terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Prefeito Augusto Castro autoriza obras e serviços de requalificação da Praça dos Capuchinhos

Prefeito Augusto Castro assina a ordem!

Quando passava por esta praça, ficava com vergonha. Agora, imagine os comerciantes, taxistas e moradores do Bairro da Conceição? A alusão é do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que na manhã desta segunda-feira, dia 26, autorizou as obras e serviços de requalificação da Praça dos Capuchinhos. “Vamos entregar uma praça moderna, bem iluminada, com área para os táxis, o comércio e a turma da velha guarda que diariamente joga aqui”, acrescentou.

Praça dos Capuchinhos será reformada. Foto dos arquivos. expressaounica

Moradora do bairro há 63 anos, a dona de casa de prenome Lídia interrompeu a fala de Augusto Castro para agradecer o início das obras. “Cheguei ao Conceição com 11 anos de idade. Agora, estou te agradecendo prefeito. Que Deus conduza esta obra, que chega em boa hora no nosso bairro”, expressou. Para o prefeito, o testemunho da dona de casa é uma demonstração de que o o Projeto Praça Viva de requalificação das praças públicas eleva a autoestima das pessoas.

Antes da assinatura da ordem de serviço, o prefeito fez uma pausa para atender aos moradores. Eram muitos que aproveitaram para tirar selfies e abraçá-lo. “Para mim foi uma emoção muito grande o prefeito vir anunciar obras para nossa comunidade e ainda se dispôs a tirar fotos com a gente”, comemorou a aposentada Railda Nascimento, moradora há mais de 40 anos da Rua Bela Vista.

Já o morador Levi Araújo também se disse feliz com as obras de reforma que tiveram inicio imediato. “Há muito tempo essa praça estava abandonada. Mas, tenho certeza que logo teremos um espaço bonito para toda a comunidade”.

Num breve discurso, o vereador Glebão lembrou que há mais de 20 anos os moradores esperavam por melhorias. Para ele, a cidade vive uma nova realidade. “Itabuna enfrentou a epidemia da Covid-19 e duas e enchentes que quase destruíram parte da cidade. Era muita coisa para se fazer e caiu tudo nos braços do prefeito Augusto Castro e ele tem trabalhado muito, para atender todos os bairros”, disse.

A vereadora Wilmaci  Oliveira também aproveitou para parabenizar Augusto Castro ao falar que Itabuna está tendo obras e serviços depois de muitas demandas reprimidas. “O prefeito tem trabalhado muito, assinado ordem de serviço quase todos os dias e em várias partes da cidade. Ele não para em busca de recursos para nossa cidade”, recordou.

Veja também:


Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães promove capacitação 

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu na quinta-feira passada, dia 23, uma capacitação sobre “Manejo das Arboviroses”.

Promovida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e pelo Núcleo da Vigilância Epidemiológica (NVE), a capacitação foi direcionada aos enfermeiros de classificação de risco e à equipe técnica das enfermarias.

O objetivo foi abordar sobre as arboviroses, com ênfase na dengue, de modo a destacar e discutir o que prevê o protocolo do Ministério da Saúde sobre a sintomatologia, a notificação de casos suspeitos e a importância da hidratação como intervenção precoce é crucial.

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro e coordenador do NVE do HBLEM, Dino César Passos. Durante sua explanação, ele orientou os profissionais sobre como evitar possíveis surtos de dengue, zika vírus e chikungunya, doenças transmissíveis pelo mosquito Aedes aegypti e de doenças transmissíveis por via aérea, a exemplo da covid-19, meningite e tuberculose no ambiente hospitalar.

De acordo com o coordenador, as notificações imediatas e precisas são essenciais para um diagnóstico precoce e uma assistência de qualidade, a fim de quebrar a transmissão dessas doenças. “O manejo adequado faz com que o paciente não tenha sequelas e evita os óbitos”, reforçou.

Segundo a Coordenadora Geral de Enfermagem do HBLEM, Karina Cerqueira, esses momentos ocorrerão com outras equipes. “A ideia é garantir o caráter multiprofissional das ações, diante do atendimento aos casos suspeitos e confirmados de dengue”, declarou.

A dengue tem sido um motivo de preocupação no Brasil. De acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, até o dia 23, o país registrou o total de 762.545 casos prováveis de dengue e um total de 150 óbitos causados pela doença, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.

O estado de Minas Gerais lidera com o maior número de casos prováveis (268.976 diagnósticos), seguido de São Paulo (126.700), Distrito Federal (84.052), Paraná (76.288) e Rio de Janeiro (57.017). A Bahia apresenta baixos índices em relação aos outros estados.

 Ações contra dengue em escolas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, tem executado ações de prevenção às arboviroses – dengue, chikungunya e zika vírus – com palestras, rodas de conversa e ações educativas nas escolas das redes pública e particular. O trabalho é coordenado pela equipe de Educação em Saúde de Endemias.

Segundo a coordenadora do Programa de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, afirma que a ação é rotineira, e envolve crianças e adolescentes na prevenção a focos do mosquito e quanto aos cuidados dentro de casa para evitar larvas, pupas e o aparecimento do Aedes aegypti. Atualmente, a Educação em Saúde de Endemias é integrada por oito agentes que se revezam nos dois turnos nas unidades escolares.

Na manhã de hoje, dia 27, a ação educativa envolveu crianças da Escola Semente do Amanhã, no Monte Cristo. Ontem, os Agentes de Combate às Endemias deram orientações a estudantes da Escola Nossa Turma, no Bairro Santo Antonio. No próximo dia 4 de março, o trabalho estará concentrado na Escola Pio XII, no Bairro da Conceição.

Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...