segunda-feira, 28 de abril de 2025

Urbanização para melhoria da qualidade de vida em Itabuna

100 dias: investimentos em infraestrutura e urbanização em Itabuna melhoram qualidade de vida e atraem empreendimentos

Obras de infraestrutura e urbanismo realizadas pela Administração Municipal em Itabuna estão preparando a cidade para um novo ciclo de desenvolvimento. O modelo de gestão implantado pelo prefeito Augusto Castro em seus primeiros quatro anos à frente do governo está sendo consolidado e ampliado neste novo mandato, com a realização de projetos que incentivam a convivência em espaços públicos como praças e áreas de esporte e lazer, melhoram a mobilidade urbana e atraem novos empreendimentos, impulsionando a economia e gerando empregos.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, realizou a 1ª etapa do Programa Acelera Itabuna (PAI) – O futuro começa aqui, que urbanizou 330 ruas de barro em 40 bairros com pavimentação em concreto asfáltico, sinalização horizontal e vertical, implantação e revisão nas redes de água e esgoto, além da instalação de sistemas de iluminação pública em LED.

As ações nos bairros foram intensificadas neste início do segundo mandato e também incluem a modernização de feiras livres e a requalificação de praças. Em 2025, já foram entregues à comunidade a Praça do Lomanto, a Nova Orla do Berilo e a pista de skate na Beira-Rio, garantindo atividades de lazer e esporte para crianças e jovens.

Os recursos para a área de saneamento e urbanização, no valor de R$ 115 milhões, foram provenientes de crédito junto ao Banco do Brasil, além de US$ 37,5 milhões do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA).
MOBILIDADE URBANA


A Prefeitura de Itabuna garantiu a duplicação dos trechos da rodovia BA-415, entre Nova Itabuna e Nova Ferradas, na saída de Itabuna para Ibicaraí. A obra é fruto de parcerias com o Governo do Estado e o Governo Federal. O município também construirá duas pontes sobre o Rio Cachoeira na rodovia estadual BA-663, entre o Bairro de Ferradas e a Vila de Itamaracá, e outra, entre o Centro e o Bairro da Conceição.

Outra obra importante é a construção do viaduto sobre a rótula do Banco Raso, eliminando um dos maiores gargalos no trânsito nos horários de pico entre o Centro e a região do São Caetano.
“O início das obras das duas pontes e do viaduto depende apenas da licença ambiental do Inema e da licença de implantação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEAGRIMA), já que os recursos do FONPLATA para as obras estão disponíveis”, afirma a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes.

A secretária destaca ainda: “Nosso planejamento é ampliar as ações de urbanização e infraestrutura em todos os bairros, além de grandes obras estruturantes como pontes, viadutos e a ampliação de corredores viários, como as avenidas Amélia Amado, Fernando Gomes, Juracy Magalhães, Princesa Isabel e Manoel Chaves, melhorando a mobilidade urbana” disse.

“Também vamos criar as condições para ampliar o Distrito Industrial e implantar o Polo de Logística, para atender empreendimentos importantes como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste”, acrescentou. Os projetos de infraestrutura e urbanização fazem parte do Programa de Integração Urbana Itabuna – 2030,.

O prefeito Augusto Castro afirma: “Estamos investindo em uma cidade mais moderna, mais conectada com o futuro e mais humana. Nosso compromisso é com o bem-estar das pessoas, com o crescimento sustentável e com a criação de oportunidades para todos. O que estamos fazendo hoje é construir a Itabuna que sonhamos para os nossos filhos e netos.”. - Secom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Concluida recuperação da estrada vicinal do Japu Ação da Secretaria do Interior garante melhorias na mobilidade e mais segurança para morado...