O segundo andar do Palácio Paranaguá, em Ilhéus, onde se encontra um importante acervo da história política do município nos séculos 19 e 20, já está aberto à visitação pública. Ontem (27) o espaço foi apresentado pelo secretário municipal de Turismo e Esporte (Setur), Roberto Lobão, a representantes do trade. A Gestora do Museu da Piedade e integrante da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, Anarleide Menezes, responsável pela organização do acervo, realizou uma palestra, destacando a importância da iniciativa e o primeiro passo que está sendo dado para a transformação do Palácio em um museu.
BLOG JORNALÍSTICO VOLTADO PARA AS INFORMAÇÕES DA REGIÃO CACAUEIRA DO SUL DA BAHIA. Faça sua publicidade conosco, respeito e credibilidade. 73 98846-0505, 73 99174-3489. E-mail: reislito@gmail.com, reislito@hotmail.com. Uma organização: EXPRESSAOUNICA JORNAISMO E COMUNICAÇÃO-MEI. PIX 73988460505 ou reislito@gmail.com
sexta-feira, 28 de julho de 2017
Trade visita Palácio Paranaguá, que já está aberto à visitação pública em Ilhéus
O segundo andar do Palácio Paranaguá, em Ilhéus, onde se encontra um importante acervo da história política do município nos séculos 19 e 20, já está aberto à visitação pública. Ontem (27) o espaço foi apresentado pelo secretário municipal de Turismo e Esporte (Setur), Roberto Lobão, a representantes do trade. A Gestora do Museu da Piedade e integrante da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, Anarleide Menezes, responsável pela organização do acervo, realizou uma palestra, destacando a importância da iniciativa e o primeiro passo que está sendo dado para a transformação do Palácio em um museu.Santa Casa inaugura UTI Pediátrica com a presença do Governador
A visita o Governador da Bahia Rui Costa à Itabuna nesta sexta-feira (28) terá mais uma agenda oficial: a inauguração da UTI Pediátrica do Hospital Manoel Novaes. A unidade, estruturada pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC – SUL Bahia) e Instituto Ronald McDonald, viabilizou a oferta de serviços a partir da contratualização de leitos com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, e Prefeitura de Itabuna, via Secretaria Municipal e Gestão SUS.
A entrega da UTI aconteceU às 11 horas e marca especialmente o aniversário de 107 anos de Itabuna. Para o provedor da Santa Casa, Eric Júnior, a UTI Pediátrica no Hospital Manoel Novaes completa a rede de assistência à criança com câncer no Sul da Bahia, “já que temos na Santa Casa de Itabuna desde o diagnóstico no Serviço de Oncohematologia ao tratamento, seja Quimioterápico ou cirúrgico, além de uma enfermaria para internamento”, declarou Eric.
Sobre a parceria com o GACC, a ação concretizou-se a partir da campanha McDia Feliz, do Instituto Ronald McDonald, quando em 2015 e 2016 destinou recurso para a UTI Pediátrica. “Este momento é muito importante, pois estamos apresentando à sociedade mais um retorno da contribuição de cada pessoa que comprou o sanduíche, participou da campanha, acreditou em nossa causa”, declarou a presidente de honra do GACC, Coordenadora do Serviço de Oncohematologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) e do GACC Sul Bahia, Dra. Teresa Cristina Cardoso Fonseca. SANTA
“GRITO SEM ECO” LANÇADO NO DIA DA POESIA EM ITABUNA
Evento aberto com o Hino Nacional e comemorado o primeiro Dia Municipal
da Poesia em Itabuna, projeto do vereador Joilson Rosa, homenageando ao poeta
Carlos Drummond de Andrade, o poeta e jornalista Joselito dos Reis lançou, na
noite desta quinta-feira, 27, o seu primeiro livro de pensamentos e poesias,
intitulado Grito Sem Eco, com prefácio do professor Raimundo Galvão e apresentação do saudoso jornalista Nilson Andrade, no Centro de
Cultura Adonias Filho, em Itabuna, editado pela Editora Gráfica Mesquita.

![]() |
| Jorge, Joselito e Bado |

O poeta, agradecendo a presença de todos, informou que o livro pode ser encontrado no tradicional Café Pomar, na Avenida do Cinquentenário, com a Osvaldo Cruz, e no Beco do Fuxico no ABC da Noite do Caboclo Alencar.
Joselito, ainda agradeceu a ajuda do Buffet de Antônio Cascão, do presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia, Adeildo Marques a sua esposa professora Eusdete Santos, a atriz e professora Zélia Possidônio e ao artista Amistrong; "Caso contrário não seria possível realizar o evento, enfatizando que, o lançamento do seu livro vai ficar marcado na história, como o ponto de partida das primeiras comemorações do Dia da Poesia em Itabuna.
Fotos: Zélia Possidônio
Joselito, ainda agradeceu a ajuda do Buffet de Antônio Cascão, do presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia, Adeildo Marques a sua esposa professora Eusdete Santos, a atriz e professora Zélia Possidônio e ao artista Amistrong; "Caso contrário não seria possível realizar o evento, enfatizando que, o lançamento do seu livro vai ficar marcado na história, como o ponto de partida das primeiras comemorações do Dia da Poesia em Itabuna.
Fotos: Zélia Possidônio
quinta-feira, 27 de julho de 2017
Morre o itabunense “Peri da Pituba”, aos 64 anos de Idade no Rio de Janeiro
![]() |
| Antes ,com o craque |
Morre o itabunense “Peri da Pituba”, aos 64 anos de
Idade no Rio de Janeiro
Por PEDRO IVO ALMEIDA
![]() |
| Depois, como morador de rua em Portugal |
Do (UOL/FOLHAPRESS) - Perivaldo Lúcio Dantas, ex-lateral da seleção
brasileira na década de 80, morreu nesta quinta-feira (27). Conhecido como Peri
da Pituba, o ex-atleta faleceu aos 64 anos após complicações devido a uma
pneumonia.
"Ele deu entrada aqui no hospital há uma semana com um quadro muito
delicado, o pulmão bem comprometido. Chegamos a cogitar uma tuberculose, mas
exames mostraram que não. Seguimos o tratamento com antibiótico, mas o quadro
era realmente complicado. A saúde dele estava bastante debilitada. Ontem
[quarta, 26], ele não reagiu tanto aos medicamentos, o quadro não melhorou e
ele faleceu nesta madrugada, dormindo. Uma pena. Grande figura que vinha
despertando atenção é muito carinho aqui no hospital", afirmou Fernando
Ferry, diretor-geral do Hospital Universitário Gaffrée Guinle, no Rio de Janeiro.
Em 2013, Perivaldo chegou a ser encontrado como um morador de rua em
Portugal. Ele veio para o Rio de Janeiro e estava trabalhando no Saferj
(Sindicato de Atletas de Futebol do Rio de Janeiro).
Ele passou mal na última semana e chegou a ser levado ao hospital pelas
pessoas do próprio sindicato.
No futebol brasileiro, Perivaldo teve passagens, primeiro pelo Itabuna
Esporte Clube, onde tudo começou, depois Bahia, Botafogo, Palmeiras e São
Paulo. No time baiano, ele conquistou o título estadual por três temporadas
seguidas.
Telê Santana,
técnico da seleção brasileira na Copa de 1982, convocou Perivaldo diversas
vezes. Ele chegou a ser titular em um amistoso, mas ficou fora do Mundial.
FTC Itabuna fez homenagem ao Professor Luiz Alfredo Omena
Um momento marcado por forte emoção, lágrimas e sentimento de gratidão foi protagonizado por colaboradores, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada na última terça-feira (25), durante a Homenagem Póstuma feita ao professor Luiz Alfredo Cortez de Omena, ex-diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) Itabuna, falecido na última sexta-feira (21).
HOJE É O DIA DA POESIA EM ITABUNA
JOSELITO DOS REIS LANÇA SEU LIVRO NO CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO EM ITABUNA
![]() |
| Joselito um grande incentivador da poesia em Itabuna |
Nesta data, considerada o Dia da Poesia em Itabuna, numa
homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, projeto do então vereador Joilson Rosa. Com prefácio do professor Raimundo Galvão e
apresentação do jornalista Nilson Andrade, ambos já não mais entre nós, o poeta
e jornalista Joselito dos Reis lança, logo mais, as 19h, o seu primeiro livro de pensamentos e poesias,
intitulado Grito
Sem Eco, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna.
O livro conta com as participações dos jornalistas Rosi Barreto,
Waldyr Montenegro, Odilon Pinto e Paulo Lima e da professora Zélia Possidônio,
que também é poeta e atriz, aparecendo com uma reflexão e um grito existencial
num mundo perdido pelo individualismo e pelo consumismo.
O poeta diz que o livro tem esse título – Grito Sem Eco,
porque, no passado, cada pessoa no campo ouvia o eco do seu próprio grito
transpirando nos vales e montanhas, “o que não acontece nos dias de hoje devido
à poluição que impregnou nossas ruas ou até mesmo o nosso espaço sideral
infestado de gadgets e equipamentos dos mais diversos”.
“Ao leitor, cabe adquirir o livro e descobrir muitos outros
conceitos que transcendem aos limites de uma poesia lírica, romântica, social,
sempre numa linguagem clara e direta, que perpassa de forma transversal o campo
das metáforas, para, com certeza, sensibilizar mais ainda aqueles que buscam a
essência das coisas e são sensíveis ao universo que nos cerca”, diz o
jornalista e poeta.
Apoio e agradecimentos
Com tiragem de mil exemplares, numa produção independente, o
poeta que esperou 36 anos para lançá-lo, diz que a publicação do livro só foi
possível devido à sensibilidade e à colaboração direta do empresário Delson
Mesquita, da Editora e Gráfica Mesquita. Delson ofereceu o apoio decisivo e
embarcou de cabeça no projeto editorial, cuidando dos detalhes e da arte final.
O poeta antecipadamente agradece a ajuda dos Buffet Antônio
Cascão, ao presdiente do Clube do Poeta Sul da Bahia, Adeildo Marques e a sua esposa professora Eusdete Santos, a
poetisa, atriz e professora Zélia Possidônio e aos artistas Amistrong e Eli
Marques.
Prefeito inaugura rua do Prado e recebe o carinho de moradores
![]() |
| Um novo olhar e esperança para Itabuna (Pedro Augusto) |
“Estou aqui para trabalhar e é o que
estou fazendo, porque gosto de Itabuna e porque vocês me intimaram a voltar”,
com estas palavras o prefeito Fernando Gomes encerrou a solenidade de
inauguração da pavimentação asfáltica e iluminação rua do Prado, na Vila Zara,
no final da tarde da ultima quarta-feira (26). O evento foi bastante concorrido
e contou com a presença de secretários e diretores municipais, vereadores,
convidados e os moradores e lideranças do local que foram agradecer e
abraçar o chefe do executivo.
Fernando Gomes lembrou que a situação
do país está ruim, mas é possível trabalhar e fazer o que é preciso quando
se quer. “Estamos há apenas sete meses administrando Itabuna e já inauguramos
obras como esta, por exemplo, para atender uma reivindicação antiga de vocês
que foram abandonados por outras administrações”. Ele destacou que a obra
de melhoria na rua, que incluíram asfaltamento e moderno sistema de iluminação
pública “trará mais saúde, respeito e dignidade para as famílias que moram aqui
e que por tantos anos foram esquecidas por outras administrações”.
O prefeito aproveitou para informar
sobre importantes convênios que o município já firmou e que vão garantir obras
de infraestrutura e saneamento básico, geração de emprego e renda, e
investimentos nos setores da saúde e da educação, com a chegada de
novos médicos e faculdades. A de Santo Agostinho, por exemplo, se
complementa com o programa da Cidade Universitária.
Assinar:
Postagens (Atom)
Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau
Segunda noite do Ita Pedro em Itabuna
Segunda noite do Ita Pedro tem público recorde, Estakazero, Bruno e Marrone, Maiara e Maraísa e show eletrônico de Alok Foi histórica a 2ª n...
-
Ilhéus adere ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc Adesão garante mais de R$ 5,3 milhões para a cultura A Prefeitura de Ilhéus, ...
-
100 dias de gestão: Augusto Castro celebra avanços com obras que transformam a vida da população Prefeito Augusto Castro Investimentos em s...
-
SUTRAM presta homenagem a servidor Maurício Araújo dos Santos Cerimônia reuniu colegas durante o velório no SAF Ilhéus e no cortejo até o ce...









