Com o objetivo de chamar a atenção para a importância de prevenir e tratar infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) / HIV-Aids, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência, Assistência e Tratamento (CERPAT), estará promovendo, nesta sexta-feira (1º) às 14h, no Jardim do Ó e na Avenida do Cinquentenário, a abertura oficial da campanha “Dezembro Vermelho”, motivada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A abertura contará com a realização de uma Feira de Saúde, no período da manhã, e a Grande Caminhada do Dezembro Vermelho, à tarde. O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
A secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, explica que o movimento Dezembro Vermelho vem acontecendo no Brasil, de maneira fortalecida, há cerca de dez anos, mas que a campanha propriamente dita só foi transformada em lei federal em 2017. “A transformação dessa campanha num objeto de lei reforça o tamanho de sua importância, muito embora reflita também algumas dificuldades, pois, se a própria OMS já vem chamando a atenção para essa questão desde a década de 1980 e a sanção de uma lei versando sobre esse assunto só aconteceu no ano de 2017, isso nos faz pensar sobre como, às vezes, o próprio Estado assimila de maneira superficial algumas questões que deveriam ser tratadas com mais rigor e com mais atenção”, disse.
“Estamos trabalhando muito, e agora só ajustando os detalhes para que as ações dessa campanha sejam as mais amplas possíveis. A nossa expectativa é a de que a Grande Caminhada conte com a participação de 2 a 3 mil pessoas. Convidamos associações, organizações não governamentais (ONG’s), clubes de serviços, a sociedade está convidada a transformar o Centro de Itabuna num ‘mar vermelho’”, ratificou Lucas Santana Santos, coordenador do CERPAT.
O trabalho do CERPAT
Em Itabuna, o principal equipamento para prevenção, diagnóstico e tratamento das IST’s / HIV-Aids é o CERPAT, que conta com uma equipe de 33 profissionais nas áreas de Saúde e administrativa.
Por ser um centro de referência, o atendimento está voltado para a população local e também para os municípios pactuados. A atuação do centro se dá em duas frentes, reconhecida como “prevenção combinada”: no próprio centro, acontecem os atendimentos diários; e fora do centro, em escolas, praças, associações, bairros, realizam-se conversas, bate-papos, palestras, seminários, ações de testagem rápida, distribuição de preservativos, etc.
O CERPAT funciona na Avenida Amélia Amado, 914 – Centro (ao lado da academia Health e próximo do Colégio da Ação Fraternal de Itabuna – AFI), sempre das 7hs às 17hs. Não há idade mínima para atendimento. “Temos desde recém-nascidos, acompanhados porque vieram de um ambiente familiar com histórico de IST’s ou PVHIV’s – pessoas vivendo com HIV, passando por crianças, adolescentes, adultos e idosos”, aponta Lucas. “O CERPAT atende entre 80 a 100 pessoas por dia. Com a campanha Dezembro Vermelho, esse número deve ser ampliado para até 200 pessoas”, completou o coordenador do CERPAT, indicando que, para receber o atendimento, é importante que o usuário esteja munido de sua carteira de identidade, cartão do SUS e um comprovante de residência. O telefone para contato é o (73) 3215 6401. Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Itabuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável