terça-feira, 25 de outubro de 2022

BOLSONARO CRESCE NAS PESQUISAS

Pesquisa mostra Lula e Bolsonaro separados por apenas por 0,4 ponto

Empatam na espontânea, na estimulada, nos votos válidos e até na rejeição

Levantamento nacional realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta empate rigoroso nas intenções de voto para presidente.

Nos três cenários – na espontânea, na estimulada e nos votos válidos – 0,4 ponto percentual separam Lula (PR) de Bolsonaro (PL). O empate é numérico até mesmo na rejeição, isto é, quando o eleitor afirma que não votará no candidato de jeito nenhum.

No cenário espontâneo, quando o entrevistado cita voluntariamente o nome do candidato em quem pretende votar, Lula tem 42,9% e Bolsonaro 42,5%, enquanto 9% manifestam indecisão e outros 5,7% afirmam que votarão branco ou nulo.

No estimulado, quando o entrevistador mostra os nomes dos candidatos, a diferença de 0,4 ponto permanece: o petista soma 46,3% e o atual presidente 45,9%. Neste cenário, 3% se dizem indecisos e 4,8% rejeitam ambos as opções.

Considerando apenas os votos válidos, com a exclusão de indecisos e dos votos nulo e branco, Lula aparece com 50,2% e Bolsonaro, a 0,4 ponto de distância, soma 49,8%.

No quesito rejeição, quando o eleitor aponta o candidato em quem jamais votariam, Lula e Bolsonaro também empatam: o petista tem 48,6% e Bolsonaro 48,8%.

O Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores presencialmente, face a face, em 16 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal entre os dias 20 e 24 de outubro, e registrou o levantamento na Justiça Eleitoral sob nº BR-00525/2022.

Veja os número no cenário espontâneo:

O empate se dá também no cenário estimulado:

Taco a taco também considerado os votos válidos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Em Ilhéus, Papai Noel visita Hospital Materno-Infantil

  Em Ilhéus, Papai Noel visita Hospital Materno-Infantil e distribui presentes para as crianças internadas O Hospital Materno-Infantil Dr. J...