sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Banco de Sangue de Itabuna amplia horário de atendimento

Para minimizar crise de doações de sangue originada no período de fraco movimento e na suspensão das coletas externas, a direção do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna decidiu ampliar o horário de atendimento do órgão. O funcionamento aos sábados, que ocorria das 7 ao meio dia, foi estendido até às 17 horas, objetivando facilitar o acesso de potenciais doadores. Durante a semana, o atendimento permanece das 7 às 17 horas. 

Segundo a enfermeira coordenadora de captação do Banco de Sangue de Itabuna, Lígia Natalino, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os de maior baixa no número de doações de sangue. “Piorou muito este ano, devido à suspensão das coletas externas, realizadas de forma itinerante em diferentes bairros e instituições de Itabuna e, principalmente em cidades circunvizinhas. “As campanhas de coleta externa eram responsáveis por quase 50% do número de doações que tínhamos no Banco de Sangue, o que reflete na baixa considerável do estoque”, acrescentou Lígia. 

         Com a necessidade de captar uma média mensal de 1.400 doações de sangue a cada mês, o estoque não supera 1.100 bolsas, gerando um déficit que pode representar a perda de vidas. “Por isso a tentativa de ampliar o horário de atendimento e captar novas parcerias”, detalhou Lígia. 

         Assim, outra alternativa encontrada foi a realização de parcerias com Instituições de Ensino Superior (IESs) e sociedade civil organizada para a captação de maior número de doadores. É importante que entidades que tenham interesse, como colégios, igrejas, associações, também procure o Banco de Sangue para formalizar parcerias.  

Quem pode doar 

Entre os requisitos básicos para a doação de sangue, a enfermeira Lígia Natalino destaca a importância do doador estar em boas condições de saúde; ter idade entre 18 e 67 anos; ou mesmo o adolescente a partir de 16 anos acompanhado de pessoa responsável. “Para realizar a doação é preciso também ter peso igual ou maior a 50 quilos e comparecer ao Banco de Sangue, munido de documento de identificação com foto, sendo necessário vir alimentado e ter dormido o mínimo de seis horas na noite anterior”, finalizou a enfermeira Lígia.   

O Banco de Sangue de Itabuna funciona em anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, situado na rua Antônio Muniz, número 200, Pontalzinho. Telefone para contato: (73) 3214-9126. 

Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...