Ilhéus se destaca no projeto Lápis na Mão 2025 e conquista seis prêmios na educação
Rede municipal celebra crescimento, engajamento e reconhecimento de estudantes e professores
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação, celebrou mais um momento histórico para a rede municipal. O município participou da edição 2025 do projeto Lápis na Mão, realizado pela TV Santa Cruz, com a presença de 59 escolas e mais de 3 mil estudantes envolvidos em diversas atividades pedagógicas.
O desempenho dos alunos refletiu o avanço da educação municipal, 7 escolas e 10 trabalhos foram selecionados e premiados, evidenciando evolução, engajamento e a força da rede de ensino de Ilhéus.
Um destaque especial foi a estreia da Creche Mário Giommoni, que, em seu primeiro ano de funcionamento, conquistou o Gran Prix, reforçando a qualidade do trabalho desenvolvido com as crianças. Ao todo, Ilhéus levou para casa 6 prêmios, um marco que reafirma o talento dos estudantes e o comprometimento dos professores e gestores escolares.
“Esse resultado é fruto do esforço coletivo. Cada professor, cada estudante e cada família contribuiu para esse avanço. Temos orgulho do que construímos juntos e seguimos firmes para garantir uma educação pública cada vez mais forte, humana e transformadora em Ilhéus”, afirmou a secretária de educação, Evani Cavalcante.
A Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso com a valorização da educação e com investimentos contínuos que ampliam oportunidades, fortalecem a rede e promovem o futuro das crianças e jovens do município.
Ilhéus capacita agentes comunitários de saúde para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher
Evento intersetorial reuniu Secretarias de Saúde e Políticas para as Mulheres, Polícias Civil e Militar, MP, DPT e UESC para orientar agentes
Nesta quarta-feira (19), um importante encontro intersetorial para discutir e fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher foi realizado em Ilhéus no Teatro Municipal. O evento reuniu a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Saúde e de Políticas para as Mulheres, com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Técnica, Ministério Público e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Os agentes comunitários de saúde (ACS) — profissionais que estão diariamente dentro das casas das famílias ilheenses tiveram participação direta no evento.
Para a secretária de Saúde, Sonilda Mello, capacitar esses agentes é fundamental. “Estamos falando de um assunto muito sério, que é a violência contra a mulher, um grave problema de saúde pública. Os agentes comunitários têm o primeiro contato com as famílias e podem identificar sinais de violência física ou psicológica. Eles conseguem acionar as redes de apoio e ajudar na prevenção, para que não tenhamos mais números tão altos de feminicídio na nossa cidade”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Wanessa Gedeon, destacou a força da parceria. “É um projeto incrível. Os agentes entram nas casas das nossas mulheres, identificam situações e agora recebem mais informações e conscientização para fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e familiar no município.”
Agentes comunitários: a porta de entrada para a proteção
Os agentes comunitários reforçaram a importância desse preparo.
Para Eurípedes Oliveira Neto, o papel do ACS vai além da promoção da saúde. “O agente que se orienta sobre a importância de combater a violência ajuda toda a sociedade. Nós sabemos dos problemas que acometem muitas mulheres dentro de casa e precisamos estar atentos.”
A agente Rosemery Caló lembra que o ACS enxerga de perto a realidade das famílias. “Estamos dentro das comunidades e vemos muitos casos de violência. Nosso papel é extremamente importante: ouvimos, vemos e observamos situações que muitas vezes ficam ocultas. Não é só saúde, é proteção. Muitas mulheres ainda têm medo de denunciar, mas nós podemos orientá-las e mostrar que elas não estão sozinhas.”
Olhar técnico e segurança pública
A perita oficial criminal da Paraíba, Susyara Medeiros, reforçou que os agentes são fundamentais por estarem próximos das famílias. “Eles percebem comportamentos, condições de vida e sinais que muitas vezes passam despercebidos. Se forem treinados para essa percepção, podem fazer uma abordagem discreta, perguntar se a mulher precisa de ajuda e até realizar uma denúncia anônima.”
A delegada da DEAM, Camila Rocha, ressaltou que muitas vítimas não conseguem procurar a polícia diretamente. “Elas têm medo, vergonha, receio. A polícia não está dentro da casa da mulher — mas o agente comunitário está. Ele é a primeira porta de confiança da vítima. Por isso, precisam ser capacitados, orientados e acolhidos, porque lidam com demandas complexas que também afetam sua saúde emocional.”
A comandante da Ronda Maria da Penha em Ilhéus, Capitã Priscila, reforçou que os agentes enxergam situações que a força policial não vê. “Eles estão diariamente nos lares e compreendem realidades que não temos acesso. Por isso, precisam conhecer a rede de enfrentamento e saber como orientar e encaminhar essas denúncias.”
Integração entre segurança, saúde e educação
A perita criminal oficial do DPT de Ilhéus, Carla Martins Kaneto, pontuou que o evento marca o início de um projeto estruturado. “Nosso objetivo é capacitar agentes a reconhecer sinais de violência desde o início, acolher a mulher, fazer a notificação compulsória e orientar sobre a importância da preservação do local e do exame de lesões corporais. Muitas mulheres registram ocorrência mas não fazem o exame, e isso enfraquece a prova do crime.”
Para a professora da UESC, Dejeane de Oliveira, enfrentar o problema requer união. “A violência contra a mulher é complexa e não pode ser tratada individualmente. Só com uma rede articulada — universidade, segurança, justiça, saúde e sociedade — conseguiremos prevenir e enfrentar o problema. Os agentes são fundamentais porque têm vínculo direto com as mulheres no território.”- Por ASCOM SESAU
Com decoração e programação cultural, Natal Ilhéus 2025 terá início nesta sexta-feira (21)
Projeto busca fortalecer o sentimento de4 pertencimento da população e incentivar o comércio local
Nesta sexta-feira (21), terá início o Natal Ilhéus 2025, com o tema “O Renascer da Magia e um Reviver de Emoções”. A Prefeitura de Ilhéus prepara um evento de abertura para celebrar o momento, a partir das 17h, com saída da Catedral de São Sebastião em direção à Avenida Dois de Julho, onde haverá apresentações culturais.
A iniciativa busca resgatar o encanto natalino, fortalecer o sentimento de pertencimento da população e incentivar o comércio local.
No período, diversos pontos do município receberão decoração especial, incluindo a Avenida Dois de Julho, Praça Dom Eduardo, Praça Cairu, Palácio Paranaguá, Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá, Rua Coronel Paiva e o Food Park. Os espaços serão ornamentados com elementos temáticos que prometem encantar famílias e visitantes.
A Avenida Dois de Julho também terá uma programação cultural às sextas, sábados e domingos. Já a Escadaria do Palácio Paranaguá será palco de espetáculos de corais nos dias 27 de novembro, 4, 11 e 18 de dezembro.
Com o início do Natal Ilhéus 2025, o município se prepara para um calendário de fim de ano que promete impulsionar a economia, a cultura, o turismo e a autoestima da população.
Praia do Cristo recebe serviços de roçagem e capinagem
Prefeitura de Ilhéus segue trabalhando para manter os espaços de convívio organizados e adequados para o bem-estar da população
![]() |
| Praia do Cristo |
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou nesta semana os serviços de roçagem e capinagem na Praia do Cristo, localizada no centro da cidade. As equipes executaram a limpeza da orla, com retirada da vegetação excessiva, garantindo mais segurança e melhor visualização da faixa de areia.
A ação tem sido realizada em diferentes locais da cidade e reforça o cuidado com os espaços públicos, sobretudo nas regiões que concentram fluxo de pessoas e atividades de lazer. O serviço promove um ambiente mais agradável para convivência, além de contribuir para a valorização do local e conservação do espaço urbano.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus segue trabalhando para manter os espaços de convívio organizados e adequados para o bem-estar da população e para quem visita a cidade.
Alerta para fortes chuvas nas próximas horas
Defesa Civil orienta população a redobrar cuidados e acionar os órgãos de emergência quando necessário
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e da Defesa Civil, emitiu um alerta para a previsão de fortes chuvas nas próximas horas no município, com estimativa de até 80 mm de precipitação em um período de até 48 horas. O órgão recomenda que a população redobre os cuidados, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos, deslizamentos ou outros riscos decorrentes do volume elevado de água.
Em caso de emergência, os moradores devem acionar imediatamente os canais oficiais de atendimento. A Defesa Civil de Ilhéus pode ser contatada pelo número (73) 97400-7521. Também estão disponíveis o telefone 199, da Defesa Civil Nacional, e o 193, do Corpo de Bombeiros.
As equipes municipais seguem em monitoramento contínuo e à disposição para atender possíveis ocorrências. Sucom.








Nenhum comentário:
Postar um comentário