O secretário de Saúde de Itabuna, Jozimar Salles, voltou entusiasmado com o teor das discussões na primeira reunião do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/Ba) de 2019, realizada neste mês, no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB). O encontro foi aberto pela presidente do conselho, Stela Souza, que depois de agradecer a participação dos representantes da saúde de diversos municípios baianos, classificou os secretários municipais e suas equipes técnicas de “guerreiros, pelos inúmeros desafios que encontram, diariamente, na rede pública de saúde”.
Ela ressaltou a importância da participação de todos ao comentar que “precisamos da união de todos para que os nossos posicionamentos na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) representem a vontade da maioria dos secretários municipais de saúde”.
O titular da Secretaria de Saúde de Itabuna (SMS) disse que durante a reunião, foram debatidos temais considerados importantes para a saúde pública nos municípios, a exemplo do trabalho de controle do Aedes aegypti. Ele lembrou que o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus se constitui numa das principais ameaças à saúde da população. “Em Itabuna, temos uma rotina de trabalho intensificada diariamente pelos agentes de endemias, mas, todo esforço ainda é pouco para nos livrar-nos completamente da presença dos mosquitos”.
O fluxo de internação domiciliar e oxigenoterapia, a imunização e a obrigatoriedade da apresentação da caderneta de vacinação durante matricula nas escolas e creches nas redes pública e privada e ainda o repasses dos recursos federais também foram destacados na reunião. No final do encontro os participantes foram informados sobre o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde a ser realizado em julho desde ano, em Brasília. ‘
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável