Zelar pela melhoria dos bairros da cidade é um compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD). Por isso, neste sábado, dia 15, a Prefeitura de Itabuna mobilizou homens e máquinas pesadas para melhorias no Bairro Nova Califórnia.
A ação, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) intensificaram os serviços de patrolamento, cascalhamento, compactação, operação tapa-buracos e serviços de limpeza. Além disso, a EMASA fez a manutenção e recuperação de redes de água e esgotamento sanitário.
O prefeito Augusto Castro (PSD), acompanhou todo o trabalho que a SIURB e EMASA estão executando. “Nós estamos com o planejamento para executar nos bairros da cidade o projeto de pavimentação, a exemplo do que está sendo feito no bairro Manoel Leão”, afirmou.
“Na próxima semana, vamos programar uma ação de pavimentação nas duas principais ruas do Nova Califórnia. A partir de julho, começaremos a pavimentação asfáltica em vários pontos da cidade,” afirmou.
Na ocasião, a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, destacou as ações do Projeto Bairro Feliz. “Todos os serviços de manutenção, concentramos em um só final de semana, sexta e sábado, para que o bairro seja efetivamente melhorado” destacoum
“Nesta ação estão sendo executados os serviços de terraplanagem, operação tapa-buracos, iluminação pública, limpeza geral, roçagem, capina e remoção dos pontos viciados de lixo”, destacou a titular da SIURB.
Ao percorrer as Ruas A, D, Rua Principal, Miguel Santos e Rua F, o prefeito Augusto Castro aproveitou para conversar e ouvir os moradores locais, a exemplo do senhor Edmundo, morador da Rua Davi Lima há 32 anos, que falou sobre as ações da atual gestão.
“Nós moradores aqui de Nova Califórnia estamos felizes com essa ação. Nessa Rua Davi Lima há muito tempo que carro não subia devido à situação em que se encontrava. Então, primeiramente agradecemos a Deus e em segundo lugar ao prefeito Augusto Castro por trazer esse benefícios para a comunidade deste bairro”, disse o morador.
Dona Maria Pureza comemorou ao ver homens e máquinas da Prefeitura de Itabuna trabalhando no bairro. “Sou fundadora aqui do bairro, pois, quando vim morar nesse local, só tinha a rua A. Estou feliz em ver esses serviços acontecendo. O bairro está precisando de atenção e agradecemos ao prefeito Augusto Castro por vir aqui”, agradeceu.
Participaram da ação deste sábado, a Primeira-Dama, Andrea Castro, a secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, o superintendente de Serviços Público, Sousa Lino, o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, o presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, e assessores.
Operação Sossego relatório do fim de semana
Um veículo apreendido e seu proprietário conduzido ao Complexo Policial de Itabuna, depois que assumiu ter consumido bebida alcoólica e ter se recusado a apresentar documentos pessoais e do carro. Além disso, pelo menos 350 pessoas foram abordadas no último final de semana. Estes foram os resultados apresentados hoje, dia 17, pela Operação Sossego.
A operação foi executada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), por intermédio da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e das secretarias municipais de Transportes e Trânsito (SETTRAN) e de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA).
Iniciada a partir das 21 horas da sexta-feira, dia 14, a Operação Sossego contou com um efetivo de 18 pessoas, tendo se repetido sábado e no domingo, com 21 integrantes e se encerrou as 3h30min desta segunda-feira. De acordo com o relatório dos fiscais também foram atendidas sete denúncias de moradores de várias localidades, incomodados com o som abusivo, tipo paredão.
A Operação Sossego foi implantada no ano passado para garantir a paz, o sossego e a tranquilidade pública dos cidadãos e estabelecer padrões máximos de decibéis permitidos por leis municipais e federais. Também objetiva combater crimes ambientais e contravenções penais, conforme explicou o titular da SESOP, Humberto Mattos.
Segundo ele, a fiscalização é realizada principalmente à noite, nos fins de semana e feriados abordando bares e restaurantes quanto ao som abusivo, e em domicílios nos bairros e em áreas centrais da cidade, além de veículos que circulam com equipamentos sonoros potentes com som alto.
O secretário Humberto Mattos disse que a utilização de paredões em Itabuna não é proibida. “Apenas o volume e o horário estão sendo regulamentados, em conformidade com o que determina o Decreto Municipal nº 14.480, de junho de 2022”, explicitou.
Para o secretário, a Operação Sossego trouxe mudanças significativas ao município por atender aos apelos da comunidade incomodada tanto com a poluição sonora quanto ao cumprimento de leis.
Os infratores flagrados, além de terem seus aparelhos (sonoros e veículos) apreendidos, também podem sofrer sanções com multas, responder processos administrativos junto ao Ministério Público estadual e serem enquadrados no Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável