quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Desfile celebra a Consciência Negra em Ilhéus

A atividade promovida pela Escola Municipal Heitor Dias, ocorre nesta sexta-feira, dia 21, às 15h30, na Soares Lopes.
 Em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Escola Municipal Heitor Dias promove nesta sexta-feira, dia 21, o Projeto Caras do Brasil. A atividade consiste em realização de um desfile com os estudantes na Avenida Soares Lopes, um dos cartões postais de Ilhéus, a partir das 15h3. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção da população sobre a importância da cultura afrobrasileira para a identidade nacional e do município, ressaltando também a influência de outros países.    

A  escola desenvolveu o Projeto Caras do Brasil como forma de proporcionar às crianças experiências culturais e artísticas, de modo integrado,  envolvendo a comunidade escolar e local, e estabelecendo um diálogo com a realidade. Durante a caminhada, serão destacados aspectos referentes às origens da cultura negra, além da valorização da diversidade cultural e artística existentes no país. Assim, projeto irá apresentar a contribuição dos diversos povos para a constituição da nação brasileira.
Para simbolizar esta diversidade, os estudantes estarão caracterizados como negros, japoneses, portugueses, franceses, índios, entre outros. Para a diretora Jacira Oliveira Fernandes, essa integração entre escola e comunidade representa, “o reconhecimento da diversidade cultural e da importância dos imigrantes no nosso município”.
Parâmetros Curriculares Nacionais - Além da promoção de atividades lúdicas que contribuem para a ampliação do campo cognitivo das crianças, como, no caso, identificando a diversidade entre os povos, as escolas municipais de Ilhéus aplicam os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1977, p. 23 e 24), que deixa claro que superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias, ajuda o indivíduo a reconhecer importância  de certos valores e o respeito mútuo, mesmo com as diferenças existentes.
  Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 18.11.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...