segunda-feira, 24 de outubro de 2022

ITABUNA EM FOCO

Sistema de drenagem de águas pluviais diminuiu impacto das chuvas torrenciais


Nesta segunda-feira choveu entre 20 e 30 milímetros em Itabuna, a partir das 11 horas, com o registro de alagamentos em toda a cidade, principalmente nos pontos onde esse tipo de problema era recorrente. Mas, apesar dos eventuais problemas causados a lojas e estabelecimentos comerciais, o sistema de drenagem funcionou bem e, em menos de 20 minutos, depois do pique das chuvas, por volta das 13h30min, as águas baixaram.

O superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Francisco de Sousa Lino Filho, afirmou que a fim dos alagamentos por tempo indeterminado, como no passado, é um sinal de que o serviço de microdrenagem, com a limpeza e desobstrução de galerias e da rede de drenagem pluvial, executado pela Prefeitura desde o ano passado, apresentou bons resultados. “Este serviço vem sendo feito rotineiramente, inclusive com a utilização de um caminhão suga-suga”, acrescentou.

Os alagamentos, com  a intensidade das chuvas, pode ser observado nas avenidas do Cinquentenário – trecho entre o Jardim do Ó e a Praça Otávio -, Amélia Amado, Itajuípe, Aziz Maron, Mário Padre, Deputado Paulo Nunes – próximo à Estação Rodoviária – e Getúlio Vargas, no Mangabinha, e Ilhéus, no centro, e na Rua Senhor do Bonfim, no Fátima. “Graças a Deus, mesmo com infortúnios para algumas pessoas, o escoamento das águas pluviais nestes locais foi rápido, inclusive sem causar danos ao fluxo de veículos,” comentou Sousa Lino.

A Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) distribuiu aviso pelas redes sociais informando que Itabuna está em Alerta Laranja. Por volta das 10 horas de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso “iniciando com chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. A recomendação é que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo e observem alteração nas encostas”.

E acrescentou: “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo o diretor da Defesa Civil de Itabuna, Kaíque Brito, a previsão até quinta-feira, dia 27, é de tempo chuvoso. Ele disse que na última noite, mesmo com intensidade pluviométrica, houve apenas um chamado para 199, referente a uma marquise que apresentou infiltrações, no Califórnia. “A estrutura estava com goteiras e  alguns pedaços chegaram a cair. Mas a marquise já estava   deteriorada”, explicou.

O diretor ressalta que do acumulado previsto, já choveram 17 milímetros na região sul do Estado, com destaque para Itabuna. No entanto, a chuva não está associada a enchentes. “A princípio é só uma chuva de primavera, mas estamos monitorando”, afirma.  

Atualmente, Itabuna tem 32 áreas sob risco para deslizamento. Em setembro, a  Defesa Civil apresentou um mapa com os locais mais vulneráveis e a importância de contenções. A recomendação é que a qualquer sinal de rachaduras nas casas ou deslizamentos, o morador dele acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou pela rede social Instagram.

Prefeitura inicia a semana com mutirão de limpeza e zeladoria

A Prefeitura de Itabuna iniciou a semana com muito trabalho na área da limpeza pública, executando serviços de zeladoria em diferentes pontos da cidade mesmo sob chuvas intensas.

Vale lembrar que na sexta-feira passada, 21, a semana também foi encerrada com trabalhos de  conservação, quando foi executada a limpeza e lavagem da Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), na área central da cidade.

Já nesta segunda-feira, dia 24, equipes do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) se deslocaram logo cedo para várias localidades. No bairro Mangabinha, por exemplo, fizeram a coleta de resíduos de limpeza, assim como na Avenida Firmino Alves e na Travessa Querubim Oliveira (fundos do Colégio AFI), no centro da cidade.


Na região do Viaduto Paulo Souto, de acesso à zona oeste, outra equipe da Superintendência de Serviços Públicos está executando a roçagem de áreas públicas. O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, informa que na Avenida Ilhéus e na região canal do bairro Novo São Caetano também há roçagem, limpeza e remoção de vegetação e entulhos

“Mesmo sob tempo chuvoso, estamos trabalhando para garantir a limpeza e organização que Itabuna merece. Mas, é preciso que a população colabore com o descarte correto do lixo, colocando o material em sacos  plásticos na porta de casa pelo menos uma hora antes da passagem dos compactadores. Quanto aos entulhos, devem ser coletados por empresas especializadas para serem levados diretamente ao aterro sanitário”,  afirmou Pellegrini.

 Prefeito Augusto Castro destaca investimento do Governo do Estado na Segurança Pública
A entrega de 91 viaturas para o Comando de Policiamento da Região Sul (CPR-Sul) pelo governador Rui Costa (PT), na sexta-feira passada, dia 21, em Itabuna, foi comemorado pelo prefeito Augusto Castro (PSD). Ele destacou os investimentos que vêm sendo realizado pelo Governo do Estado na área da segurança pública.

Segundo Castro, além dos novos veículos, para auxiliar no combate à criminalidade, o Governo do Estado também vem aplicando recursos no setor de inteligência. “Em agosto do ano passado, em audiência com o secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, tratamos da implantação de videomonitoramento na cidade com reconhecimento facial. Hoje, a cidade conta com esse sistema que está ajudando a identificar e prender quem tem pendência com a justiça”, lembrou o prefeito.

Augusto Castro também salientou que o município vem aportando recursos na Guarda Civil Municipal (GCM) e contribuindo com o Estado na segurança da população. “Recentemente fizemos a aquisição de cinco viaturas, sendo três com gaiolas e estamos em processo de licitação para a compra de novos armamentos, munição, seis motocicletas e a implantação de um sistema de ocorrência, além da realização de cursos de capacitação do nosso quadro de agentes”, destacou.

Das viaturas entregues para CPR-Sul, o 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), sediado em Itabuina, ficou com 12 veículos, para auxiliar no patrulhamento das oito cidades sob sua jurisdição.

Itabuna está sob “Alerta Laranja” para chuvas

Itabuna teve  volume de 20 milímetros de chuvas entre domingo e a manhã desta segunda-feira, dia 24.  A Diretoria da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), informou que a cidade está em Alerta Laranja, ou seja, com um risco moderado de inundações que se caracteriza por chuvas entre 30 e  60 milímetros.

Por volta das 10 horas de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso “iniciando com chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. A recomendação é que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo e observem alteração nas encostas”.

E  acrescenta: “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo o diretor da Defesa Civil de Itabuna, Kaíque Brito, a previsão até quinta-feira, dia 27, é de tempo chuvoso. Ele disse que a última noite, mesmo com intensidade pluviométrica, houve apenas um chamado para 199, referente a uma marquise que apresentou infiltrações, no Califórnia. “A estrutura estava com goteiras e  alguns pedaços chegaram a cair. Mas a marquise já estava   deteriorada”, explicou.

O diretor ressalta que do acumulado previsto, já choveram 17 milímetros na região sul do Estado, com destaque para Itabuna. No entanto, a chuva não está associada a enchentes. “A princípio é só uma chuva de primavera, mas estamos monitorando”, afirma.  
 
Atualmente, Itabuna tem 32 áreas sob risco para deslizamento. Em setembro, a  Defesa Civil apresentou um mapa com os locais mais vulneráveis e a importância de contenções. A recomendação é que a qualquer sinal de rachaduras nas casas ou deslizamentos, o morador dele acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou pela rede social Instagram.


Prefeitura requalifica mais 5 postos de saúde com ianvestimentos de R$ 950 mil

Para que a meta do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), de requalificar as 32 Unidades Básicas e de Saúde da Família do município, seja alcançada, a Prefeitura de Itabuna deu início a um novo ciclo de obras que prevê investimentos de R$ 950 mil para a reforma geral de mais cinco unidades. Nas USFs Dr. Simão Fiterman, no São Pedro, e Dr. Aurivaldo Peixoto Sampaio, no São Lourenço, as obras já foram iniciadas.

As outras três unidades são: UBS Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia, USF Isolina Guimarães, no Zildolândia, e USF João Monteiro, no Bairro Pedro Jerônimo. Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, logo que o prefeito Augusto Castro assumiu a Administração municipal ficou constatado em diagnóstico que todas as unidades de saúde necessitavam de reformas estruturais.

“Iniciamos uma força-tarefa ainda no passado que foi concluída no primeiro semestre deste ano com a requalificação de 11 Unidades de Saúde. Agora, no segundo semestre, entregamos mais duas unidades, totalizando 13 postos requalificados”, explica a secretária Lívia Mendes. Ela ressalta a necessidade de priorizar algumas, porque ofereciam riscos.

Das 13 Unidades de Saúde da Família requalificadas, as obras de 11 foram executadas pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Faculdades Santo Agostinho de Itabuna (FASA). As outras duas foram com recursos do próprio município.

De acordo com a secretária Lívia Mendes, a previsão para este novo ciclo de cinco unidades é que as obras sejam finalizadas em fevereiro de 2023. “Vamos devolver essas unidades com um novo modelo estrutural e também com qualidade no atendimento, assim como tem acontecido com as outras unidades já entregues”, assegura.

Ela explica que a expectativa é de que o município volte a ter 33 Unidades de Saúde da Família. “Com a saída da USF Antônio Menezes, do extinto Centro Social Urbano (CSU), nos ficamos com 32 unidades. Mas o município já firmou convênio com o Governo do Estado para iniciar a construção da USF Antônio Menezes, no Bairro Vila Anália, e assim Itabuna voltará a ter 33 unidades de saúde”, encerra.

Campeonato Interbairros se encerrou com quatro times classificados
Quatro jogos aconteceram na manhã de domingo, dia 23, movimentando o final de semana na cidade. As partidas que concluíram a oitava rodada da 1ª Fase do Campeonato Interbairros de Futebol 2022 aconteceram no Estádio Luiz Viana Filho e nos campos de Itamaracá e Roça do Povo. 
São Lourenço, Nova Ferradas, Bananeira, Ferradas e São José estão classificados para a 2ª Fase, assim como os times do Califórnia, Daniel Gomes, Vida Nova, Santa Inês e Novo Horizonte classificados no domingo passado. 

Jogando no Estádio Luiz Viana Filho, a partida entre Novo Lomanto x Bananeira foi equilibrada e contou com a animação da torcida frenética para o time da Bananeira, que não desanimou mesmo com o tempo nublado e chuvoso. No segundo tempo do jogo o Bananeira marcou 1 a 0 contra o Novo Lomanto, classificando o time para a 2ª Fase. 

Na partida entre Itamaracá e São José, ocorrida no campo do Itamaracá, o time São José levou a melhor marcando 1 a 0 contra o time da casa. no campo do projeto agrícola Roça do Povo, o time local perdeu para Ferradas, que emplacou 2 a 0. Já os times Nova Ferradas e São Lourenço venceram por W.O, garantindo a classificação direta. 

A volta dos jogos  do Campeonato Interbairros tem beneficiado vendedores ambulantes, a exemplo da dona Rosimeire Fernandes. Todos os domingos ela vende seus produtos no Estádio Luiz Viana Filho. 

“A volta do Campeonato foi muito importante também para nós ambulantes. Depois desse período da pandemia, as vendas ainda não voltaram como eram antes, mas graças a Deus estamos vendendo bem”, disse Rosimeire Fernandes. 

O torcedor Jorge Torres, acompanha os jogos todo domingo no Itabunão. “Hoje não estou torcendo para nenhum desses times. Mas venho assistir aos jogos, pois é um momento de diversão e lazer. Ficamos muito tempo sem ter o Campeonato por causa da pandemia. Agora, é o momento de aproveitar”,  disse o espectador.

Os jogos da 2ª Fase do Campeonato Interbairros de Futebol, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, com o apoio da Guarda Civil Municipal e do 15º Batalhão da Polícia Militar, se iniciam no próximo dia 6 de novembro. No domingo, dia 30, não haverá jogos por conta das eleições. 

Secretaria Municipal de Saúde divulgou calendário de vacinação nesta semana 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou o calendário de nesta semana em Itabuna para a vacinação de adultos e idosos no período matutino e vespertino nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. A primeira, segunda, terceira ou quarta dose serão aplicadas para pessoas maiores de 18 anos conforme disponibilidade na unidade. 

A vacinação acontece nesta semana de segunda à sexta das 8 as 11 e das 13 às 16h. Vale destacar que  as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.  

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

De segunda à sexta, crianças e adolescentes poderão ser vacinados contra a Covid-19 em todas Unidades de Saúde das 8 as 11 e das 13 às 16h. 

Crianças de 3 a 11 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac ou Pfizer Pediátrica. Já os adolescentes de 12 a 17 anos poderão ser imunizados com a primeira, segunda ou terceira dose da coronavac ou Pfizer conforme seu esquema vacinal. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores. As crianças devem estar acompanhadas dos seus responsáveis. 

VACINAÇÃO DE ROTINA 

De segunda à sexta-feira nós períodos matutino e vespertino em todas Unidades de Saúde também são aplicadas as vacinas de rotina para todos os públicos (crianças, adolescentes, adultos e idosos). 

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registros de outras vacinas. 


AÇÃO DE INTENSIFICAÇÃO DA VACINA MENINGITE ACWY

Nesta semana, também ocorre imunização contra a meningite nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.

O público alvo são crianças de 3 meses a 10 anos que nunca se vacinaram contra a meningite C, adolescentes de 11 a 18 anos, adultos maiores de 18 anos com comorbidades e profissionais de saúde. 

A documentação necessária é o RG, CPF e cartão de vacina. Para os profissionais de saúde também é necessário apresentar crachá, holerite ou carteira do conselho municipal de saúde.

Boletim Covid-19 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.555 pacientes curados, 3.573 confirmados, sendo 03 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 14, e óbitos descartados, 04.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura apóia a realização da 20ª. edição do Mutirão do Diabetes

“Desde o início da primeira gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria Municipal de Saúde apoia o Mutirão do Diabetes. A cada ano...