulação de pessoas das 22 às 5 horas e define regras preventivas e protocolos de segurança para o enfrentamento ao novo coronavírus.

De acordo com a secretária Mariana Alcântara, a Operação Oxigênio contará com várias ações, mas o seu principal foco será fiscalizar o cumprimento do decreto em toda a cidade. “Quem estiver nas ruas, a partir das 22 horas, será levado para a Delegacia. A exceção será para situações de emergência, como por exemplo, busca de atendimento médico ou compra de medicamentos em farmácias”, explica.

A titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública alerta que os serviços de delivery não estão autorizados após as 22 horas. “Estabelecimentos comerciais que insistirem em descumprir as normas do Decreto poderão ser multados e até mesmo cassar os alvarás de funcionamento e sanitário”, alerta Mariana Alcântara.

Também haverá rigoroso trabalho de fiscalização nos estabelecimentos comerciais. “Visitaremos os lojistas, os restaurantes, as feiras livres, mercados, bancos, entre outros. O objetivo é verificar se há o cumprimento dos protocolos específicos para cada setor, além de distribuir máscaras faciais”.

A Operação Oxigênio será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, com o suporte das polícias Civil e Militar, Ministério Público, Guarda Civil Municipal, além das secretarias de Saúde; Indústria, Comércio, Emprego e Renda; fiscais da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Transportes e Trânsito.

_________________________________

Sala do Empreendedor da Prefeitura de Itabuna vai atender por e-mail e agendamento

Para evitar aglomerações e cumprir as determinações estabelecidas em Portaria pelo prefeito Augusto Castro quanto ao funcionamento de setores da Administração municipal até o dia 28, a Sala do Empreendedor que funciona no Centro Administrativo Firmino Alves vai mudar o atendimento aos microempreendedores individuais.

A partir de segunda-feira, dia 22, o atendimento será por correio eletrônico (e-mail). O microempreendedor interessado em fazer a declaração anual de rendimento deve escanear ou fotografar toda a documentação e encaminhar para o endereço: sala.meiitabuna@gmail.com ou por agendamento que deve ser feito presencialmente, por meio de senhas distribuídas diariamente na entrada da Prefeitura.

Nos dois tipos de atendimento, o microempreendedor terá a devolução de sua documentação em até 24 horas, segundo a atendente Priscila Nascimento da Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

As declarações tiveram início no mês de janeiro e têm prazo até 31 de maio para serem enviadas.

É necessária a apresentação de documentos da empresa, CNPJ e valores totais do rendimento do ano anterior. Ainda que não tenham tido rendimento, é necessário o preenchimento da declaração para que multas com a Receita Federal sejam evitadas.

________________________________

Secretaria de Saúde amplia testagens nas unidades de saúde e no Teatro Candinha Dórea

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando as testagens para detecção de Covid-19, especialmente no Centro de Testagens montado no estacionamento do Teatro Municipal Candinha Dórea, no Loteamento Nossa Senhora das Graças. O local é a principal referência de coleta de material para diagnósticos.

Segundo o gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Émerson Oliveira, a procura pela testagem aumentou nos últimos dias. Mas, ele alerta que o atendimento no estacionamento do Teatro, porém, só acontece por agendamento.

Atualmente, no Teatro Candinha Dórea, estão sendo realizados cerca de 350 atendimentos por dia. “A demanda aumentou muito por conta dos festejos de final de ano. As pessoas estão sentindo mais forte essa segunda onda da pandemia, refletida agora no aumento no número de casos que o município já tem registrado”, disse.

O gerente explica que a pessoa que apresentar sintomas do novo coronavírus deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, através do Disque Atendimento – a listagem de contatos está publicada no site oficial da Prefeitura - para que a Ficha de Notificação seja aberta. Os profissionais de Saúde avaliam qual tipo de testagem o paciente será submetido, se teste rápido ou o RT-PCR.

“O teste rápido é indicado a partir de sete dias de sintomas da doença. Já o RT-PCR, que é aquele através do qual se faz a coleta de secreção nasal, é indicado entre o terceiro e décimo dia de sintoma, no máximo”, disse Émerson Oliveira.

Depois de entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica e abrir a notificação, procede-se a avaliação clínica da pessoa, sobre se ela tem condições de se dirigir até o local de testagem, para realização do exame.

As testagens do tipo RT-PCR acontecem às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8 às 11 horas. Já os testes rápidos são feitos das 13 às 16 horas. O gerente da Vigilância Epidemiológica salienta que os testes são realizados apenas em pessoas que já receberam retorno, com horário marcado, depois de agendamento na Vigilância.

A Vigilância realiza o teste no domicílio daqueles pacientes que não podem ou não têm condições de se dirigir ao teatro ou estejam acamados. Os biomédicos e os enfermeiros se deslocam para realização do exame.

As Unidades Básicas de Saúde também realizam testes rápidos em quem estiver com pelo menos sete dias com sintomas da doença. Nesse caso, não é necessário entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, já que o contato direto pode ser feito com a UBS mais próxima de sua residência para solicitar abertura da Ficha de Notificação e realizar o teste rápido.

UNIDADES COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde começou o atendimento, entre 16 e 22 horas, de segunda a sexta-feira, de pacientes Covid-19 confirmados e suspeitos no Centro de Saúde José Maria de Magalhães (antigo Sesp) e Unidade Básica de Saúde José Édites dos Santos, no Bairro São Caetano. A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, esclarece que a estrutura montada atende exclusivamente a pacientes com sintomas da doença.

__________________________________

Boletim Covid-19 – 19.02.2021


Nesta sexta-feira, dia 19, novo 
Boletim da Covid-19 foi divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz novos indicadores. Itabuna registra 20.644 casos de pacientes curados; 21.755 casos confirmados, sendo 717 casos ativos; 25 internados em UTI, 19 em leitos clínicos e 394 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Use máscara. Evite aglomerações.

_____________________________________________________


Investimentos de R$50 milhões para Itabuna em complexo educacional


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), obteve do secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a garantia de construção do Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica Anísio Teixeira, que integrará o Complexo Integrado de Educação, Colégio Estadual de Itabuna, Centro de Apoio Pedagógico, Centro Juvenil de Ciência e Cultura e o Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul.

Augusto foi recebido em audiência na SEC, na quinta-feira, dia 18, intermediada pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Os investimentos previstos pelo Governo do Estado podem chegar a R$ 50 milhões com a construção da nova estrutura de ensino integrado, no bairro do São Caetano. Contará com equipamentos pedagógicos, esportivos e culturais para promover ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do ensino.

O equipamento multidisciplinar se encaixa no projeto do prefeito Augusto Castro que deseja a criação de espaços que abram oportunidades para as crianças, jovens e adultos nos campos educacional, cultural e esportivo. “ Este é um investimento que chega em boa hora porque a nossa proposta de mudança na gestão pública vai na direção de atrair oportunidades para a juventude e elevar a autoestima da cidade”, afirma o prefeito.

Já o deputado estadual Rosemberg Pinto afirma que o mais importante é que vamos garantir um novo método de aprendizagem, além de resgatar a autoestima da juventude itabunense. Segundo o parlamentar, essa é a visão do governador Rui Costa. “Fico feliz em poder retribuir à população de Itabuna, que me ajudou a me eleger deputado. A minha tarefa será ajudar a cidade a crescer e se desenvolver”, garantiu.

Esse é o meu trabalho: ajudar e ser essa ferramenta de integração entre o Município e o Estado para garantir os investimentos necessários. Não só da estrutura física, mas para garantir um aprendizado moderno e atual”, comemorou o parlamentar e líder do Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia.


Departamento de Comunicação Social//PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Catástrofe afeta 707 mil gaúchos, e tem 66 mortos e 6 óbitos suspeitos

Há 101 pessoas desaparecidas e 155 feridos, no desastre climático causado por temporais que afetam 332 cidades gaúchas Do - Diario do Poder ...