segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Comissão da Ufba tem avanço no processo de criação da Ufesba


Durante a primeira audiência pública, realizada na última quinta-feira (10), no auditório da FTC, que tratou sobre o processo de implementação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), o presidente da Comissão, o vice-reitor da UFBA, Luiz Rogério Bastos destacou um avanço significativo nas propostas apresentadas pelo Poder Público Municipal, as entidades civis e a sociedade organizada. A partir das proposições, a comissão realizará um esboço de um roteiro, que norteará a implantação dos cursos e dos campis, com a sua reitoria em Itabuna.

A audiência foi norteada por debates entre a comunidade e a comissão, no sentido de criar uma universidade democrática, que atenda os interesses locais, regionais e nacionais, visando à valorização do ser humano e a diversidade da região. Além disso, as discussões foram aprofundadas a partir da apresentação da proposta do terreno, pelo secretário de planejamento do município, Fernando Vita, para a instalação da Ufesba, com uma área total de 400 hectares, localizado na BR-101, no trecho que liga Itabuna a Buerarema. 

De acordo com o vice-reitor e presidente da Comissão da UFBA, Luiz Rogério Bastos, o encontro foi importante para iniciar um diálogo extenso com a sociedade civil, voltado para o processo de estruturação dos campi da universidade, já que foi verificado um avanço na escolha das áreas, bem como a troca de experiências entre as prefeituras, no que diz respeito à dimensão do terreno, a infraestrutura necessária, como transporte, energia, iluminação, segurança, enfim, temas imprescindíveis para a implantação.

“O próximo passo, certamente vai ser aprofundar as propostas, já que a expectativa é de que na próxima vinda, prevista para o final do mês de novembro, possamos trazer o esboço da proposta dos campi para uma nova rodada de discussões e concluir o processo de escolha das áreas e depois a definição de quais cursos serão implantados em cada unidade, na primeira etapa do processo”, revelou Luiz Rogério.

Ainda de acordo com o presidente da comissão, o Ministério da Educação aguarda até o final deste ano, a apresentação de um esboço, com cursos e os campis, com a finalidade de serem gerados os orçamentos, que dependem do local. Segundo ele, o diálogo precisa avançar, com o apoio de uma comissão local, para que no orçamento estadual de 2012, os recursos possam ser descentralizados para a construção da universidade federal.

Para os próximos dias estão previstas as visitas dos técnicos da UFBA ao terreno proposto pela Prefeitura de Itabuna, para a realização de um estudo topográfico para verificar se as características atendam as exigências do projeto. Na próxima reunião, prevista para o final do mês corrente, entre a comissão da UFBA e a comissão local será apresentado o resultado da avaliação da área proposta e das proposições levantadas durante a audiência pública.

Avaliações

Para o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, a primeira audiência pública foi muito positiva, já que reuniu diversos representantes da sociedade itabunense com a apresentação de discussões pertinentes, que favorecem a democratização do processo de implantação da Ufesba. “Para mim isso é um orgulho muito grande, fico feliz, não tenho a vaidade de tomar partido da vinda da Universidade, mas simplesmente de dizer que fico feliz por isso que está acontecendo no momento em que estamos administrando a cidade”, destacou Azevedo.

Em uma abordagem mais ampla, o secretário de Educação Gustavo Lisboa destacou que os primeiros passos para contribuir para a implementação do projeto pedagógico da universidade é aprofundar sobre o tipo de instituição federal deverá ser implantado. “O aspecto principal é definir que cara a universidade vai ter, quais serão as áreas de atuação, e isso só poderá ser feito diante de um estudo bem estruturado, no âmbito do município, no sentido que fazer com que a gente possa ter contribuições dos diversos setores da sociedade”.

As discussões entre os participantes do encontro superaram as estruturas físicas da Ufesba, com o propósito de incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico entre os estudantes e promover a integração social, assim como destacou o representante da Uesc, o professor Ruy Póvoas, que “muito além das questões materiais, a universidade tem que alavancar o progresso espiritual da sociedade, imbuída de conceitos inovadores, capazes de atingir uma região tão diversificada”, frisou.

O encontro contou, ainda com a participação dos membros da comissão, o chefe de Gabinete da Reitoria da UFBA, o professor Fernando do Rego e a professora da UFBA Joana Angélica Guimarães da Luz, o representante da Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Wenceslau Júnior, o representante da FTC, o diretor Gustavo Lobo, o representante da Unime, professora Débora Santa Fé, a Pró-Reitora da Universidade do Recôncavo Baiano, Dinalva Melo e a representante dos estudantes do DCE-Uesc, Janaína Nunes.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 11/11/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...