sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ilhéus intensifica ações para melhorar sua malha viária

Ao participar de reunião com representantes de associações de produtores rurais de Ilhéus e da Cooperativa de Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), o prefeito Newton Lima disse que embora geograficamente o município conte com mais de um mil quilômetros de extensão de estradas vicinais, o governo intensifica ações visando melhorar sua malha viária. Atualmente, ele assinou convênio com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para fazer manutenção periódica em estradas estaduais e federais que se encontram no território de Ilhéus.

Na oportunidade, o secretário de Infraestrutura (titular) e Ações Regionais (interino), Marconi Queiroz, explicou que além do município se encontrar com problemas econômicos e financeiros, uma das maiores dificuldades no momento é localizar na região de Ilhéus matéria-prima (cascalho) suficiente para atender a grande demanda no que diz respeito à permanente recuperação da malha viária local. Segundo ele, mesmo assim, a prefeitura vem trabalhando em diversas localidades rurais, a exemplo de Santo Antonio, em parceria com o Derba; em Acuípe de Baixo e na região de Itariri. Caso não haja mudança nas condições climáticas, nos próximos dias a frente de trabalho se desloca para o povoado de Búzios. Numa ação emergencial a equipe irá depois atender os agricultores da região de Sapucaeira.

Ao considerar de suma importância o encontro com representantes das associações de produtores rurais, o prefeito assegurou que reuniões dessa natureza visam tirar dúvidas quanto à questão de ações do governo em diversas localidades e ao mesmo tempo se buscar um entendimento sobre a problemática da malha viária de Ilhéus. Newton Lima reafirmou que a prefeitura tem inúmeros problemas deixados por gestões passadas e a principal delas é a financeira que tem dificultado a ampliação destes trabalhos.

Polo de hortifruticultura – Por sua vez, o diretor da Coofasulba, Gideon Farias, afirmou que cerca 30% da produção agrícola tem caminho certo: abastece principalmente as feiras livres, sacolões, supermercados e o restante é direcionado às Ceasas de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros estados. E a prioridade da Coofasulba é transformar Ilhéus num polo de hortifruticultura.

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), do vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela) e do presidente do Conselho do Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Ilhéus e diretor da Coofasulba, Gideon Farias (Dero), além de representantes de associações de pequenos produtores rurais de Itariri, Santana, Santaninha, Búzios, Sapucaeira, Ribeira das Pedras, Repartimento, Parafuso, dentre outras localidades. 

Por: Maurício Maron
leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...