segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

CEPLAC: FORMATADA PARA TURISMO CIENTIFICO NACIONAL E INTENCIONAL

Praça do Cacau, Ilhéus


José Haroldo
(José Haroldo Castro Vieira será homenageado, reconhecimento de seus serviços para a região do cacau).

A CEPLAC já recebe turistas de diversos lugares do Brasil e do exterior, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, Prefeitura de Itabuna e o Instituto Chocolate. Esse sonho está se tornando realidade. Com um potencial turístico imaterial e material por esse motivo a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC, é um dos destinos mais procurados e requisitados pelos turistas que visitam Ilhéus e região. 

A Fabrica de Chocolate, o Centro de Pesquisa das Abelhas, a Matinha Atlântica, o Herbário com o acervo botânico, de mais de duzentas mil plantas, o Centro de Piscicultura, as áreas experimentais, os Laboratórios, o museu e, principalmente, a comunidade cientifica ainda ativa são os mais procurados. 

O que coloca a região do cacau na rota dos interessados por intercâmbio que vêm em busca de conhecimento.  “Por isso chega a hora de valorizarmos e abraçar esse grande memorial do cacau, da biodiversidade e do crescimento econômico sustentável, dessa região”, afirma Alcides Kruschewski, apresentando parte do projeto de mais um destino, que dará impulso à economia do sul da Bahia.
Destaque para um projeto apresentado ao Diretor do CEPEX pelo Secretario de Turismo de Ilhéus, a revitalização da Praça do Cacau, que terá o nome de José Haroldo Castro Vieira, um dos principais fundadores da Ceplac. A praça será transformada em um centro de visitas. Totalmente transformada em um cenário temático; centro de guiamento turístico e exposições do artesanato regional. “Homenageamos esse grande cidadão José Haroldo por ter contribuído efetivamente para colocar Ilhéus e o Sul da Bahia no cenário nacional e internacional”, diz Kruschewski. Ainda fizeram parte da comitiva os turímologos de Ilhéus.

Participação de Itabuna.
 Na oportunidade, o Diretor de Agricultura de Itabuna, Erlon Botelho apresentou o projeto: “Jardim de Mel” idealizado pelo pesquisador Ediney Magalhães, o que foi logo abraçado pelo Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, instalado na Praça Olinto Leoni; “dois importantes município da região comungando da mesma ideia. Essa é uma demonstração de maturidade que define um novo tempo para a CEPLAC e a nossa região do cacau”, destaca, Erlon Botelho, acreditando nos novos projetos voltados para o crescimento de produção de cacau e do turismo.



Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...