A Missa em Ação de Graças foi antecedida por um ato cívico realizado no pátio externo da Catedral de São José. Sob a execução dos hinos Nacional Brasileiro, de Itabuna e da Marcha Pontifícia houve o hasteamento das bandeiras e do Estado da Bahia pelo deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), prefeito Augusto Castro, Dom Carlos Alberto e o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas. No final da manhã desta quarta-feira, dia 28, Dia da Cidade, Itabuna foi presenteada com a nova sede da Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O prefeito Augusto Castro, acompanhado de deputados federais e outras autoridades, prestigiou a cerimônia, que aconteceu no imóvel do antigo Fórum Ruy Barbosa, na Praça José Bastos, centro.
Castro aproveitou o momento para fazer um apelo ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação. Ele pediu que o município possa sediar o curso de Medicina da UFSB. A solicitação ganha reforço com a Lei Municipal que declara Itabuna como “Cidade Universitária”, por ser o principal polo de serviços e de educação do Sul da Bahia.
Atualmente, Itabuna reúne grande número de instituições de ensino superior, inclusive pelo sistema de ensino a distância, para onde convergem, diariamente, milhares de estudantes de cidades vizinhas. Por isso, tem uma tendência natural para o desenvolvimento da educação superior, como destacou o prefeito, elencando avanços nos segmentos do comércio, serviços e indústria.
“É uma cidade acolhedora, com essa vocação na área educacional que precisa ser melhor aproveitada por sua localização geográfica central”, disse Augusto Castro. Ele lembrou que no passado a cidade muito contribuiu com a arrecadação de ICMS para o Estado por seu comércio forte e pujante, cujos empresários sabem superar desafios.
Já o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas, ressaltou que uma Universidade é apoiada no tripé ensino, pesquisa e inovação, visando auxiliar de forma direta o desenvolvimento de uma região.
“Para nós é uma honra ter a UFSB que, apesar de nova, com apenas oito anos, já tem contribuído para o desenvolvimento regional. O Ministério da Educação sempre apoiou e continuará apoiando a UFSB com recursos e material humano”, sentenciou.
Já a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), Adélia Pinheiro, que representou o governador Rui Costa, frisou a necessidade de fortalecer o ensino superior na região. Ela já ocupou a Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e conhece as necessidades educacionais.
A reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, agradeceu o apoio de todos para a concretização do projeto da nova sede da Reitora. Ela lembrou o período em que a UFSB estava sendo criada, em 2013, quando precisou funcionar na sede na Amurc por um tempo. Natural de Itajuípe, ela é conhecedora dos problemas regionais e do potencial do Sul da Bahia.
Autoridades políticas e da área acadêmica das três esferas governamentais marcaram presença na cerimônia, a exemplo dos deputados federais Paulo Magalhães (PSD-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA), os secretários estaduais Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego e Renda) e João Carlos Oliveira (Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura).
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), Reitor da Uesc, Alessandro Santana, vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho, Primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro, secretária municipal de Educação, Janaína Araújo, presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, dentre outros, prestigiaram a cerimônia.
Vilas Boas destacou os investimentos do Governo do Estado na saúde da Bahia, em especial, as mais de 20 Policlínicas Regionais, inauguradas por todo estado. “As Policlínicas são equipamento fundamental para a conexão entre a atenção básica e hospitalar. Esse equipamento, que Itabuna inaugura, vem para complementar o que é oferecido pela Policlínica Regional de Saúde que o governo estadual inaugurou em consórcio com os municípios aqui em Itabuna”, afirmou.
Para o secretário, a estratégia da implantação pelo governo do prefeito Augusto Castro do Hospital Dia (Day Hospital) é uma das mais inteligentes com a implantação de procedimentos ambulatoriais e de baixa complexidade. Neste aspecto, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, também enfatizou os benefícios do Day Hospital para a saúde pública do município.
“Agora vamos funcionar como Day Hospital, que nada mais é uma estrutura montada, com centro cirúrgico, para cirurgias de pequeno e médio porte, com sedação e anestesia local. Esse vai ser um avanço para desafogar o Centro Cirúrgico do Hospital de Base. Em muitos casos, os pacientes tinham que ir até Salvador. Além disso, vamos retornar com a cirurgia de Otorrinolaringologia no município”, destacou Lívia.
INVESTIMENTOS
No ato inaugural, o prefeito Augusto Castro frisou que a inauguração de espaço mais confortável par a Policlínica Municipal Dois de Julho reflete o compromisso de sua gestão com a saúde pública do município. “Tenho certeza que esse lugar vai fazer muito mais pelos pacientes de Itabuna e dos 22 municípios pactuados da microrregião e que são aqui assistidos” declarou. O prefeito realçou que a população agora está tendo resposta direta aos investimentos da Prefeitura.
A gerente da Policlínica, Ana Lúcia Oliveira, também enfatizou a questão da comodidade que será possibilitada ao paciente pelo Day Hospital. “Ele poderá vir a unidade e ter um atendimento mais personalizado, reduzindo riscos das taxas de infecção hospitalar, pois, não ficará ligado a pacientes com outras patologias e poderá se recuperar em casa com toda a orientação e cuidados”, informou.
Ao todo, mais de 15 especialidades médicas atenderão a população na Policlínica Municipal 2 de Julho/ Day Hospital: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Pneumologia, Proctologia e Otorrinolaringologia. Além de exames, procedimentos médicos e serviços como pequenas cirurgias, eletrocardiograma, polissonografia, espirometria, dentre outros, serão fornecidos aos pacientes.
Haverá ampliação dos serviços já ofertados, a exemplo da Gastroenterologia e da Endocrinologia infantil e nos novos serviços, como eletroencefalograma. O Hospital Dia é um sistema semelhante ao de um hospital, mas que executa procedimentos de curta permanência de internação a exemplo das pequenas cirurgias urológicas, otorrinolaringológicas e dermatológicas com a mesma segurança, mas com redução de custos e melhores resultados ao paciente.
O imóvel tem uma ampla estrutura física, salas para 10 consultórios, exames e cirurgias e outros procedimentos clínicos, além de sala de espera, recepção, banheiros e uma cantina na área externa.
Entre janeiro e abril deste ano foram atendidos 13.855 pacientes em algumas dessas especialidades. Com a ampliação dos serviços, a tendência é aumentar o atendimento e superar a marca de 33 mil atendimentos correspondentes a todo o ano passado.
AGENDAMENTO
A Policlínica atenderá com data e hora previamente agendadas. O paciente precisa passar antes por um médico clínico geral na unidade de saúde do seu bairro que o encaminhará àquela unidade especializada. A nova instalação da Policlínica Municipal 2 de Julho fica localizada na Avenida Aziz Maron, 129, bairro Góes Calmon e que já retornará suas atividades a partir de amanhã(29).
No evento, estiveram presentes o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), vice-prefeito Enderson Guinho, secretários e diretores de órgãos municipais e demais membros da equipe técnica da Policlínica, vereadores, servidores da saúde e convidados.
Pela cidade, por você















Nenhum comentário:
Postar um comentário