sábado, 5 de abril de 2014

Um ano diferente!-ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Um ano diferente!
Antonio Nunes de Souza*

Inegavelmente, vamos ou estamos enfrentando um ano completamente atípico e diferenciado, graças uma série de eventos contínuos que teremos que enfrentar e já estamos enfrentando no decorrer dos seus dias.


Embora com nuances e fatos significativos, para nosso povo, principalmente em nossa região que as preocupações são tão estranhas que, muitas vezes, engolem um elefante e se engasgam com um mosquito. Mas, as reações desesperadas e reclamadas são tão rapidamente esquecidas que, infelizmente, nada é resolvido para amenizá-las ou eliminá-las. Parece até que são reclamações somente para extravasar as vozes e, logicamente, nada seja feito para que o povo tenha sempre algo para reclamar! Imagino até que o povo pense da seguinte forma: “Se consertarem tudo do país nada teremos para reclamar e discutir nas esquinas e botequins. Tudo certo, uma beleza e vai ser a maior monotonia termos que ficar somente elogiando, votando nas mesmas pessoas por serem boas, sem ladrões e peculatos, etc.. Sinceramente, será um grande castigo para nós ficarmos somente discutindo futebol!”

Parece um exagero da minha parte o que disse acima, mas, analise e veja quantas verdades existem em meu raciocínio, passe para outros e vamos ver se essa monotonia de não ter o que reclamar não será o ideal para a felicidade de todas comunidades e, conseqüentemente, do nosso país!

Com essa explicação sobre nosso enigmático e diferenciado povo, quase ia deixando de lado o nosso especial 2014 tão recheado de sensações alegres, agradáveis e tortuosas, que já começou com cobranças clamorosas sobre as administrações dos novos prefeitos e vereadores, algumas greves com resultados complicadores (algumas até pertinentes), bombardeamento contra a realização da copa no país, equipes de vândalos e bandidos contratados pelas oposições para criarem tumultos e saques, ampliação de crimes e bandidagens, enfim um início tumultuado bastante e cheio de complicações sérias e prejudiciais.

 Agora, no seu quadrimestre, sem deixar as outras terríveis ações, o fogo mais acirrado é contra a Petrobrás e o atraso das obras receptivas do evento esportivo, parecendo que tem uma vertente enorme de maus brasileiros que, grosseiramente, desejam que tudo seja um fiasco decepcionante perante o mundo, pouco se importando com a imagem geral do país e os prejuízos para seu povo! Logo após a copa e seus resultados, entraremos pelas festas de S. João, S. Pedro, culminando com o início das famigeradas campanhas políticas, com trocas de tapas e beijos dos mesmos políticos para amealhar seus votos que, maravilhosamente, lhes conservarão em seus pódios e cargos privilegiados. E, lamentavelmente, grande parte se reelegem graças, paradoxalmente, a esse mesmo povo que os esculhambavam nas esquinas da vida! (como entender esse comportamento?).

Só nos restará o natal e o ano novo, onde, com Papai Noel, curtiremos uns dias mais agradáveis com menos tumultos, tomando nosso vinho, comendo um panetone, dando e ganhando presentes e ampliando nossos débitos nos cartões de crédito!
Verdadeiramente, um ano e um povo altamente diferenciados!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...