quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ministério da Justiça atende reivindicações de pequenos agricultores


Representantes da Associação de Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema   formada  por Luiz Henrique Uaquim, Abiel da Silva, Juracy jr , presidente do assentamento Ipiranga, Antonio Francisco,  da Associação de Negro Luanda e Dr. Vinicius Bríglia   foram recebidos  no Ministério da Justiça, em Brasília, dia 14/08, para tratar das reindicações do movimento dos produtores rurais que estão acampados no aeroporo de |Ilhéus desde o dia 10.


Na reunião estiveram representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA- INCRA, Polícia Federal, Ouvidoria Agrária, Polícia Militar do Estado da Bahia, representante da Comissão de  Direitos Humanos  do MJ e o secretário Executivo do Ministério da Justiça Dr. Marcelo.

,
Na  oportunidade, foi apresentado o documentário Minha Terra, Minha Vida, que causou perplexidade aos presentes ao verem que na área em que a FUNAI pretende demarcar, há assentamentos legalizados, pelo próprio governo federal, através do INCRA, associações de negros, além da supremacia da agricultura familiar.


Dr. Vinicius entrega documento a Dr. Marcelo do MJ

Os motivos pelos  quais  os agricultores, do Sul da Bahia, deslocaram-se à Capital Federal, foram as enxurradas de invasões nos últimos dias, em pequenas propriedades/residências de idosos, ocorridas à base de violência e sob mira de arma de fogo vem acontecendo, bem como o barril de pólvora que poderia explodir a qualquer momento, caso as autoridades continuassem omissas. Além disso,  foram apresentadas   três reivindicação aos Ministério da Justiça:  apuração imediata dos crimes praticados por supostos índios Tupinambás; devolução a, consenso, imediata, de todas as propriedades invadidas, além da revisão imediata do relatório que, segundo os agricultores é bastante tendencioso e fraudulento.


O ministério da Justiça acatou todas as reivindicações dos agricultores, comprometendo-se em enviar a Ilhéus, na próxima semana  a elite da Polícia Federal, a fim de verificar como está sendo feito o cadastramento de supostos índios, alem de ver in lócus  tudo  o que está acontecendo na região.

      
NO âmbito estadual, os agricultores foram recebidos, no dia anterior, pelos secretários  Paulo Cesar Lisboa  - Relações Institucional e Dr. Almiro Sena -        
  Justiça e Cidadania e Direitos Humanos que também se comprometeram em  buscar  o mais breve possível, junto ao governo federal uma solução para o conflito.



Mesmo sendo atendidos, os agricultores  disseram que só vão sair do aeroporto, ocupado desde o dia 10/08, quando observarem o cumprimento    das exigências


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...