De forma organizada, os agricultores familiares de Itabuna entraram no período do plantio do milho após as festividades do padroeiro São José. Para reforçar esse trabalho, pelo quarto ano consecutivo a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente distribuiu sementes de milho e de hortaliças.
“Durante todo o governo, cumprimos o nosso objetivo de ampliar o acesso às sementes de milho para as famílias do campo e ainda promovemos o desenvolvimento agrícola sustentável”, destacou o prefeito. No encontro de hoje, o prefeito anunciou a doação dos materiais de construção necessários à manutenção da sede da AGRAFAN, trabalho que será realizado em forma de mutirão.
Augusto Castro ainda lembrou vários benefícios que a Administração Municipal tem realizado em prol da agricultura familiar, a exemplo da doação de cestas de Natal, do peixe da Semana Santa, do milho do São João, além de apoio técnico durante todo o ano e o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Itabuna foi a quinta cidade do país a ser contemplada com o maior volume de recursos para fortalecer a agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, informou o prefeito na saudação aos pequenos produtores na AGRAFAM.
Já o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, aproveitou o momento para ressaltar a qualidade das sementes, que tem como diferencial a alta qualidade e precocidade.
“O prefeito Augusto Castro fez essa determinação, desde 2021, que temos cumprido com rigor para atender a agricultura familiar e ainda contribuir com a tradição do milho do São João”, relatou. A produção, além do consumo próprio de cada unidade rural, será oferecida ao mercado consumidor, a partir de meados de junho, na Feira do Produtor, no Pontalzinho, centro da cidade.
Receberam as sementes representantes das seguintes associações: AGRAFAN, Bela Flor, Itamarí, ASGRIBAHIA, ALENITA, Horteiros/Nova Ferradas, Manoel Chinês, Ribeirão Seco, Roça do Povo/Ferradas, Morumbi, Mutuns, Piaçaveira e Jacareci.
De acordo com o presidente da AGRAFAN, Davidson Araújo, a expectativa é de uma boa produção. “Aqui na Associação cerca de 250 pessoas serão beneficiadas diretamente com a produção do milho, sendo que o excedente será comercializado, o que é muito bom para nós. Estamos muito confiantes numa boa produção porque além das sementes serem de qualidade, o tempo também está colaborando”, disse.
Ascom

Nenhum comentário:
Postar um comentário