terça-feira, 17 de março de 2020

PT de Rui Costa e DEM de ACM Neto devem se enfrentar em 10 grandes cidades da Bahia

Do - Tribuna da Bahia, Salvador
Na capital baiana, a expectativa é que o embate aconteça entre Bruno Reis e a major Denice Santiago

Por: Rodrigo Daniel Silva
Partidos do governador Rui Costa e do prefeito ACM Neto, o PT e o DEM, respectivamente, devem se enfrentar em, pelo menos, 10 dos 20 maiores colégios eleitorais da Bahia. Os democratas pretendem lançar candidato a prefeito em 15 das 20 grandes cidades baianas, já os petistas planejam ter em 17. Segundo levantamento feito pela Tribuna a partir de dados fornecidos por integrantes das siglas, o confronto deve acontecer em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Eunápolis, Barreiras, Alagoinhas, Simões Filho e Guanambi.
Na capital baiana, a expectativa é que o embate aconteça entre o vice-prefeito Bruno Reis (DEM), que foi lançado no início deste ano por ACM Neto como pré-candidato, e a major Denice Santiago, que tem o apoio do governador Rui Costa. O Partido dos Trabalhadores, porém, ainda não bateu o martelo sobre o postulante, já que Robinson Almeida (deputado estadual), Vilma Reis (socióloga), Juca Ferreira (ex-ministro) e Fabya Reis (secretária) mantêm a vontade de ser o nome da sigla na disputa pelo Palácio Thomé de Souza. No entanto, a militar é favorita por ter o apoio do chefe do Palácio de Ondina e do senador Jaques Wagner.
Em Camaçari, o confronto deve ocorrer entre o atual prefeito Antonio Elinaldo (DEM) e o Ivoneide Caetano (PT), que esposa do ex-deputado federal Luiz Caetano (PT). O ex-parlamentar está impedido pela Justiça de entrar em competições eleitorais. Na cidade de Lauro de Freitas, o embate será entre a atual gestora Moema Gramacho (PT) e o empresário Teobaldo Costa, que se filiou recentemente ao Democratas. Em Teixeira de Freitas, a disputa deve acontecer entre o ex-prefeito João Bosco (PT) e o médico Marcelo Belitardo.

Em Alagoinhas, o vereador Luciano Sérgio (PT) deve enfrentar o ex-prefeito da cidade, Paulo Cezar, que deve se filiar ao partido de ACM Neto para ser candidato. Em Barreiras, o candidato à reeleição Zito Barbosa (DEM) deve enfrentar Paê (PT). No município de Simões Filho, a expectativa é que o prefeito Dinha deixe o MDB a fim de migrar para o DEM. Neste cenário, deve enfrentar Cezar Diesel. Em Eunápolis, a disputa entre petistas e democratas deve ser encabeçada por André Ribeiro e Cordélia Torres, respectivamente.
Na cidade Guanambi, o ex-governador Nilo Coelho, que se filiou ao DEM após convite de ACM Neto, deve confrontar Valda. Já, em Ilhéus, os empresários Valderico Júnior (DEM) e Newton Cruz devem brigar pelo Executivo da cidade. Segundo o presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, o partido já tem certo 133 pré-candidatos a prefeito no estado. Um cenário, segundo ele, melhor do que em 2016, quando a sigla lançou 95. “Nós temos pré-candidatos nas principais cidades da Bahia. Chegaremos bem, com vitalidade e força eleitoral. Ainda estamos fechando nosso mapa, temos Encontro Estadual dia 28 de março, mas já identificamos pré-candidaturas próprias do PT em mais de 180 municípios. Até as convenções esse número pode mudar? Pode, pois poderemos compor com aliados que eventualmente estejam em melhor posição do que a gente. Mas estou convencido que o PT será protagonista nas eleições municipais. Só o fato de disputar para ganhar em Salvador, Feira, Conquista, Camaçari, Lauro e Juazeiro, já deixa claro a força política, social e eleitoral que é o PT da Bahia”, declarou Éden à Tribuna. O presidente do DEM da Bahia, o deputado federal Paulo Azi, foi procurado, mas não quis se manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

AYRTON SENA UM ADEUS INESQUECÍVEL

Ayrton Senna do mundo, seu túmulo e um dos mais visitados do mundo "Fórmula Senna de Ivan Gusmão" é uma maneira de Itabuna homenag...