terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Melhoria do transporte urbano coletivo é prioridade

Visando atender a determinação do prefeito Claudivane Leite de promover urgentes melhorias no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Itabuna, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) está finalizando um extenso relatório apontando os principais problemas que atualmente fazem do serviço prestado pelas empresas que o exploram um dos piores sistemas entre os municípios baianos. Para desenvolver o relatório, técnicos e fiscais da Diretoria de Transportes da Settran realizaram no final de semana passada uma minuciosa vistoria da frota das duas empresas que operam o sistema. Dentre os itens observados constatou-se diversas irregularidades em relação ao estado de conservação e vida útil dos veículos, a exemplo de equipamentos de segurança defeituosos, inexistência de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), bem como emplacamento feito em outros municípios ou mesmo em outros estados da federação.

O diretor de Transportes da Settran, Tomaz Fernandes de Sousa, adiantou que os resultados preliminares do diagnóstico apontam para o sucateamento da frota do transporte coletivo urbano de Itabuna. “Veículos com assentos e vidros quebrados, pisca alertas, freios e limpadores de pára-brisa defeituosos, falta de cinto de segurança para motoristas. Enfim, um péssimo estado de conservação e de higiene, colocando em risco a segurança e o bem-estar dos passageiros, motoristas e cobradores”, afirmou. Tomaz disse que foi possível constatar que em 90% dos veículos adaptados com elevadores para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida o equipamento não funciona.

 Outro agravante observado, de acordo com o diretor de Transportes, é a inexistência dos carros reservas. Ele explica que é obrigatória às empresas a manutenção do percentual de 5% da frota com veículos sobresselentes. A Lei municipal que regulamenta o sistema estabelece o prazo de cinco anos de utilidade para os ônibus. Entretanto, destaca Tomaz, em uma determinada empresa 60% dos carros são de 2001 e apenas 10 veículos foram fabricados em 2010. Na outra empresa, os ônibus foram fabricados nos anos de 2003 e 2009.

Fonte - RedeBrasildenotícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...