quinta-feira, 21 de maio de 2026

UPB reúne bancada baiana e prefeitos em Brasília pela redução do INSS das prefeituras

Encontro durante a Marcha dos Prefeitos reforçou a defesa do municipalismo e do equilíbrio financeiro dos municípios

Como parte da programação da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, na noite desta quarta-feira (20), uma reunião estratégica entre prefeitos, prefeitas e a bancada baiana de deputados e senadores. A reunião contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, dos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Ângelo Coronel, de 17 deputados, liderados pela coordenadora da bancada, deputada Lídice da Mata, além de vereadores, secretários municipais e lideranças políticas de diversas regiões do estado.

O encontro reforçou a defesa do municipalismo e a necessidade de fortalecimento financeiro dos municípios baianos. Durante a reunião, a entidade apresentou à bancada federal a principal pauta defendida pelos prefeitos: a redução da alíquota do INSS das prefeituras, medida considerada essencial para aliviar as despesas com pessoal e ampliar os investimentos em saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

O presidente da UPB, Wilson Cardoso, discursou sobre a importância de unir a Bancada Baiana na defesa dos municípios e puxou o tom do evento.“A gente mostra hoje que a UPB é a casa do diálogo, da união e da construção coletiva. Quando nossos representantes aqui em Brasília se unem, a Bahia avança. E a nossa defesa é que, acima de qualquer bandeira política, esteja o compromisso com os interesses da população e com o fortalecimento dos municípios”, reforçou.

Wilson Cardoso também destacou a expectativa dos gestores para com a postura dos parlamentares. “A certeza dos prefeitos e prefeitas é que precisamos de muita união, equilíbrio e diálogo permanente para ampliar a nossa capacidade de construção coletiva. Então, é só posso agradecer a presença dos nossos deputados, senadores e do governador Jerônimo Rodrigues pelo compromisso que assumiram aqui hoje com os municípios e com a nossa pauta”, afirmou.

Durante o encontro, os prefeitos alertaram os parlamentares sobre o crescimento acelerado das despesas municipais, enquanto a maior parte dos recursos continua concentrada na União. Entre as principais preocupações apresentadas estão os impactos financeiros provocados pela criação de pisos salariais, programas federais sem a correspondente previsão de repasses e propostas em tramitação no Congresso que podem ampliar ainda mais a crise fiscal dos municípios.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou o papel da UPB, da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia e dos parlamentares na defesa do equilíbrio entre União, estados e municípios.“É fundamental mantermos a justiça social e o equilíbrio financeiro entre União, estados e municípios. Isso inclui investimentos na educação básica, educação infantil e em áreas essenciais para a população”, destacou.

Jerônimo também ressaltou a importância da atuação da bancada federal baiana em Brasília e reconheceu o compromisso dos parlamentares com as pautas municipalistas em tramitação no Congresso Nacional.

Ao final do encontro, os parlamentares demonstraram apoio à pauta defendida pela entidade municipalista e assumiram o compromisso de atuar pela celeridade na tramitação da proposta no Congresso Nacional, reconhecendo a importância da medida para o equilíbrio financeiro das prefeituras baianas e de todo o país. - Ascom_Fotos: Divulgação. 

Pacote do Novo PAC destina recursos para revitalização de bacias na Bahia

O Govern Federal anunciou investimentos do Novo PAC para ações de revitalização de bacias hidrográficas ligadas ao Rio São Francisco, contemplando seis regiões da Bahia. O pacote nacional soma R$ 1 bilhão, com previsão de até R$ 114 milhões destinados ao estado.

Serão beneficiadas as bacias do Rio Grande, Paramirim e Santo Onofre, Rio Corrente, Verde e Jacaré, Rio Salitre e o entorno do Lago de Sobradinho, alcançando municípios como Juazeiro, Barreiras, Sobradinho, Angical, Riachão das Neves e Itaguaçu da Bahia.

As ações incluem recuperação ambiental, monitoramento hídrico, revitalização de rios, recuperação de pastagens degradadas, implantação de quintais produtivos e projetos de restauração ecológica em parceria com o BNDES. Também está prevista a implantação de um porto público em Juazeiro.

Segundo o governo federal, os recursos fazem parte do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, criado após a desestatização da Eletrobras. Desde 2023, já foram aprovadas 250 ações de revitalização em várias regiões do país, com investimentos totais de R$ 5,2 bilhões.

Especialistas e representantes de comitês de bacias destacam que os investimentos podem fortalecer a segurança hídrica, reduzir impactos das estiagens no semiárido e ampliar práticas sustentáveis no campo, como conservação do solo, agricultura regenerativa e recuperação de nascentes.

O anúncio ocorre em meio às preocupações com a degradação ambiental e os períodos prolongados de seca que atingem diferentes regiões da Bahia. - Por -Natália CBH Leste.

A 56° Semana Espirita de Itabuna acontece de 23 a 31 de Maio

A cidade de Itabuna será palco de mais uma edição da tradicional Semana Espírita, promovida pelo Instituto de Cultura Espírita de Itabuna. O evento chega à sua 56ª edição entre os dias 23 e 31 de maio de 2026, trazendo como tema central: “O Evangelho e a ressignificação da vida”. A novidade da programação é a palestra com Jorge Elarrat na manhã de domingo 24, às 10 horas.

A programação será realizada na sede do ICEI, localizada na Rua Allan Kardec, nº 101, Jardim Italamar, reunindo palestras, seminários, encontros da juventude e apresentações musicais voltadas ao fortalecimento espiritual, à reflexão cristã e à valorização da convivência humana.

A abertura acontece no dia 23 de maio, sábado, às 19h30, com um show musical reunindo Adilson Silva, Leidy Sool, Silvio e Rose Butx, Ricardo Cajado, Felipe Nicácio, Penélope Xavier e Letícia Emídio.

Jose Carlos Peixoto. um dos
Integrantes da coordenação
 
Ao longo da semana, diversos palestrantes de diferentes estados abordarão temas ligados ao Evangelho, fé, família e espiritualidade. Entre os convidados estão Jorge Elarrat Canto (PR), Patrick Pires da Costa (BA), Ricardo Ferreira (BA), Lindomar Coutinho da Silva (BA), Eulália Bueno (SP) e Alessandro Viana Vieira de Paula (SP).

No sábado, 30 de maio, além da palestra noturna, haverá seminários e encontros especiais durante a tarde, com destaque para o seminário “Mediunidade sem temor”, além de atividades voltadas à juventude e lideranças espíritas.

Encerrando a programação, no domingo, 31 de maio, às 9 horas da manhã, será realizada a palestra “O Evangelho e a Ressignificação da Vida”, ministrada por Eulália Bueno e Alessandro Viana.

Paralelamente, acontecerá também a “25ª Semaninha Espírita de Itabuna”, voltada para crianças de 5 a 12 anos, entre os dias 24 e 30 de maio, das 19h30 às 21h, trazendo o tema “25 anos de amor com Jesus”.

Segundo os organizadores, a Semana Espírita de Itabuna busca promover momentos de aprendizado, união e reflexão espiritual, fortalecendo valores humanos e cristãos em um período marcado por desafios sociais e emocionais da atualidade.

O Museu Vitrine das Artes Visuais abre segunda exposição 2026 na Uesc

A ação conta com a exposição de trabalhos em pintura acrílica no estilo “flat Art”

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promove, por meio do Museu Vitrine das Artes Visuais, a segunda exposição 2026, reunindo obras da artista Nicolly Andrade Ravagnani Biliato, conhecida artisticamente como Nicolly Biliato. A mostra apresenta pinturas acrílicas sobre tela e papel no estilo “Flat Art” e estará aberta ao público entre os dias 21 de maio e 27 de julho de 2026, no térreo do Pavilhão Pedro Calmon, no campus Professor Soane Nazaré de Andrade.

Natural de Ilhéus, Nicolly Biliato nasceu em 2004 e é estudante do curso de Comunicação Social da Uesc. Desde a infância, mantém contato com diferentes linguagens artísticas, seu trabalho transita entre o realismo e o abstracionismo, trazendo influências de artistas como Patrick Nagel e Henri Matisse.

A exposição apresenta obras inspiradas no estilo “Flat”, técnica marcada pelo uso de formas geométricas, contornos nítidos, sombra e cores sólidas, características que buscam transmitir clareza e simplicidade. A proposta artística dialoga com referências do minimalismo e da arte moderna, criando composições que exploram diferentes sensações e interpretações por meio das cores e das formas.


A exposição integra a programação cultural do museu, marcado pela presença de docentes e discentes da Universidade Estadual de Santa Cruz, e selecionada por meio do Edital Uesc/177 e da Portaria 857/2025.


quarta-feira, 20 de maio de 2026

ILHÉUS EM NOTICIAS

Escola do

Banco da Vitória recebe serviços de manutenção da área externa

Intervenção contribui para um ambiente mais organizado e acolhedor para a comunidade escolar

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, concluiu o trabalho de manutenção da área externa na Escola Municipal do Banco da Vitória. A iniciativa faz parte do cronograma contínuo de conservação dos prédios públicos do município.

As melhorias incluíram pinturas e limpeza nas áreas externas da unidade de ensino, com o objetivo de contribuir para a preservação do espaço e garantir um ambiente mais organizado e agradável para alunos, professores e demais profissionais da educação.

A ação integra o trabalho de manutenção preventiva desenvolvido pela gestão municipal em diferentes espaços públicos da cidade.

Ilhéus abre inscrições para processo seletivo simplificado da Secretaria de Promoção Social

Interessados devem se inscrever a partir desta quinta-feira (21), de forma online


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, informa que, nos dias 21 e 22 de maio, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de profissionais para atuação em programas, projetos e serviços socioassistenciais do município.

Ao todo, serão ofertadas 56 vagas para convocação imediata, sendo 53 para ampla concorrência e 3 destinadas a pessoas com deficiência (PCD), além de formação de cadastro reserva. As oportunidades contemplam cargos de níveis fundamental, médio e superior, com jornadas de 30h e 40h semanais e salários que variam de R$ 1.621,00 a R$ 2.900,00. A seleção  ocorrerá por análise curricular.

De acordo com o edital, as inscrições serão abertas às 00h desta quinta-feira, dia 21 de maio, e encerradas às 14h do dia 22 de maio, exclusivamente de forma online, pelo site:/.https://processoseletivosocialios.com.br/.

Todas as informações estão disponíveis no site e no Edital 001/2026, publicado no Diáio Oficial do Município.

Prefeito Valderico Junior participa de Marcha dos Prefeitos em Brasília

Evento reúne representantes municipais para debates sobre investimentos, serviços públicos e desenvolvimento das cidades

Valderico e Vanessa

O município de Ilhéus participa da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O prefeito Valderico Junior representa a cidade no encontro, que reúne prefeitos, parlamentares e representantes de órgãos federais.

A programação inclui debates sobre temas ligados à administração municipal, como saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, assistência social e financiamento das prefeituras. O evento também promove discussões sobre repasses federais, execução de programas públicos e planejamento das cidades.

A participação de Ilhéus permite acompanhar pautas que impactam diretamente os municípios e fortalecer o diálogo institucional com diferentes esferas do poder público. O encontro também abre espaço para apresentação de demandas municipais e troca de experiências entre gestores de várias regiões do país. 

Segundo o prefeito Valderico Junior, a presença do município no evento contribui para o acompanhamento de projetos e oportunidades voltadas ao desenvolvimento da cidade. “Participar desse espaço é importante para acompanhar discussões que envolvem os municípios e buscar caminhos que contribuam para melhorias em Ilhéus”, afirmou.

A agenda segue até o dia 21 de maio, com reuniões, painéis e atividades voltadas ao fortalecimento da gestão pública e à discussão de medidas relacionadas ao desenvolvimento dos municípios brasileiros. Sucom.

ITABUNA EM FOCO

Prefeitura lança ação inédita do Junho Violeta para prevenção do ceratocone em estudantes da rede de ensino

Foto: web 

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais da Educação (SEDUC) e de Saúde, em parceria com o Hospital de Olhos Beira Rio, realizará uma ação inédita, dentro da Campanha Nacional Junho Violeta, voltada à conscientização e prevenção do ceratocone entre estudantes da Rede Municipal de Ensino.

A ação tem como objetivo identificar, precocemente, sinais da doença caracterizada pelo afinamento e deformação da córnea, podendo comprometer significativamente a visão, especialmente durante a adolescência.

Entre os dias 25 e 29 de maio, as equipes darão início à ação realizando o pré-exame de autorrefração em alunos com idade entre 11 e 17 anos, no turno vespertino. Nesta primeira etapa a iniciativa prevê o atendimento de até 50 adolescentes.

Os estudantes que apresentarem indicativos da doença serão encaminhados para avaliação oftalmológica especializada no Hospital de Olhos Beira-Rio, onde passarão por consulta com médicos especialistas em córnea e exames mais detalhados, como a ceratoscopia computadorizada da córnea.

O vice-prefeito e secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior, destacou a importância da ação integrada entre as secretarias municipais e o Hospital de Olhos Beira-Rio. A parceria também consolida Itabuna como referência em iniciativas inovadoras, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos estudantes.

“Estamos unindo esforços para garantir não apenas o aprendizado, mas também a saúde dos nossos alunos. A visão é essencial no processo educacional e cuidar é investir no futuro dessas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Para a Administração Municipal, a ação representa um avanço nas políticas públicas intersetoriais desenvolvidas pelo prefeito Augusto Castro (PSD. O projeto integra as ações do Junho Violeta em todo o país e reafirma o compromisso da Prefeitura com a prevenção, o cuidado e a inclusão.


NOTA

 

Prefeitura de Itabuna

modifica trânsito de

veículos na rotatória da

Avenida Amélia Amado

no Centro Comercial

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), alerta a população que a partir desta quinta-feira, dia 21, a rotatória da Avenida Amélia Amado, em frente ao Centro Comercial, estará temporariamente fechada por conta das obras do novo complexo viário e do parque linear executados naquela via.

O retorno passará a ser realizado pelo fundo do Posto Jaguar, seguindo em direção ao Comercial Mascarenhas para quem tem a Avenida José Soares Pinheiro e bairros da zona oeste da cidade como destino.

A SETTRAN pede a atenção redobrada dos condutores e a compreensão de toda população durante esse período de mudanças, pois a Administração Municipal está trabalhando por uma cidade cada vez maior e melhor para todos. Secom.


Mais informações Itabuna.ba.gov.br

Autoritarismo: Lula avança sobre ‘big techs’ e obriga redes sociais a policiar usuários

Com exclusões em até duas horas novas regras sufocam a autonomia das plataformas e centralizam a fiscalização no governo

Lula (PT) | Foto: assessoria/divulgação.

Do - Diário do Poder - Em decisão reveladora de clara opção pelo autoritarismo, Lula (PT) assinou decretos presidenciais que alteram a regulamentação do Marco Civil da Internet e ampliam o poder de intervenção estatal sobre o funcionamento das redes sociais e empresas de tecnologia (big techs) que operam no Brasil. 

A medida repassa às plataformas digitais a responsabilidade direta de monitorar, investigar e remover conteúdos gerados por terceiros sob a justificativa de combate a crimes no ambiente virtual.

Com as novas determinações governamentais, as empresas privadas que administram redes sociais passam a ser obrigadas a implementar canais de denúncia específicos. 

Elas deverão avaliar as notificações e aplicar sanções administrativas internas e remoções em caráter imediato para uma lista de condutas descritas pelo Executivo. 

Em situações específicas de violência digital, os novos termos fixam prazos rígidos de apenas duas horas para que as plataformas promovam a exclusão dos arquivos denunciados, sob pena de responsabilização civil e administrativa.

Além do monitoramento de publicações ordinárias, os decretos do Planalto avançam sobre o mercado de anúncios digitais e links patrocinados. 

As plataformas serão obrigadas a realizar um rastreamento rigoroso dos dados cadastrais de todos os anunciantes, mantendo os registros arquivados pelo período obrigatório de um ano. 

O descumprimento das novas exigências burocráticas e de policiamento interno sujeitará as empresas a sanções que variam desde advertências formais e multas financeiras até a suspensão temporária de suas operações comerciais em território nacional.

A execução prática e a fiscalização desse novo conjunto normativo de vigilância digital ficarão concentradas sob a tutela do próprio governo federal, por meio da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). 

Caberá ao órgão estatal avaliar a eficiência técnica de cada empresa de tecnologia e punir sistemicamente as plataformas que forem consideradas omissas ou ineficazes no cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo poder público.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Multidão na 1ª noite do Ita Pedro 2026 confirma a celebração da cultura nordestina na maior festa de São Pedro do Brasil

ITABUNA EM FOCO: A primeira noite do Ita Pedro 2026 confirmou a grandiosidade do Maior São Pedro do Brasil, promovido pela Prefeitura de Ita...