terça-feira, 11 de novembro de 2025

ILHÉUS EM FOCO

Prefeitura apoia programação especial em celebração ao Novembro Negro

Ações buscam fortalecer a consciência, o combate ao racismo e a valorização da história afro-brasileira no município

A programação do Novembro Negro em Ilhéus já começou no último domingo (09), com a Caminhada pela Paz, realizada na Praça do Tamarineiro e animada pela banda Dilazanze. Apoiada pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza e da Secretaria de Educação, a iniciativa segue durante todo o mês com uma série de atividades que celebram a consciência e a cultura negra.

No dia 15, das 13h às 21h, a Praça da Urbis recebe o AfroDendê, que reúne arte, música, gastronomia e feira preta, valorizando as expressões culturais afro-brasileiras. No dia 17, a iniciativa Capoeira Arte realiza apresentações que destacam a luta, o movimento e a preservação da ancestralidade.

No dia 19, acontece a Marcha da Consciência Negra, com apresentações das bandas Minicongo e Samba de Treita, além de feira de empreendedorismo feminino, reforçando o protagonismo das mulheres negras. No dia 22, o Banco da Vitória sedia o Seminário Teresa de Benguela, com apresentação cultural. Já no dia 29, a juventude participa de uma sessão especial do filme Malles. O mês se encerra no dia 30 com o Festival Dilazanze, celebrando a cultura, música e dança de matriz africana que marcam a identidade cultural de Ilhéus.

A programação acontece em diferentes bairros e espaços públicos, garantindo descentralização, acesso e participação popular. A Prefeitura de Ilhéus reforça que o Novembro Negro é mais do que uma agenda cultural, é um compromisso com a igualdade racial e o respeito às tradições afro-brasileiras.

Festival de Hip Hop do Sul da Bahia agita Ilhéus nesta quarta-feira (12)

A programação inicia às 14h, na Praça Pedro Matos, e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apoia a realização do Festival de Hip Hop do Sul da Bahia, promovido pela Digital Apparatus Label. O evento acontece nesta quarta-feira (12), na Praça Pedro Matos, em frente ao Teatro Municipal, com programação a partir das 14h.

A iniciativa reúne artistas e grupos da cena urbana, fortalecendo a expressão cultural do Hip Hop em suas diferentes linguagens, como música e dança. A programação conta com apresentações de DJ Digital Apparatus, Brunin Beats, além de Mcs e grupos como: Magrinho, Obscure, Kelv & Ind Angel, Cartel 073 e Lil Thrash & Kiaala, Moa Vênus & Rebwca, Billyfat & Trix $RD, Renegados, Dario Inerente, Todonapala e performance de street dance com Wess.

O Festival destaca a importância do Hip Hop como movimento cultural que promove identidade, inclusão, convivência comunitária e produção criativa na cidade. Além de palco para apresentações, o encontro estimula a circulação de artistas independentes.

Com o apoio, a Prefeitura de Ilhéus reafirma seu compromisso com a valorização das expressões culturais urbanas e o reconhecimento do Hip Hop como patrimônio imaterial que compõe e fortalece a diversidade cultural do município. 

Estudantes da rede municipal de Ilhéus são finalistas no Concurso Despertar 2025

Três alunos e uma professora representam o município em concurso que reconhece projetos nas comunidades do campo

Três estudantes e uma professora da rede municipal de educação de Ilhéus estão entre os finalistas do Concurso Despertar 2025, iniciativa promovida em parceria com o Sistema FAEB/SENAR, o Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhéus e a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “O Agro na Minha Cidade”, o programa atua em 61 municipios baianos e tem como objetivo reconhecer ações de destaque nas cadeias produtivas locais.

O concurso consolida as ações do programa, que atende 16 escolas campesinas de Ilhéus e unidades da sede que recebem alunos do campo. Os finalistas do município concorrem nas categorias Produção de Cordel Literário, Produção de Vídeo Agente Despertar, Produção de Pitch Vídeo e Apresentação de Diário de Bordo. Todas as ações foram atreladas à cadeia produtiva do cacau, identificada como a mais expressiva da região. A premiação será no dia 12 de dezembro, em Feira de Santana.

Ao todo, 11 escolas participaram do concurso, com o envio de 9 produções de vídeos de Agente Despertar, 135 desenhos, 79 cordéis, 4 pitch vídeos e 10 diários de bordo. O Programa Despertar é coordenado em Ilhéus pela professora Leila Tito, também coordenadora das escolas do campo.

A secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante, destacou a importância da conquista e o empenho da gestão em proporcionar a participação dos estudantes no evento:

“Estamos organizando a ida da professoras, das crianças e dos seus responsáveis à premiação para que possam vivenciar esse momento de reconhecimento. É uma conquista que reflete o talento, a dedicação e o potencial das nossas escolas do campo. Investir nesses alunos é acreditar em um futuro promissor”, afirmou.

A ação compõe um conjunto de iniciativas da gestão municipal voltadas aos estudantes do campo, que buscam fortalecer a aprendizagem e incentivar o desenvolvimento acadêmico. - Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PARABÉNS, ITABUNA!

                                      ITABUNA  Início do século dezenove  Entre os claros da Mata Atlântica...  Do solo sagrado de um chão i...