quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

ITABUNA EM FOCO

 Palestra e Pit-Stop marcam Campanha Janeiro Branco no Hospital de Base 

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 22, uma ação da “Campanha Janeiro Branco”, mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental.

Promovido pelo Núcleo de Humanização, com apoio da equipe de Eventos, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Centro de Estudos, Serviço Social, o evento aconteceu no auditório e foi direcionado aos colaboradores da instituição.

A psicóloga e coordenadora do Núcleo de Humanização, Elisângela Cata Preta, fez a abertura com uma breve abordagem sobre o Janeiro Branco e reforçou a importância do tema. “Todo dia é uma oportunidade de pensar na nossa saúde mental e o cuidado deve acontecer de janeiro a janeiro”, disse.


Em seguida, a neuropsicóloga Raquel Rocha ministrou a palestra “Entre a pressa e a paz: gerenciando o estresse e encontrando o propósito no trabalho e o sentido da vida”.

Durante a explanação, Raquel destacou junto aos colaboradores da unidade hospitalar, a necessidade de focar mais na vida presente sem pensar muito no passado ou se preocupar demais com o futuro. “A vida acontece aqui e agora. Precisamos estar presentes naquilo que fazemos”, declarou.


A palestrante comentou também que a pressa com que vivemos atualmente, acaba desencadeando o estresse e gerando desgastes que podem causar sérios impactos à qualidade de vida de todos. O evento foi finalizado com um Pit-Stop no corredor da unidade hospitalar.

A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 por psicólogos brasileiros para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e ganhou destaque nacional.

O mês de janeiro foi escolhido de maneira estratégica para incentivar as pessoas a refletirem sobre suas vidas no início de um novo ano, a repensar metas e promover o autocuidado. A cor representa uma página em branco com a oportunidade de escrever uma nova história, priorizando o cuidado e o bem-estar mental.

Prefeitura vai fortalecer a agricultura familiar com investimentos em assistência técnica e diversificação


Ampliar as ações de assistência técnica no campo, diversificar a produção agrícola, estabelecer novas parcerias e realizar investimentos em novas tecnologias são os três principais focos das ações da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), visando o fortalecimento da agricultura familiar no município no primeiro semestre de 2025.
Foto arquivo

O assunto foi tema central de um encontro coordenado pelo secretário João Carlos Oliveira da Silva, na manhã desta quarta-feira, dia 22, com a participação de diretores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e agrimensores da SEAGRIMA.

A ideia, segundo o secretário, é que neste primeiro momento todos esforços estejam concentrados no planejamento das ações que serão executadas a curto e médio prazo, com o objetivo exclusivo de assegurar aos pequenos produtores itabunenses e de municípios que têm limites com Itabuna, a exemplo de Ilhéus e Buerarema, toda assistência técnica necessária para fortalecer e diversificar a produção.

Além disso, garantir o escoamento e a comercialização dos produtos, com a melhoria das estradas vicinais e oferecendo acesso a novos espaços e mercados para venda dos hortifrutigranjeiros. “A partir da realização de diagnóstico situacional que estamos finalizando, queremos potencializar as experiências e projetos bem-sucedidos dos últimos quatro anos”, comentou.

“Planejarmos estrategicamente nossas ações para que no mais breve tempo possível, a agricultura familiar de Itabuna possa vislumbrar e aproveitar novas oportunidades de desenvolvimento, levando em conta fatores como o potencial de parcerias que podemos estabelecer com o Governo do Estado, a Universidade Federal do Sul da Bahia, Ceplac, Universidade Estadual de Santa Cruz e outras instituições do setor”, argumentou João Carlos.

Ele citou como exemplos a ampliação da produção de cacau em áreas da agricultura familiar, com o apoio do Instituto Biofabrica de Cacau, o fortalecimento da avicultura com eincentivos e à implantação da apicultura, que tem na produção do mel de abelhas seu maior potencial econômico.

“Queremos que tamém os pequenos produtores e a agricultura familiar tenham mais oportunidades para tornar em Itabuna referencial para o Estado da Bahia. Este é o grande desafio, já que 98,9% da população itabunense está no setor urbano”, pontuou o secretário.

João Carlos disse ainda que, além de buscar novas parcerias com instituições federais e estaduais, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai fortalecer vínculos com as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo, da Educação, de Gestão e Inovação, de Indústria, Comércio Emprego e Renda, visando expandir ações de assistência aos pequenos produtores e agricultores familiares, à implantação de novos projetos e à promoção da Educação Ambiental nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Prefeitura vai expandir para novas áreas Programa de Regularização Fundiária Meu Lugar

Depois de receber em audiência o vice-prefeito e secretário de Planejamento (SEPLAN), Josué Brandão Júnior, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou em suas redes sociais a expansão para novas áreas da cidade do Programa de Regularização Fundiária Meu Lugar. Ele também celebrou a aprovação desa ampliação pelo Governo Federal.

Segundo o prefeito, a graças à parceria do município com a União, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será possível a expansão beneficiando mais famílias que não têm escritura de seus imóveis com o registro no Cartório de Registro Imobiliário. Até agora, o Meu Lugar já levou beneficios aos moradores do Novo Mangabinha, Jorge Amado e Nova Califórnia.

A ampliação anunciada pelo prefeito Augustso Castro vai benefíciar famílias dos bairros Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, Sarinha e Gogó da Ema. “Esse programa é prioridade na nossa administração” disse em vídeo divulgado nas suas redes sociais na terça-feira, dia 21. O Meu Lugar é coordenado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento do município, Júnior Brandão (PV

Segundo o titular da SEPLAN, nos íultimos quatro anos cerca de mil famílias já receberam escrituras nos três primeiros bairros onde Meu Lugar foi executado, depois de emitidas e registradas em cartório. “É um programa fundiário vitorioso. Muitas pessoas, depois da enchente de dezembro de 2021, foram em busca de apoio na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza que identificou que não tinham os imóveis escriturados”, afirmou.

O prefeito Augusto Castro realçou o papel importante do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a expansão do projeto, tendo citado ainda o governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Quero agradecer ao ministro Rui Costa, que coordena o PAC Nacional, pelo apoio e pela contemplação de Itabuna; e ao governador Jerônimo, porque Itabuna precisa de mais e mais das parcerias”, concluiu.

Prefeito Augusto Castro acompanha andamento de obras nos bairros Jaçanã e São Judas

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), visitou na manhã desta quarta-feira, dia 22, as obras de pavimentação em andamento nos bairros Jaçanã e São Judas Tadeu. Ele estava acompanhando da secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, do presidente Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), Ivan Maia, dos diretores da EMASA, José Silva (Planejamento), e Fernado Duarte (Técnica) e do vereador Babá Cearense (PP).

No Jaçanã, o prefeito Augusto Castro conversou com moradores e observou a execução do recapeamento da Rua Zélia Pinho Lima e a extensão da pavimentação. “Nesta rua ocorreu a implantação da tubulação do Projeto Mais Água para a Cidade. Agora, estamos realizando a recuperação do pavimento e estendemos a pavimentação para toda via”, disse.

Segundo a secretária de Infraestrutura Sônia Fontes, a obra na Rua Zelia Pinho consta do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui que já atendeu mais de 380 ruas de barro, em 40 bairros da cidade.

“A EMASA nos pédiu a recuperação da pavimentação da Rua Zélia Pinho Lima, já que a rede adutora do Mais Água passou por esta via para chegar à Avenida Manoel Chaves. Então, no contexto do PAI foi possível realizar a pavimentação”, explicou a secrtária.

Já no Bairro São Judas Tadeu, a Prefeitura já executou a pavimentação das ruas Europa Unida, Inglaterra e Itália, com o apoio do Governo do Estado. Agora, com recursos do Programa Acelera Itabuna (PAI) está pavimentando as ruas Portugal e Espanha e suas transversais.

“Esse era um desejo antigo dos moradores do São Judas Tadeu que, há mais de 40 anos reivindicam melhorias. Depois de concluir a recuperação do pavimento do Vila Zara e pavimentar três importantes ruas do São Judas, estamos trabalhando em mais seis vias do bairro para melhorar o tráfego de veículos e proporcionar mais qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito Augusto Castro.

Ascom

____________________________________

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

STM será testado em julgamentos de generais, diz ministra

Corte decidirá perda de patente de militares condenados por tentativa de golpe sem reavaliar decisões do Supremo Tribunal Federal A presiden...