quinta-feira, 25 de abril de 2013

Baixe Foto - Cleiton Libra - Ascom - SJCDH (8).jpg (680,1 KB)Com o tema “Nada sobre nós sem nós”, foi realizada na manhã desta quinta, 25, a sessão de inauguração da Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CPDEF, da Câmara Municipal de Salvador.

Essa é somente a primeira de muitas sessões onde iremos trabalhar a promoção dos direitos da pessoa com deficiência”, disse a Vereadora Fabíola Mansur (PSB),

Presidente da CPDEF. Ela também afirmou que todas as decisões da comissão serão tomadas de comum acordo com os representantes e especialistas do segmento. “Aqui nós não seremos os protagonistas. Esse papel é de vocês. Seremos apenas a ferramenta necessária para a criação das leis e proteção dos seus direitos”.

Diante do plenário da Câmara lotado por representantes da Associação Baiana de Cegos, Secretaria Estadual da Educação, APAE, AFAGA, CUT, Centro de Atenção à Pessoa com Glaucoma, ABADEF, Ser Down, ATRAS, COEDE, Grupo Gay da Bahia e representantes da sociedade civil, o Secretário Almiro Sena, representando o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, citou as ações que já vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Ele afirmou que a participação do Estado na sessão especial simbolizava o fortalecimento da parceria institucional. “É importante que essa luta também seja fortalecida no âmbito municipal, pois o Estado da Bahia já está preparado para apoiar essa iniciativa”, declarou Sena.
 
Cidadania para todos – Durante seu pronunciamento, Almiro Sena convidou a administração municipal a aderir ao Plano Viver sem Limites (uma iniciativa do Governo Federal para promover os direitos da pessoa com deficiência), e declarou que o desafio da SJCDH é levar a cidadania ‘para quem está na ponta’. “Nós colocaremos em execução o projeto de capacitação contínua dos motoristas de ônibus de Salvador. Eles precisam atender com eficiência e atentar para colaborar no respeito aos direitos dos idosos e das pessoas com deficiência”, afirmou Sena. Na oportunidade, ele citou o sucesso das parcerias da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência – SUDEF, da SJCDH, com o Procon, na realização das blitzes de acessibilidade e com o Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional na Bahia – IPHAN, na realização da pista de acessibilidade do Pelourinho.
 
O Secretário reforçou o compromisso de continuar promovendo as parcerias necessárias para garantir a dignidade das pessoas e tornar o Estado da Bahia mais cidadão e verdadeiramente acessível.

Da assessoria  do SJCDH,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...