terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Zenisson Soares tem luta reconhecida na defesa do transporte coletivo na

Repórter online e ativista social, Zenisson Soares consolidou-se como uma das principais referências na defesa dos direitos dos estudantes e dos usuários do transporte coletivo na Bahia. Sua atuação firme e contínua envolve fiscalização, cobrança por melhorias e defesa do cumprimento da legislação, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana.

Atualmente, Zenisson Soares é membro do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito e presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo e Rodoviário de Itabuna e Região, entidade que acompanha de perto a qualidade dos serviços prestados à população, atuando de forma ativa na mediação entre usuários, empresas e poder público.

Com uma trajetória marcada pela militância estudantil e política, Zenisson foi ex-dirigente da UESB – União dos Estudantes do Sul da Bahia, entidade que se destacou por ser a primeira organização estudantil oficialmente regulamentada pelo Governo da Bahia, em março do ano 2000. No mesmo período, também exerceu função de liderança no PFL Jovem de Itabuna, quando o então presidente estadual do partido era ACM Neto, fortalecendo sua experiência na organização política da juventude.

Ao longo dos anos, sua atuação esteve voltada para pautas sensíveis e de grande impacto social, como a meia-passagem estudantil, a gratuidade para idosos e pessoas com deficiência, além da luta constante por melhorias no transporte coletivo urbano e rodoviário. Seu trabalho é pautado pelo interesse público, pela transparência e pelo respeito aos direitos dos usuários.

Paralelamente à militância social, Zenisson Soares atua como repórter online, produzindo conteúdos jornalísticos voltados para política, cidadania, mobilidade urbana e temas sociais, com foco especial na Bahia. A união entre jornalismo digital, ativismo social e experiência política consolidou seu nome como uma voz ativa e respeitada na defesa dos direitos coletivos.

Serviço

Nome: Zenisson Soares

Atuação: Repórter Online e Ativista

Funções:

– Membro do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito

– Presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo e Rodoviário de Itabuna e Região

Histórico:

– Ex-dirigente da UESB – União dos Estudantes do Sul da Bahia

– Ex-dirigente do PFL Jovem de Itabuna (2000)

 presidência estadual de ACM Neto.

O editor.


Uesc alcança conceito máximo no Enamed e consolida excelência na formação médica


Curso de Medicina da universidade obtém nota 5 na primeira avaliação nacional e reforça compromisso com o SUS


A Universidade Estadual de Santa Cruz alcançou o conceito máximo (nota 5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed 2025), divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação. Na primeira edição do exame, que avaliou 351 cursos de Medicina em todo o país, a Uesc destacou-se ao atingir a pontuação máxima.

Para o reitor Alessandro Fernandes, o resultado reflete a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e dos cenários de prática. Segundo ele, o novo formato do exame, com maior ênfase nas competências profissionais e na articulação entre teoria e prática, confere ainda mais relevância ao desempenho alcançado, traduzindo-se na formação de médicos preparados, éticos e comprometidos com o Sistema Único de Saúde.

O vice-reitor Maurício Moreau ressalta que o conceito 5 evidencia a qualificação dos formandos e a consistência do ensino ofertado. Para ele, a avaliação confere visibilidade ao esforço institucional em manter um curso de excelência, voltado à formação de profissionais de alto nível.

A coordenação do Colegiado do Curso, representada pelos professores Marcílio Ferreira Marques Filho e Nelson Dinamarco Ludovico, destaca que o desempenho reafirma a solidez de um projeto formativo construído coletivamente. O resultado, segundo eles, decorre do empenho dos estudantes e do compromisso ético com a excelência, além do reconhecimento às instâncias institucionais que sustentam o curso.

Implantado em 2001, o curso de Medicina da Uesc foi o primeiro do interior da Bahia e pioneiro no estado na adoção do Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), sendo o terceiro do país a utilizar a metodologia. O modelo coloca o discente no centro do processo formativo, com integração entre teoria, prática e ensino-serviço-comunidade, culminando nos estágios supervisionados em unidades de saúde conveniadas.

Criado em abril de 2025, o Enamed é uma adaptação do Enade para concluintes de Medicina e tem caráter obrigatório. O desempenho individual pode ser utilizado para ingresso em programas de residência médica unificados pelo MEC e organizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, por meio do Enare. Ascom.

Confira mais notícias Confira mais notícias

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Assessor de Trump chama de ‘patético’ artigo de Lula no NYT em defesa de amigo ditador

Texto do petista o associa ao tirano que está preso e será julgado nos EUA

Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do conselheiro Jason Miller, no salão Oval - Foto: redes sociais

Do - Diario do Poder ' A publicação de artigo assinado com o nome de Lula (PT) no jornal norte-americano New York Times criticando a ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, provocou reação dura de Jason. Miller, assessor próximo ao presidente Donald Trump, chamou o texto atribuído ao petista de “patético” e sugeriu que o presidente brasileiro deveria “ficar de fora” de debates que, segundo ele, são de interesse dos aliados ocidentais e da ordem regional.

No artigo publicado, Lula descreveu a operação que resultou na captura de Nicolás Maduro e sua companheira, Cilia Flores, em Caracas, no dia 3 de janeiro, como “mais um capítulo lamentável na contínua erosão do direito internacional e da ordem multilateral estabelecida depois da Segunda Guerra Mundial”. 

Na crítica, Miller fez menções diretas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que acontecimentos no Brasil, como a prisão de Bolsonaro e questões de assistência médica ao ex-mandatário, seriam exemplos de um “capítulo lamentável” muito mais relevante do que a intervenção americana na Venezuela. 

A operação americana feita no início de janeiro foi justificada pela Casa Branca como parte de um esforço de combate ao narcoterrorismo e de restabelecimento da ordem democrática na Venezuela. 

Até o momento, líderes de países da região reagiram de maneiras variadas à ação, com alguns elogiando o resultado e outros condenando a intervenção por suposta violação de soberania. 

O confronto de narrativas entre o presidente brasileiro e o aliado de Trump intensifica o debate sobre o papel do Brasil na política externa latino-americana, sobretudo diante de questões envolvendo a Venezuela4 e a influência d4os Estados Unidos na região. 

CSRNAVAL ANTECIPADO DE ITABUNA

 Augusto Castro com articulação e força política viabiliza Carnaval Antecipado bancado pelos governos federal e estadual e contrapartida municipal*

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) com articulação e força política viabilizou recursos financeiros para a realização do Carnaval Antecipado, que começa na quinta-feira, dia 22, às 19 horas, bancado pelos governos federal e estadual com contrapartida municipal. Com atrações de peso da música baiana, a festa terá a maior grade de sua história.

Augusto agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao Governo Federal pelo apoio para a realização do Carnaval Antecipado, cuja última edição aconteceu em 2020. Além disso, destacou que a parceria foi fundamental para a grade de atrações e a infraestrutura da festa custeada por meio do apoio do Ministério do Turismo e Governo do Estado.

De acordo com a programação elaborada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FCC). na abertura, a folia terá como atrações estarão se apresentando Léo Santana, Cláudia Leitte, Pedro Sampaio, Filhos de Jorge, Escandurras, Di Rolê, Banda KB, Olha o Balanço, Carla Cristina, O Kanalha e DJ Gonzaga.

Na sexta-feira, dia 23, as atrações que vão desfilar pelo Circuito Sabará são Bell Marques, Wandy Harmonia, Timbalada, Fantasmão, Araketu, Igor Kannário, La Fúria, Pagod’Art, Boyzinho, Samba Vip e 1 Milhão.

No sábado, dia 24, Henry Freitas, Durval Lélis, Tomate, Psirico, Trio da Huanna, Rogerinho, Robyssão e Para Tudo.

No domingo, Vina Calmon4, Tiago Aquino, Jau. Vitor Fernandes, Tony SallesRubynho, Oz Polêmicos, Revoada, Guig Ghetto e 99 No Beat.


Mais informações; Itabuna.ba.gov.br

ILHÉUS EM NOTICIASY

Roçagem e limpeza nos cemitérios de Inema e Pimenteira

Ação contribui para conservação e organização dos espaços públicos

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou, na última semana, serviços de roçagem e limpeza nos cemitérios situados nos distritos de Inema e Pimenteira, zona rural do município.

A ação visa manter os cemitérios limpos, organizados e adequados para a visitação dos municipes que vão ao local em mémoria de seus entes, além de contribuir para a preservação do ambiente e a segurança dos frequentadores.

A iniciativa integra o cronograma contínuo

de manutenção periódica que vem sendo feita em áreas públicas do município, reforçando o compromisso da gestão municipal com o cuidado e a organização dos espaços públicos.

Feira de Saúde e Cidadania oferece serviços gratuitos durante inauguração do novo fórum em Ilhéus


Atendimentos serão nos dias 21 e 22 de janeiro, a partir das 08h


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realizará, nos dias 21 e 22 de janeiro, a Feira de Saúde e Cidadania em Ilhéus, em uma ação que marca a inauguração do novo prédio do Fórum Epaminondas Berbert de Castro. A iniciativa conta com o apoio Prefeitura de Ilhéus - por meio da Secretaria Municipal de Saúde -, da Secretaria de Saúde do Governo do Estado e do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), tendo como objetivo ampliar o acesso da população a serviços essenciais de saúde, cidadania e orientação jurídica.

Com a inauguração do novo fórum, as unidades judiciais que antes funcionavam no bairro Cidade Nova passam a operar na Avenida Tancredo Neves, no bairro Jardim Atlântico. O novo espaço possui uma estrutura mais ampla e moderna, o que deve proporcionar melhores condições de atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços.

A Feira de Saúde e Cidadania será realizada das 08h às 17h30 e reunirá uma série de atendimentos gratuitos, por ordem de chegada. Na área da saúde, serão ofertados exames de ultrassonografia — incluindo região pélvica, inguinal, tireoide, transvaginal, abdômen total e superior, bolsa escrotal e próstata via abdominal — além de eletrocardiograma, laboratório de coleta, imunizações e testes rápidos.

Na área de cidadania, a ação disponibilizará a emissão de 130 carteiras de identidade, segunda via de certidão de nascimento, reconhecimento de paternidade, além de audiências de conciliação e instrução na área da saúde. Também haverá atendimento e orientação em processos judiciais relacionados ao SUS e ao Planserv, bem como orientações e atendimentos voltados à infância e juventude.

A Prefeitura de Ilhéus reforça o compromisso em apoiar iniciativas que promovam cidadania, cuidado com a saúde e o acesso aos 

Inicia acompanhamento de 2026 do Bolsa Família nas Unidades de Saúde

Ação garante cumprimento das condicionalidades de saúde e evita bloqueio ou suspensão do benefício

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já deu início ao acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família nas Unidades de Saúde do município. A iniciativa segue as orientações do Ministério da Saúde e é fundamental para a manutenção do benefício pelas famílias atendidas.

As equipes de saúde deverão realizar o acompanhamento de gestantes, crianças menores de 7 anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos, com registro adequado no formulário específico do programa. O monitoramento inclui ações como avaliação nutricional, atualização do cartão de vacinação e acompanhamento do pré-natal.

De acordo com o diretor de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Erick Kruschewsky Montargil, a pasta reforça a importância de que os beneficiários do Bolsa Família procurem as unidades de saúde dentro dos prazos estabelecidos. “O acompanhamento é obrigatório e o não cumprimento pode resultar em bloqueio ou até suspensão do benefício. A primeira vigência do ano já está em andamento”, alertou.

O programa possui duas vigências anuais: a primeira ocorre de 1º de janeiro a 30 de junho, e a segunda de 1º de julho a 30 de dezembro. A Secretaria de Saúde orienta que os beneficiários não deixem para a última hora e busquem a unidade de saúde de referência o quanto antes para garantir o registro correto das informações.

Por ASCOM SESAU

Prenuncio do carnaval de Itabuna

ITABUNA EM FOCO;

Fé, ancestralidade e alegria contagiam foliões na 45ª Lavagem do Beco do Fuxico

O prefeito Augusto Castro aniversariante do dia 18, ficou bastante satisfeito com o resultado e o inicio do carnaval antecipado de Itabuna. O primeiro do Brasil. 
Com banho de pipoca e aspersão de água de cheiro nos foliões, cânticos de fé e flores, baianas, religiosos e líderes dos blocos afro Azirí Iyá ‘N La, Filhos de Logun Edé e Ylê Axé Odara participaram da 45ª Lavagem do Beco do Fuxico, promovida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), no centro da cidade, contando com a participação de uma multidão alegre e colorida.

Para o ancião Pai Gildo, a festa popular mais tradicional grapiúna é a demonstração de que a cidade respira a diversidade religiosa, artística e cultural. “A gente participa da Lavagem do Beco do Fuxico com alegria e sente que as pessoas têm fé. É um exemplar ver toda essa multidão se divertindo ao som dos atabaques que lembram a ancestralidade do nosso povo. Itabuna é uma cidade alegre e feliz e sua gente e os governantes estão de parabéns”, disse.

A festa também contou com reconhecimento e homenagens, a exemplo da comemoração dos 95 anos do Bloco Maria Rosa. Para o professor Geraldo Ribeiro, o popular Caçolinha, “o bloco sempre foi de resistência, desde sua fundação em 1931. A gente mantém a tradição nas Lavagens do Beco do Fuxico, depois de a cidade ter ficado um tempo sem a realização do Carnaval. Agora, mudou a dinâmica, o Carnaval Antecipado voltou e a festa do Beco é patrimônio da cidade”, afirmou.

O Bloco Ouro, puxado pela banda itabunense Os Internacionais, prestou singela homenagem à Banda Phase, nascida como Ritmos Lord Mirim há 40 anos e há outros 20 desativada, levando para a folia os irmãos Jorge Mendes (Joinha), Nivaldo e Missinho. “Estou emocionado, assim como meus irmãos. É muito bom falar da Banda Phase. É gratidão ser homenageados pelo Bloco Ouro. É a primeira homenagem que o Phase recebe nos seus 40 anos. Estamos muito felizes pela lembrança. Deus abençoe a todos”, expressou Jorge Mendes, bandleader do grupo.

Já o vereador e dirigente do Bloco Ouro, Ricardo Xavier, disse que a homenagem aos músicos e à Banda Phase é reconhecimento à história desse grupo que representou Itabuna em todo o Brasil, marcando uma geração, ao lado das bandas Lordão, Som Apache, dentre outras. “Então, a gente decidiu dar esse abraço à família Phase reconhecendo nela valores artísticos e culturais itabunenses ao desfilar na Lavagem do Beco do Fuxico”, realçou.

Multidão confirma tradição  na 45ª Lavagem do Beco do Fuxico 

Multidão brincou a valer

Uma multidão de foliões, brincantes e pessoas de todas as idades lotou parte das avenidas do Cinquentenário e Duque de Caxias, as praças Adami e Laura Conceição e a Travessa Adolfo Leite para confirmar a tradição e a cultura popular da 45ª Lavagem do Beco do Fuxico que tem o apoio financeiro e o suporte da Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

Para o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), “a festa é uma tradição do nosso povo, efetivamente. À Prefeitura coube a ampliação, modernização e oferecer à cidade a sua expressão mais genuína de identidade cultural, com o apoio aos blocos tradicionais e de trios. É o povo que vem às ruas na celebração de fé e confiança para abrir o Carnaval Antecipado, que se realizará de 22 a 25 deste mês com grade extensa e a apresentação de artistas e bandas de peso da música baiana”, disse.

“É muito grande a expectativa de se ter até 120 mil pessoas no Circuito Sabará para se divertir, movimentar os setores de hotelaria e de serviços e gerar empregos, fortalecendo nossa economia. A estrutura está em fase final de montagem e a segurança está garantida a cargo das forças da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da Guarda Civil Municipal. Portanto, a ordem é se divertir e brincar”, acrescentou.

Pai Gildo e suas baianas

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, afirmou que a 45ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico entra para a história da cidade pelo clima festivo, alegre e familiar.”As pessoas bricaram nas ruas com paz no coração e tranquilidade para curtir o que só Itabuna tem: a tradição cultural de uma festa declarada patrimônio imaterial pelo prefeito Augusto Castro. O Beco do Fuxico é uma manifestação e marca cultural da cidade”, declarou.

Para ele, a multidão que brincou pelas ruas deu demonstrações de criatividade e alegria numa prévia do que será o Carnaval Antecipado: “Certamente, vai ser o maior Carnaval Antecipado do Brasil. O prefeito Augusto Castro marca a história de Itabuna tanto com o apoio à Lavagem do Beco do Fuxico como na atração dos apoios do Governo do Estado e da iniciativa privada para a realização do Carnaval Antecipado no Circuito Sabará”, concluiu. - Secom.

Mais informaçoes: Itabuna,ba.gov.br

Nova Rodoviária de Salvador começa a operar nesta terça-feira (20)

Nova Rodoviária será inaugurada amanhã!

Os baianos passam a contar, a partir desta semana, com uma nova Rodoviária de Salvador, que será inaugurada e começa a operar nesta terça-feira, dia 20, trazendo uma mudança significativa na mobilidade urbana e intermunicipal da capital.

Localizado às margens da BR-324, o novo terminal foi planejado para funcionar de forma integrada a diversos modais de transporte, facilitando o deslocamento de passageiros que chegam à capital ou seguem viagem para o interior do estado.

A rodoviária possui ligação direta com a Estação Águas Claras do Metrô, além de um terminal de ônibus que concentra 10 linhas metropolitanas e várias linhas urbanas, garantindo acesso rápido a diferentes regiões de Salvador.

Ao todo, o novo equipamento reúne 363 linhas rodoviárias intermunicipais, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo mais conforto e organização aos usuários do transporte rodoviário.

Outro destaque é que o espaço já foi projetado para, futuramente, contar com integração ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), atualmente em fase de obras, o que deve fortalecer ainda mais a conexão entre Salvador e a Região Metropolitana.

Atenção redobrada para passageiros do interior

Quem vem do interior do estado de ônibus deve ficar atento: os embarques e desembarques passam a ocorrer no novo terminal, e não mais na antiga rodoviária. A recomendação é confirmar previamente com a empresa de transporte o local exato de chegada ou saída, evitando transtornos.

Com a nova rodoviária, Salvador dá um passo importante rumo a um sistema de transporte mais moderno, integrado e eficiente, beneficiando tanto moradores quanto visitantes.

Meio de transporte 

Os passageiros do interior baiano que chegam a Salvador contam, para se deslocar até o centro da cidade, com o metrô como alternativa prática e econômica, sem a necessidade de utilizar táxi, Uber ou outros transportes alternativos, geralmente mais caros. 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PL acumula crises ligadas à família Bolsonaro

Rusga Michelle-Flávio é uma das mais graves desde 2021 O ex-presidente Jair Bolsonaro com os filhos, Flavio, Carlos, Eduardo e Renan (Foto: ...