terça-feira, 6 de novembro de 2018

PF Deflagra operações visando as prefeituras do sul da Bahia



Na manhã desta terça-feira (06), a Polícia Federal deflagrou duas operações simultâneas, denominadas “Sombra e Escuridão” e “Elymas Magus”, nas cidades sul baianas de Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Camamu e diversas outras. Ao todo, 13 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Cerca de 140 agentes participam da operação, dentre policiais e auditores. 

O objetivo das operações é desarticular duas organizações criminosas especializadas em fraudes a licitações e desvios de recursos públicos, e que atuavam em diversos municípios baianos. Em Itabuna, os agentes estiveram em uma construtora na Av. Ilhéus, no Centro da cidade, em uma residência no bairro Jardim Vitória e em um escritório na Avenida Cinquentenário. Equipes da Receita federal e da Controladoria Geral da União (CGU) cooperam na ação. 

Em 2017, quando deflagrada a primeira etapa da Operação Sombra e Escuridão, a polícia constatou ação de uma organização criminosa que operava em, ao menos, quatro empresas constituídas em nome de laranjas, com a finalidade de fraudar licitações. De acordo com a CGU, os valores repassados pelas prefeituras às empresas investigadas, entre 2015 e 2017, ultrapassam os R$ 34 milhões. Os investigados responderão pelos crimes participação em organização criminosa, fraude a licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva e corrupção ativa.

Os agentes neste momento estão na Prefeitura Municipal de Itabuna em busca de documentos  que comprove as fraudes da gestão anterior, ligados às gestões anteriores, a do Prefeito Fernando Gomes. Alguns empresários  já estão pressos na sede em Ilhéus, envolvidos com fraudes de licitações. Segundo informações, bem conhecidos das populações de Ilhéus e Itabuna. Vamos aguardar  o pronunciamento da PF. Que quem errou pageus seus crimes de acordo a Lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...