segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

ITABUNA EM FOCO: Nos feriados de Natal e Ano Novo nao haverá coleta

Prefeitura alerta que não haverá coleta domiciliar de lixo doméstico nos feriados de Natal e Ano Novo

Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados de Natal e Ano Novo, respectivamente, não haverá coleta domiciliar de lixo doméstico no centro e bairros da cidade. Por isso, a Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), orienta a população que não descarte sacolas ou embalagens com o lixo na porta de casa para evitar ataques de animais, como cães e urubus.

Além disso, adverte que o lixo não coletado é fonte de alimento para roedores, esconderijo e local de proliferação baratas e animais peçonhentos. Portanto, eventuais resíduos domésticos devem ser acondicionados em sacos bem fechados e somente colocados nas calçadas e passeios na manhã de quinta-feira, dia 26, e do dia 2 de janeiro. O Departamento de Limpeza Pública agradece a cooperação e deseja a todos Boas Festas

AACRRI participa da ExpoCatadores  e debate   Revolução da Reciclagem Popular

A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) participou da  ExpoCatadores 2024, organizada pela  Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis-ANCAT, Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e UNICATADORES. Realizado no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, o evento teve como tema “Reciclagem Popular: Inovação Sustentável na Era da Revolução Tecnológica e da Crise Climática”.

Reconhecida como o maior encontro  de networking entre catadores, setor privado e setor público, a ExpoCatadores é mais do que um encontro anual, mas um espaço para experiências de negócios e inovação no fortalecimento da reciclagem popular.

Durante três dias, o evento promoveu palestras, painéis de debate e apresentações sobre as novas tecnologias que estão transformando o setor de reciclagem no Brasil e no mundo, além de fomentar parcerias e negócios entre empresas, cooperativas e associações de catadores e catadores autônomos.

A ExpoCatadores 2024 reuniu cerca de 2,5 mil catadores e catadoras de diversas regiões do país, além de representantes de toda a cadeia de reciclagem. A abertura teve a presença do ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, o presidente brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, e o presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais.

Este ano a caravana da Bahia contou com 48 representantes de Associações e Cooperativas, com apoio do Governo do Estado e Governo Federal, entre elas a AACRRI, e a Defensoria Pública da Bahia.

MÃOS QUE RECICLAM

Durante o evento, a DPE-BA, através da Defensora Aline Brito Müller, apresentou o Programa Mãos que Reciclam em um dos painéis juntamente com o MP de Minas Gerais.

A ExpoCatadores também contou com a participação do Recicla Itabuna, projeto da gestão Augusto Castro (PSD), que implementou a coleta seletiva no município através da AACRRI,  representado pelo coordenador Rosivaldo Pinheiro.

“Foi um momento único, tive a oportunidade de conhecer pessoas de todo o Brasil e escutar histórias tristes e outras de superação”, destacou Carissa Araújo, presidente da AACRRI.

A ida da AACRRI à ExpoCatadores teve o apoio da CVR Costa do Cacau, única empresa do Sul da Bahia credenciada para o armazenamento de resíduos sólidos, numa área localizada às margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna).

Também participaram do encontro, o assessor técnico da AACRRI Marcos Pedra Pereira e da assistente social da DPE Andréa Pires dos Reis que reafirmou “a importância deste evento de grande porte, pois comprova quando há união do trabalho de várias mãos as coisas acontecem da melhor forma, e que a participação da AACRRI ajudou a promover a inclusão socioprodutiva, puderam discutir sobre os avanços e obstáculos ainda a superar”. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Em Ilhéus, Papai Noel visita Hospital Materno-Infantil

  Em Ilhéus, Papai Noel visita Hospital Materno-Infantil e distribui presentes para as crianças internadas O Hospital Materno-Infantil Dr. J...