quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Câmara de Ilhéus propoe a elaboração de Plano Integrado de Segurança Pública

Várias autoridades militares e civis estiveram presentes na sessão especial sobre Segurança Pública realizada na tarde desta quarta-feira, dia 29, no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus. O objetivo da sessão foi discutir os atuais índices de violência no município e definir, junto com as autoridades policiais e a sociedade civil organizada, ações que venham a fazer parte de um Plano Integrado de Segurança Pública. A ideia do propositor da sessão, o vereador Ivo Evangelista (PRB) é que esse plano seja executado em vários outros setores, além da segurança pública, como na educação e no esporte.

      A mesa de autoridades foi composta pela delegada Territorial Andrea Oliveira; a representante da Delegacia de Furtos e Roubos, delegada Rita Leal; a defensora Pública, Natália Pires; Major Freire (18ª CSM), Major Câmara (68ª Companhia Independente da Polícia Militar), Capitão Jalba Santiago (69ª Companhia Independente da Polícia Militar); diretor do presídio Ariston Cardoso, Major Márcio Amorim de Marcelo e promotor Público Maurício Pessoa. Estavam presentes ainda a diretora da Associação de Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/PLB), Enilda Mendonça; a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça; presidente da Associação dos Lares Carentes de Ilhéus (Alca), Maria das Graças Freitas; o diretor da CDL de Ilhéus, Clóvis Júnior; além de representantes da União dos Estudantes, Guarda municipal, estudantes e professores do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus e presidentes de associações de moradores, entre outros.

    Os vereadores James Costa e Raimundo do Basílio falaram das dificuldades enfrentadas nas comunidades do Salobrinho e do Alto do Basílio. Aumento da violência, falta de policiamento e de mais investimentos em esporte e cidadania foram algumas das questões levantadas pelos edis. James Costa e Raimundo do Basílio, além do vereador Luís Carlos também aproveitaram para solicitar às autoridades policiais o retorno da Central de Comunicação da Polícia Militar para Ilhéus, já que hoje o atendimento é direcionado para Itabuna, e depois chega até a CIPM responsável, em Ilhéus.


   Ao final da sessão foi criado um grupo de trabalho, formado pelos vereadores Ivo Evangelista, Gideon Farias (Dero) e Alzimário Belmonte (Prof. Gurita). Entre os pontos apresentados estão: a solicitação de viaturas não-padronizadas para as equipes de investigação da Polícia Civil e Militar; melhorias no sistema de iluminação pública e do serviço de poda de arvores; a modernização do sistema de rádio transmissão da PM; o retorno da ronda escolar realizado pela Guarda Municipal; a revitalização do Plano Municipal e reativação do Conselho Municipal de Segurança. Ao final da apresentação desses pontos, que será feita durante as próximas sessões e em documentos que serão encaminhados à Secretaria Estadual de Segurança Pública, será marcada uma audiência pública com o secretário da pasta para tratar sobre a questão.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...