segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Itabuna é o segundo município a contar com o Profilaxia Pré-Exposição do HIV



 Itabuna foi o segundo município na Bahia a contar com o programa de Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV. O outro município foi Vitória da Conquista. “A PrEP consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV”, comemora a coordenadora do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabrícia Moura Costa, ao explicar que o principal objetivo da PrEP, é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.

A coordenadora informou que a Profilaxia Pré-Exposição é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. “Mas isso não significa que a combinação previna outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), por isso é existe outras formas de prevenção”.

Antes de ser incluída no PrEP, a pessoa deve fazer alguns exames indicados pelos médicos e seguir a recomendação como o uso do medicamento diariamente e fazer exames regulares. Fabrícia lembra que os remédios são gratuitos e entregues ao usuário a cada três meses.


         Ela informa ainda que a PrEP é indicada para a populações em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV, a exemplo de homossexuais, travestis, garotas (os) de programa, pessoas que mantém relações sexuais sem usar camisinha ou as que apresentem infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Maiores informações sobre o programa e o acesso a consultas, prevenção, exames e tratamentos das IST podem ser adquiridas no próprio Cerpat, situado na avenida Amélia Amado, 906, no centro de Itabuna. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e o atendimento é gratuito. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...