SINOPSE DA HISTORIA DO COLÉGIO MUNICIPAL IMEI/IMEAM E ANTONIO DANIEL
Lembro-me, muito bem, com apenas 16 anos, no bairro de Fátima, fui matriculado no colégio São José, na rua do mesmo nome. O colégio, que na realidade, se tratava do Municipal (IMEI) tinha como diretor o professor/militar, Sargento Santos. Mais tarde, depois de dois anos, início dos anos 70, logo após a "admissão", - que era um verdadeiro vestibular - , fomos transferidos, para a localidade denominada de "Cementeira". já na rua Felicia de Novais, prédio proximo ao Posto e Lanchonete Cachoeira. Com o saudoso, advogado e professor, Renam Silvio Santos, como novo diretor; substituindo ao Sargento Santos. Tínhamos professores como: Raimundo Osório do Couto Galvão, Ana Carolina, Jorge Araújo, Cornélia de Buersrema, Izanice Ribeiro, Osvaldo e outros. Foi aí que conhecemos, Antônio Daniel, na cantina e porteiro do local. Quando, logo, surgiu nova mudanças, e fomos estudar no bairro Califórnia, num local denominado de: "Colégio dos Gringos", mas se tratava do IMEI-Instituto Municipal de Educacão de Itabuna. Ficava localizado onde hoje funciona o Posto Médico, do bairro Califórnia.
De lá, mais uma mudança! Desta vez, para o prédio da antiga Faculdade de Filosofia, na Rua Barão do Rio Branco. Numa mudança da educação em Lei do país, onde muitos alunos atrasados nas disciplinas, foram obrigados a fazer "supletivo" ou "madureza". O que na realidade, era a transformação de 4 anos em 1. O que muito me prejudicou... Neste período, ainda com Antônio Daniel, na ativa, conheci o jovem e, hoje, grande comunicador Cacá Ferreira, em 1974, que já era invocado pelo rádio. A diretora, bem jovem, se tratava da nossa querida Zenaide Magalhães, que substituia, o professor Renam, que assim, como os demais professores continuaram no IMEI. Foi assim que conhecemos o amigo Antônio Daniel, que sempre foi um homem honrado e trabalhador, que depois de deixar o IMEAM, ingressou no comércio informal, vendendo cintos e mapas, pelas ruas de Itabuna, sempre educado e solicito. Até que se afastou, devido ao tratamento de uma diabetes, o que lhe tirou a vida, neste dia 1° de novembro de 2023. Sempre ativo, participava muito, como ouvinte, da programação do rádio local, voltado mais para as emissoras AMs, fazendo às suas denúncias, apontando erros e acertos dos gestores municipais e comentava.
Mesmo naquela época (1975) de termos ingressado no Colégio Estadusl de Itabuna-CEI, após o supletivo, sempre tivemos, com o colégio IMEI, e Antônio Daniel grande respeito. O que mais tarde, tornou-se no IMEAN-Instituto Municipal de Educação Aziz Maron, num grande projeto da educação municipal e obra do saudoso prefeito Fernando Gomes.
Nunca perdemos o nosso contato e cordialidade. Antônio Daniel, era ums pessoa guerreira, e que tambem deu a sua contribuiçao para o surgimento do grande colégio, pois, com certeza, metade da sua vida, ficou por lá!.
Assim, entre a emoção e concentração para lembrarmos dos fatos, tentamos contar um pouco da história do surgimento do IMEAN e a contribuição, de Antônio Daniel; "o simples e fiel!", como ele, gostava de auto se referi!...
Pegue nas mãos do Altíssimo e vai amigo. Sob as bênçãos, no seu caminho de LUZ!
Joselito dos Reis - 01.11.2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável