quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Carnaval eleva número de atendimentos nas Emergências Oftalmológicas

       
  A folia de Carnaval, com seus 5, 7 ou até 15 dias de festa e os diversos fatores de risco à lesão ocular ao qual ficam expostos foliões e trabalhadores durante a festa de Momo conforma uma tendência de elevação dos casos de atendimento a Emergências Oftalmológicas. Hospitais de Olhos como o DayHORC de Salvador mantém serviços de Urgência e Emergência abertos 24 horas para atender pacientes durante todos os dias de feriado prolongado.
         Entre os principais problemas que levam as pessoas a procurar uma Emergência Oftalmológica estão as irritações alérgicas, principalmente pela aplicação incorreta de maquiagens, gliters e purpurinas; as irritações originadas pela exposição da região ocular a produtos como espumas, sprays de tinta e gases. “Todos estes casos geram sintomas típicos como ardência, prurido, vermelhidão, e até mesmo alguns sintomas atípicos, como dor de cabeça e fotofobia. É necessário observar e, na persistência dos sintomas, deve-se procurar um oftalmologista imediatamente, prevenindo o risco de uma infecção ou problemas ainda maiores”, declarou o cirurgião oftalmologista e diretor presidente do DayHORC, Dr. Ruy Cunha (CRM – 5.775).
         Ainda sobre as ocorrências típicas do Carnaval estão as conjuntivites, inflamações na conjuntiva que podem ter origem bacteriana ou viral. “Tem como característica o fácil contágio, com ocorrências comuns de epidemia durante e pós-Carnaval, principalmente devido à grande aglomeração de pessoas, como intenso contato, além do compartilhamento de objetos como toalhas e maquiagens”, declarou o médico.
 Fora da folia
         Para quem está fora do circuito da folia, o feriadão é momento comumente usado para passeios na praia e piscinas, havendo também a necessidade de redobrar a atenção com a visão. “O uso de óculos de sol, bonés, viseiras é necessário, pois cria uma barreira de proteção para os olhos, além de evitar a exposição a agentes externos como areia, poeira, excesso de cloro e sal das águas de piscina e mar”, relatou Dr. Ruy.
          Ainda para quem optar por levar as crianças para parques e passeios ao ar livre, ou elevar o rítmo da prática de esportes, é necessário cuidar para evitar lesões. Nestes casos é comum a ocorrência de Emergência Oftalmológicas para atender a complicações de casos sobre pancadas nos olhos originadas com bolas de frescoboll, tênis e até futebol; lesão no globo ocular por galhos de árvore ou até pontas de brinquedos. “Para todos os casos a prevenção é o melhor caminho para garantir dias de folia ou de descanso longe de problemas de saúde ocular”, finalizou Dr. Ruy.
Em Salvador, a Emergência Oftalmológica do DayHORC funciona na Unidade do Centro Médico Hospital da Bahia (Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, 9º andar Bl.A). Para mais informações (71) 3503-2020.
Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Dia 30 de abril em Ilhéus tem garoto(a) Vilela/2024

Foto da coordenação do evento Está chegando a hora de mais um Garoto e Garota Vilela 2024! . Dia 30 de maio o Vilela para celebrar a essênci...