sexta-feira, 12 de agosto de 2016

CEPLAC realiza o 9º Seminário de Iniciação Científica do Cepec

Com o tema “O Despertar do Pensamento Científico”, a CEPLAC/Mapa realizou durante os dias 9 e 10 de agosto, no seu Centro de Treinamento o 9º Seminário de Iniciação Científica do Centro de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural do Cacau – CEPEC, sob a coordenação do pesquisador Paulo Cesar Lima Marrocos.
 Durante o evento, a CEPLAC/Mapa realizou as avaliações dos resultados dos trabalhos Científicos apresentados pelos estudantes que participam do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PBIC), concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.

Foram apresentados 35 trabalhos científicos realizados no CEPEC durante um ano e em regime de estágio, com o apoio da CEPLAC e a orientação de pesquisadores da Instituição.  Os estudantes são oriundos dos seguintes estabelecimentos de ensino: Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC, Faculdade de Ilhéus e da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB.


O pesquisador da CEPLAC/Mapa, Paulo Cesar Lima Marrocos e  Coordenador do PBIC, ressaltou a importância dessa atividade para os agentes envolvidos: “Os alunos são beneficiados com a nossa contribuição para o seu processo de formação profissional no campo da pesquisa, como também eles dão retorno a Instituição com os seus trabalhos desenvolvidos”.

Marrocos informou que esse grupo está chegando ao seu final e uma nova turma já começa a ser preparada. “Ao final do Seminário, como parte integrante da Programação, já nos reunimos com os novos bolsistas selecionados por intermédio de edital realizado nos meses de março e abril desse primeiro semestre”.


Durante o Seminário o Coordenador de Pesquisas da CEPLAC/Mapa, José Marques Pereira, enfatizou a importância do Programa na formação de futuros pesquisadores. “Na CEPLAC eles são treinados em Metodologia de Pesquisa com temas de interesse para a região e que integram o portfólio de pesquisa do CEPEC e ao mesmo tempo eles fornecem as informações dos trabalhos realizados que respaldarão futuras pesquisas que podem ser aplicadas na cacauicultura e outras culturas assistidas por nós”.

Ele observou também ao longo desses anos que a boa qualidade dos trabalhos apresentados refletem a evolução dos estudantes. “A cada ano tem melhorado bastante e um bom resultado apresentado ao final já o credencia para fazer um mestrado, um doutorado e futuramente ser um bom pesquisador e um bom cientista. Por tudo isso, esse Programa tem o total apoio da CEPLAC”, assegurou José Marques.


Um dos trabalhos apresentados foi o da estudante do 7º Semestre de Medicina Veterinária da UESC, Raquel Niella, sobre a “Avaliação de leveduras da filosfera do cacaueiro com potencial de atividade killer contra Moniliophthora perniciosa”.

Ela explicou que inicialmente seu experimento tinha a finalidade principal de procurar mais maneiras de melhorar o controle biológico da vassoura de bruxa. “Avaliamos o potencial  das leveduras testadas e o potencial migratório de algumas delas e foram resultados significativos para a pesquisa e o controle da vassoura-de-bruxa  porque representaram maneiras que podem contribuir para novas formas e novos produtos biológicos na tentativa de tentar combater essa doença que hoje em dia é muito comum e complica muito o cacau”.


Ela agradeceu a CEPLAC e os parceiros envolvidos no Programa, além dos pesquisadores que orientaram seu projeto. “Esse trabalho cientifico é uma importante contribuição para o nosso conhecimento e nossa carreira acadêmica. Uma oportunidade de desenvolver pesquisas para futuramente fazer um mestrado”.

Por: José Carlos Peixoto
Fotos: Águido Ferreira
Da Assessoria de Comunicação da Ceplac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...