terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Maramata faz cadastramento do acervo do museu

A ação obedece à Legislação Museal e possibilitará maior disponibilidade de informação e controle sobre as peças.
Atendendo a Legislação Museal, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) iniciou, em novembro, o cadastramento das peças do Museu do Mar e da Capitania. Com a ação, a instituição da Prefeitura de Ilhéus possibilita aos visitantes melhores disponibilidades de informação sobre o acervo. Além disso, será possível ter controle do que acontece com a peça, além da descrição completa e detalhada destas.

O biólogo responsável pelo cadastro Adilson Sitta, comenta que o cadastramento favorece a o deslocamento do acervo. “Algumas peças podem ser emprestadas, ou participar de exposições; ter o controle é essencial, além da facilidade e organização... se eu preciso saber algo sobre determinada peça, vou direto à ficha dela e pronto”, conta.
Nessa ficha encontram-se detalhes diferentes a depender do objeto, no caso das biológicas registram-se o nome científico e popular, reino, filo, classe, ordem, família, gênero e dimensão. No caso das históricas, observam-se o suporte, estado de conservação, recomendações para conservação, fotografia, motivos que a tornam histórica, descrição da procedência, ano que existiu, material, dimensão técnica, tipo de arte, autor e ano no caso de quadros.
Adilson informa ainda que devido a quantidade de peças que há no Museu, não é possível prever uma data para finalização do cadastro, logo, a expectativa é que a parte biológica seja concluída em meados de janeiro, para histórica não há previsão.
Comunicação Social – Secom-Ilhéus -02.11.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...