quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Secretária Sandra Neilma avalia 2018 e projeta SAS ainda mais forte em 2019

   Com um trabalho sério e pautado na garantia de diretos da população, a Secretaria de Assistência Social de Itabuna (SAS) superou as dificuldades e terminou 2018 colhendo resultados positivos do trabalho realizado. Na última semana do ano, a secretária Sandra Neilma avaliou como extremamente positivas as ações realizadas pela pasta em 2018, e prometeu repetir em 2019 todos os projetos bem sucedidos deste ano, reforçando que o compromisso do prefeito Fernando Gomes é com a melhoria da qualidade de vida dos itabunenses.

Apesar de considerar 2018 um ano de enormes dificuldades, principalmente em virtude da forte crise financeiro-econômica que afetou o município, a secretária avalia positivamente os resultados do trabalho executado pela SAS. Como exemplo, Sandra Neilma lista uma série de projetos realizados e ressalta a atuação dos CRAS que, segundo ela, “é a porta de entrada da Assistência junto às comunidades”.

Ao enumerar os projetos bem sucedidos de 2018, Sandra Neilma destaca a entrega do Espaço Aconchego – casa de acolhimento às crianças em situação de risco, projeto mantido em parceria com a iniciativa privada e que garante os direitos de menores entre 0 e 12 anos, bem como de adolescentes. Outras ações de sucesso citadas pela secretária foram as semanas de combate à violência infantil, à violência contra a mulher e a semana da juventude. Segundo Sandra, todos esses eventos, juntamente com as campanhas em defesa dos idosos, tiveram o propósito de chamar atenção da população para essas demandas. “Fortalecemos uma enorme rede de proteção àquelas pessoas que sofreram violação de direitos e que mais precisam de nossa atenção”, enfatiza.


Ressaltando o comprometimento de todos que trabalham na SAS, a secretária lembra do empenho dos técnicos  durante as enchentes, citando que parte da equipe da SAS foi deslocada para o acolhimento às famílias em situação de risco. “Nos meses de junho e no início de dezembro fortes chuvas atingiram Itabuna, provocando alagamentos e deslizamentos de terras em diversos bairros da cidade. Durante a cheia do Rio Cachoeira, a SAS esteve prestando assistência à população ribeirinha e, em parceria com a Defesa Civil do Município, visitou áreas vulneráveis a deslizamentos”.

         E completa: “Temos um grupo de trabalho unido, comprometido com a assistência social que procura sempre atender as demandas que aparecem”, comenta a secretária, falando ainda sobre o trabalho do Núcleo de Formação Continuada da secretaria, que promoveu uma série de capacitações para os funcionários e componentes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “A nossa pauta diária é a realização de política pública e por isso é importante que estejamos sempre desenvolvendo atividades ampliem ainda mais a nossa capacidade de trabalho”.

Cursos Profissionalizantes
         Um capítulo a parte na trajetória da SAS em 2018 foram os cursos profissionalizantes destinados aos beneficiários do Programa Bolsa Família. Seguindo um dos compromissos do prefeito Fernando Gomes, a SAS promoveu qualificações profissionais visando o emponderamento das famílias que recebem o benefício. Durante 2018 essas pessoas foram certificadas pelo Senai, empresa que ministrou os cursos de Eletricista Instalador Residencial de Baixa tensão, Confecção de Lingerie e Moda Praia, Aplicador de Cerâmica, Confecção de Bolsas em Couro e Material Sintético, dentre outros. “Além desses cursos direcionados ao Bolsa Família, nós tivemos ainda mais de 1000 profissionais formados pela Escola Profissionalizante. Isso reforça o nosso compromisso e nos motiva a fazer muito mais em 2019”, finaliza.



Texto: Wilson Junior
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...