sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Yonélio Sayd um jornalista além fronteiras

UM EXEMPLO DE LUTA
Yonélio Almeida Sayd, nascido em 12 de Março de 1960 é natural de Guaratinga, Bahia, profissional jornalista, radialista, inscrito na Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Tem 27 anos ininterruptos nas duas atividades, além atuar na área de propaganda é o nosso entrevistado de hoje.
Infância
Filho de Yone Almeida de Oliveira, mineira, da cidade Montes Claros e Wenceslau Said Oliveira, natural da Arábia Saudita, chegou ao Brasil com 20 anos de idade, ficando viúvo casou-se depois com a mãe de Yonélio Sayd. O enlace aconteceu na cidade de Almenara, Minas Gerais. 

Escolas
Yonélio viveu a sua infância até os 12 anos na sua terra natal, em seguida, em 1972, mudou-se, com 13 anos para Itabuna. Aqui foi estudar, sendo a sua primeira escola a Lúcia Oliveira, da professora Celina Braga e o Ginásio João XXIII, da Igreja Nossa Senhora da Conceição, bairro da Conceição, concluindo o segundo grau no Colégio Santa Maria Goretti, que ficava localizado no mesmo local.

Outros Cursos
Fez os Cursos de Extensão em Comunicação na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Propaganda na FTC e o Curso de Cerimoniais no anexo da CDL de Itabuna.

Família
Não obtendo sucesso em seu enlace, hoje solteiro é pai de três filhos: Suéllen Oliveira Sayd, Rodrigo Gabriel Oliveira Sayd e Bianca Pereira Sayd.

Ingresso no Rádio
Ingressou no rádio a convite do radialista Robério Menezes, através da antiga Rádio Clube, hoje Nacional. Produziu e apresentou programas ao lado de grandes nomes da comunicação como: Gonzalez Pereira, Mirian Oliveira e José Neto. O programa de rádioteatro de humor “Arquivo Policial” na antiga Rádio Clube obteve muita audiência. Também trabalhou nas emissoras: Jornal, Difusora nos seus departamentos de jornalismo e polícia, como redator e apresentador, além de comentarista esportivo na Difusora.

Produções
Ainda em Itabuna apresentou o polêmico programa “Cadeira Maldita” através da Rádio Jornal, onde o forte eram as entrevistas. Lembrando de uma entrevista com o empresário Duda Polirodas e o ex-prefeito Fernando Gomes que bateu recordo de audiência em toda região. Prestou serviços também em Ilhéus na apresentação do programa “Show da Cidade” transmitido através da Rádio Cultura.

Juarez Vicente - Jornalismo
Na mídia impressa foi crítico de música na coluna “É Tempo de Ouvir Música” publicada no “jornal Dimensão” de Itapetinga, pertencente ao professor e jornalista Flávio Schaldaferri. Enfatizou que ingressou em jornal a convite do jornalista, professor e poeta, Juarez Vicente Silva de Carvalho no extinto Diário do Cacau. AGORA, A Tarde (Caderno Municípios), Correio da Bahia e correspondente do Jornal do Brasil,

O Trabuco
Prestou serviços também, nos jornais: Diário de Itabuna, e Tribuna do Cacau. Mais tarde lançou o seu próprio “O Trabuco” que era voltado e editado só com matérias policiais. Atuou ainda como editor das Revistas: “Prefácio”, “Província”, “Bahia Municípios”, e “Vitória”.

Outras emissoras
Produziu e dirigiu o programa “Na Boca do Povo”, rádio FM da cidade de Amargosa e diretor das rádios: Ubatã FM e Milagres FM.

Sindicato dos radialistas um dos fundadores
Foi presidente da Comissão Organizadora que elaborou, fundou e criou o Sindicato dos Radialistas de Itabuna, depois transformado para Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão do Sul da Bahia (STERT), dirigido pelo radialista Frankvaldo Lima. 

Futebol
Antes de ingressar no setor de comunicação, Yonélio Sayd, como desportista, foi presidente de clubes amadores de Itabuna, entre eles, o Real Madrid que foi para a primeira divisão da Liga de Desportos Atlético e criou o Real Madrid infanto-juvenil. Foi Diretor Social e assessor de Imprensa do Itabuna Esporte Clube.

Outros empregos
Como funcionário prestou serviços no extinto Banco Nacional, Casa dos Calçados (Grupo Hilton Leite) em Itabuna, além de ter sido Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itajuipe no Governo Paulo Martinho.

Mudança
Atualmente Yonélio Sayd, como um grande homem de comunicação trabalha em Livramento, como redator e editor do jornal Folha Regional, já completando 11 anos fora de Itabuna, mas está sempre por aqui. Como empresário, o jornalista é hoje dono da Agência Carisma Rede de Criações, Multimídia e do Instituto de Pesquisas de Opinião Pública e Marcas Industriais, na zona Oeste do, Estado.

Site
Mantém o site www.muraldanoticia.com onde opina e informa as notícias de toda a Zona Oeste do Estado, principalmente, das cidades de Livramento, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Correntina e Brumado.
 Por: Joselito dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...