quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Lúcio Vieira Lima perder eleição de líder do PMDB por um voto

Lúcio Vieira Lima teve 33 votos contra 34 de
Lúcio Vieira Lima teve 33 votos contra 34 de
Em uma disputa acirrada, o deputado Leonardo Picciani (MG) foi eleito o novo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, em substituição a Eduardo Cunha (RJ), que derrotou o petista Arlindo Chinaglia (SP) na disputa pela presidência da Casa. Picciani derrotou o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) por um voto. Foram 34 votos favoráveis ao novo líder contra 33 para Vieira Lima.

Picciani comandará um dos principais aliados do governo federal, com a segunda maior bancada da Câmara. No discurso, o deputado destacou a unidade partidária e o respeito às decisões coletivas. Ele minimizou o resultado apertado dizendo que o partido tem tradição em disputas. “A partir desse momento não existem aqueles que votaram no Lúcio [Vieira Lima] ou em mim”.

Sobre a relação da bancada do PMDB com o governo, Picciani afirmou que a princípio é da base governista mas caberá a bancada definir “a medida exata” do apoio. “Temos na figura do vice-presidente Michel Temer a presença no próprio governo. O PMDB sempre foi garantidor da governabilidade e tem consciência dessa responsabilidade. Agora, a medida exata da postura da bancada, só a bancada pode falar e não ouvimos ainda a bancada para falar desse relacionamento”, ressaltou.

O novo líder peemedebista disse estar aberto ao diálogo para minimizar o clima de desconforto do partido com o governo e que conversará com os líderes da base aliada na Casa, além dos ministros da presidenta Dilma responsáveis pela articulação política, entre eles o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas.

Entre as prioridades do partido estão as recém-criadas Comissão Especial sobre a Reforma Política e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. A respeito da CPI, ele afirmou que vai consultar informalmente os deputados para definir se o partido ficará com a presidência ou relatoria da CPI, assinalando que o candidato derrotado, Lúcio Vieira Lima deve ser indicado para ocupar um dos cargos.

No que diz respeito a postura do PMDB na CPI, Picciani disse que será de investigação total e que o partido não trabalharia para esvaziar a comissão para evitar a investigação de parlamentares envolvidos com o esquema de corrupção na Petrobras, deflagrado pela Operação Lava Jato. “Cada um terá que responder por suas atitudes”, disse Piccinani. “Eu tenho certeza de que o PMDB não tem nenhuma atuação partidária, relativa a Petrobras ou a Lava Jato”, acrescentou.

O novo líder do PMDB disse que a bancada agirá afinada com as lideranças do partido, entre elas os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e do Senado, Renan Calheiros (AL), além do vice-presidente, Michel Temer e o líder do partido no Senado, Eunício Oliveira (CE). A primeira reunião da bancada acontecerá no dia 24, após o Carnaval. Por decisão do PMDB, haverá um rodízio anual na liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente

Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações As chuvas torre...