segunda-feira, 9 de maio de 2016

Nova fase da Faculdade Aberta da Terceira Idade agrada participantes

       A nova fase da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FTerCeira Idade) está agradando os idosos que participam do projeto desenvolvido pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna. Neste semestre estão sendo implementandos novos cursos e oficinas, a exemplo do de Defesa Pessosal, Arte e Cultura, Legislação e Cidadania, bem como Dinâmica de Grupo, Alongamento, Treino de Equilíbrio e Propriocepção. Também são ofertados cursos de Saúde do Idoso, de Inclusão Digital, Nutrição e Psicologia e a Melhor Idade.
“Isso aqui está sendo uma maravilha para nós que chegamos à terceira idade e precisamos reapreender a viver numa outra perspectiva, buscando uma melhor qualidade de vida, conhecendo os nossos direitos e estabelecendo novas relações de amizade”. Assim a professora aposentada Creusa Maria de Oliveira Brito elogiou as atividades FTerCeira Idade. Natural de Salvador e há 8 anos desenvolvendo um trabalho missionário no Sul da Bahia, ela destacou o quanto tem sido importante a participação dela no projeto.

“Eu que vivi toda a minha vida na capital do Estado, após a aposentadoria não tinha tido a oportunidade de participar de uma atividade desta natureza, dedicada às pessoas da terceira idade. No ano passado fiquei sabendo que a FTC oferecia gratuitamente esse serviço e logo procurei me inscrever. Estou muito feliz por tudo que estou vivendo e aprendendo aqui, principalmente agora com a diversificação das oficinas e cursos”, disse Creusa Maria.
         Participando das atividades da Faculdade Aberta da Terceira Idade desde a sua implantação em 2010, a também aposentada Helena Marinho Capistrano Silva também revelou estar muito contente com a nova fase do projeto. “Todos os dias nós aprendemos sempre algo novo em relação aos cuidados com a saúde, aos nossos direitos, à alimentação nutritiva e, agora, através das oficinas de arte e cultura estamos aprendendo pintura e também a cuidar da nossa aparência”.
         “Tudo isso é muito importante porque mexe com a nossa autoestima e nos afasta da ociosidade e, consequentemente, da depressão. Eu não me canso de propagar o quanto bem a FTC tem nos feito proporcionando nossa participação neste projeto, inclusive, ampliando nossas relações de amizade”, afirmou Helena Marinho.   Para a estudante Juliana Ferreira, do 6º semestre do curso de Engenharia Civil, o seu envolvimento nas oficinas de Arte e Cultura tem sido muito gratificante.
“Trabalhar com as pessoas da terceira idade está me fazendo ver e entender a vida de outra forma. Pois, aqui nós aprendemos a respeitar e a valorizar a dignidade das pessoas”, opina a acadêmica. Implantado no ano de 2010 como um projeto institucional focado na ação cidadã e de responsabilidade social, a FTerCeira Idade conta com a atuação de alunos e professores dos diversos cursos da Faculdade e visa promover o desenvolvimento continuado do ser humano na terceira idade e a validação da existência longa e saudável.
__________________________________
Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...