segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Pesquisa de Doutorado do Prodema/Uesc recebe o Prêmio Bahia Sustentável 2024

O foco do trabalho é o instrumento de Pagamento por Serviços Ambientais na Bahia

Dra. Nayra Rosa e Dra. Andréa Gomes receberam a premiação de Eduardo Sodré (Secretário de Meio Ambiente / SEMA) e Daniela Fernandes (Diretora Geral / SEMA)

 

“Tirando o PSA do Papel: Estratégias para Implementação de Programas Municipais de Pagamento por Serviços Ambientais na Bahia”, é o título da pesquisa de autoria da Dra. Nayra Rosa Coelho, que conquistou o 2º lugar na categoria “Ideia Sustentável” e subcategoria Pesquisa Ambiental, do “Prêmio Bahia Sustentável 2024,”, no dia 29 de janeiro de 2025. A pesquisa faz parte da tese de doutorado da Dra. Nayra Rosa, defendida em fevereiro de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade de Santa Cruz (Uesc), sob orientação da professora Dra. Andréa da Silva Gomes e coorientação da professora Dra. Camila Riguetto Cassano.

Dra. Nayra Rosa (pesquisadora) e Dra. Andréa Gomes (orientadora) com o Prêmio Bahia Sustentável 2024, categoria Ideia Sustentável - Pesquisa Ambiental em 2º lugar.

O foco principal do trabalho é o instrumento de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na Bahia, abordando estratégias para acelerar sua implementação e transformar programas teóricos em ações concretas e eficazes. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica abrangente, identificando desafios e propondo recomendações para aprimorar o PSA no estado. Os resultados foram validados por meio de um workshop com gestores municipais, que foram incentivados a desenvolver estratégias para impulsionar o PSA e alcançar resultados positivos na preservação ambiental.

Projetos transformadores na área ambiental premiados na edição 2024 do Prêmio Bahia Sustentável.


Nayra Rosa envolveu em sua pesquisa diversas instituições relevantes para o tema, compostas por representantes do poder público estadual e municipal, além do terceiro setor. Entre as instituições parceiras estão a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei), a União dos Municípios da Bahia (UPB), a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), a Organização de Conservação da Terra (OCT) e 15 municípios baianos (Almadina, Alagoinhas, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ilhéus, Ituberá, Jussari, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Wenceslau Guimarães, Nova Ibiá, Presidente Tancredo Neves, e Vitória da Conquista).


Prêmio Bahia Sustentável tem como objetivo reconhecer e divulgar as melhores iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, com foco na conservação ambiental no Estado da Bahia. A premiação valoriza projetos, ações e pesquisas relacionadas à restauração de áreas degradadas, combate à desertificação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no estado.


Para a professora Dra. Andréa Gomes, a premiação evidencia a relevância de uma pesquisa acadêmica interdisciplinar, alinhada aos interesses da sociedade civil e que contribuiu diretamente para as políticas ambientais executadas na Bahia. Na opinião da Dra. Nayra Rosa, a pesquisa contribuiu para a formação da Rede de PSA da Bahia, sendo fundamental para o avanço da descentralização das políticas municipais de PSA. Como resultado, 35 municípios baianos já possuem leis de PSA instituídas e mais de 200 municípios foram capacitados no tema. Ascom/UESC. Fotos: Tiago Júnior.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

STF arquiva pedido do Psol para apurar participação de Tarcísio em reunião com Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República Governador de SP, Tarcísio de Freitas. (Foto: Marcelo S. Ca...