segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Deputado do PT concede Comenda a "Babau"

ENTREGA DE COMENDA DOIS DE JULHO A LÍDER TUPINAMBÁ GERA POLÊMICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA
ENTREGA DE COMENDA DOIS DE JULHO A LÍDER TUPINAMBÁ GERA POLÊMICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA
O polemico Babau!

A concessão da Comenda Dois de Julho ao cacique Babau, Rosivaldo Ferreira da Silva, tem gerado polêmica na Assembleia Legislativa da Bahia (AL/Ba), tanto que o deputado Targino Machado (DEM) protocolou requerimento pedindo o cancelamento da homenagem, com o argumento de que Babau “já foi preso”.
O cacique é odiado por fazendeiros de Buerarema, Una e Canavieiras, por conta de sucessivos conflitos por terras. Ele é destacada liderança indígena tupinambá na região de Olivença, em Ilhéus.
O autor da homenagem foi o deputado Marcelino Galo (PT). De acordo com o deputado: “o homenageado representa para a luta dos povos indígenas do Brasil na defesa do seu território tradicionalmente ocupado e o sentido mais profundo da relação que os povos indígenas nutrem com a natureza. O reconhecimento da luta do cacique Babau extrapola as fronteiras do país”, diz Galo.
No protocolo de solicitação da homenagem, Galo recorda que, em 2014, o cacique Babau foi convidado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo papa Francisco para um encontro no Vaticano, quando entregou um documento sobre a violação dos povos indígenas brasileiros às autoridades religiosas. “O cacique Babau merece, a ALBA decidiu e o título será entregue com os aplausos de todos os movimentos sociais e daqueles e daquelas que se vinculam à luta dos povos da terra”, enfatiza.
“Nossos parentes indígenas são construtores desta nação, e, por isso mesmo, devem ser tratados com o respeito, as honrarias e toda deferência que merecem”, afirma Galo, ao ressaltar que o Brasil tem uma “dívida histórica” com a população indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...