sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Augusto Castro requer dda Infraero pouso no aeroporto de Ilhéus


 O deputado estadual Augusto Castro, vice-líder do bloco PSDB/PR, está mobilizando forças para viabilizar a aquisição de um ILS (Instrument Landing System) para o Aeroporto de Ilhéus-Jorge Amado. O ILS é um completo e preciso sistema de instrumentos para pouso, composto de equipamento rádio transmissores em terra, com antenas com propriedades direcionais e de receptores próprios para o sistema a bordo das aeronaves. Seu custo está estimado em cerca de R$ 2 milhões. Como o Aeroporto de Ilhéus não tem esse instrumento e a região é muito úmida, em períodos de chuva muitas aeronaves ficam impossibilitadas de pousar por falta de visibilidade e pela ausência do instrumento.

Além de requerer ao presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, Tom Araújo, que seja providenciada audiência com os dirigentes da Infraero, da ANAC e da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República para tratar do assunto. Augusto Castro também enviou ofício para o presidente da Infraero, Antonio Gustavo do Vale, e para o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, solicitando a viabilização dos recursos necessários para a aquisição do ILS para o Aeroporto de Ilhéus. Contatos já vem sendo mantidos por ele com o superintendente da Regional Centro-Leste da Infraero, José Cassiano Cassiano Ferreira Filho.
 
O deputado Augusto Castro argumenta que o movimento do Aeroporto de Ilhéus justifica a aquisição do equipamento. Segundo dados da Infraero, o aeroporto movimentou, de janeiro a setembro deste ano, 376.299 passageiros recebidos através de 9.537, entre voos domésticos e internacional. Em carga aérea, foi movimentado no período, através do Aeroporto de Ilhéus, 1.357.471 quilos. Além disso, o risco do pouso sem instrumento é permanente, uma vez que a pista foi encurtada em cerca de 200 metros recentemente por causa da localização de um hotel nas imediações. Segundo dados da Infraero, o aeroporto O Aeroporto de Ilhéus/Bahia - Jorge Amado opera com oito voos diários, além dos voos da aviação geral. É a principal porta de entrada de turistas que visitam as praias do sul da Bahia.

Por: Vanda Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...