sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Transporte escolar só é legal com vistoria e alvará

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus está realizando vistoria técnica nos veículos de transporte escolar, procedimento essencial para que a atividade possa ser exercida com segurança. Em razão disto, o secretário Isaac Albagli faz um alerta aos pais para que antes de contratar veículos para transportar seus filhos exija que os proprietários e condutores mostrem o alvará que lhes permite prestar aquele serviço legalmente.

As vistorias estão sendo feitas pela Superintendência de Trânsito (Sutran), que exige a instalação de itens obrigatórios, como cintos de segurança, cadeiras apropriadas para crianças abaixo de cinco anos e extintor de incêndio, dentro do prazo de validade, além de verificar o estado de conservação dos pneus, dos faróis e do próprio veículo.

Os pais, portanto, devem ficar atentos e observar se o veículo possui alvará de transporte escolar e o selo da Sutran, no parabrisa dianteiro, informando que o veículo foi vistoriado. Se algum motorista que não realizou a vistoria insistir em circular em situação irregular, poderá ter os documentos apreendidos e ficar impedido de realizar o transporte escolar, até que regularize a situação do veículo.

Durante o ano letivo, a Sutran realizará blitz nas portas das escolas para observar se todos os itens obrigatórios para a segurança dos alunos estão sendo cumpridos. Também serão observados, com rigor, a lotação máxima permitida, o uso de cinto de segurança pelos alunos e motorista e a habilitação do condutor na categoria adequada.

 Além disso, para veículos acima de  sete lugares, será exigida a presença de um auxiliar, acompanhando o motorista.

O objetivo, sempre, é garantir a segurança dos alunos. Os motoristas de transporte escolar que ainda não realizaram a vistoria do veículo ainda podem comparecer à sede da Sutran, na Avenida Esperança, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, para regularizar a situação e conseguir o alvará.

Secretaria de Comunicação (Secom)

Ilhéus – 15.02.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...