quarta-feira, 30 de maio de 2012

Faculdade de Ilhéus promoveu capacitação para catadores


    No último sábado, a Faculdade de Ilhéus reuniu os catadores de resíduos que estão organizados na pioneira Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) - para aplicação do primeiro dos quatro módulos de capacitação, que visam à qualificação dos cooperados para a estruturação e gestão da entidade. A Faculdade firmou parceria para apoiar a implantação desse projeto de coleta seletiva de lixo no município.

    Nesse sentido, a instituição vai prestar assistência contábil e jurídica à Coolimpa, além de funcionar como ponto de recebimento de embalagens longa vida. “Apesar de estarem numa cooperativa, só vão compartilhar todos os bens a partir da finalização das obras do galpão de triagem do Aterro Sanitário.”, afirmou Cecília Maiane da Silva, interlocutora do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, que participou do encontro ao lado da diretora acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi, e da professora Maria Luiza Heine, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão.

A Faculdade de Ilhéus é um dos 18 pontos de coleta da embalagem longa vida na cidade, campanha que, ao atingir 32 toneladas, estará viabilizando o telhado do galpão de triagem pelo Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem, associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo, que é mantida por empresas privadas de diversos setores.  

A assistente social Sueide Maine fez o acolhimento dos catadores, utilizando uma música escolhida por eles próprios, que interagiram com a dinâmica do brilho - que todos temos e que precisa ser mostrado através do nosso conhecimento, da nossa prática, para atrair nossa sociedade.

O coordenador do curso de Enfermagem, prof. Robson Vidal, fez palestra sobre cuidados que devem ser tomados com a saúde em função do risco ocupacional, pelo risco da coleta de resíduos. Ele falou sobre doenças transmitidas por ratos, baratas, moscas e mosquitos e da necessidade em lavar as mãos antes das refeições e após a ida ao banheiro. Junto à Secretaria de Saúde do Município, o Vidal prometeu vacinação contra hepatite, febre amarela e tétano aos catadores no Aterro Sanitário do Itariri, local que virou lixão e que agora passa a ser requalificado. As famílias que lá viviam foram inseridas no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

O professor Amarildo Morett falou sobre O Sucesso e a Importância da Cooperativa. Ele trabalhou também a autoestima de cada uma “das pessoas que reciclam e contribuem para a saúde e o meio ambiente. Cada residência produz de 3 a 6 kg de lixo por dia. Vocês contribuem no dia a dia para melhorar o planeta.”. Por sua vez, o biólogo Marcelo Cordeiro, após falar sobre a importância do catador de resíduos para a sociedade, mostrou em power point o funcionamento de um aterro sanitário, os perigos de um lixão para o lençol freático e em função dos gases acumulados. Finalizou sua exposição com um filme de um catador bem-sucedido através da criação de uma cooperativa. 

Na opinião de Deizimere da Silva Souza, presidente da Coolimpa, “o encontro na Faculdade de Ilhéus foi muito importante e chamou muito minha atenção, principalmente, as questões de saúde, sobre alimentações, hábitos de higiene. Como a gente se prevenir. É preciso ficar cada vez mais em alerta. Já temos ao nosso lado, a Secretaria de Assistência Social e o Ministério Público, que é um passo muito grande que a gente já conseguiu.”. 

Participou das palestras, Odailson Lelis Aranha, da Associação dos Moradores do Bairro Hernani Sá (AMBHS), bairro escolhido como piloto da coleta seletiva. Os participantes reconhecem a contribuição da CDL e são unânimes em afirmar o grande trabalho desenvolvido por Maria Marta, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e de Emanuela Spínola, na condução do projeto.

Para Maria Luiza Heine, “estamos oferecendo o nosso conhecimento, mas eles também têm o conhecimento da vida. Depois de Paulo Freire, o conhecimento não é mais unilateral. Eu entendo que uma faculdade, uma universidade, não deve segurar o conhecimento dentro dos muros. Se ele não é útil à comunidade, de que adianta? A função do ensino superior não é só formar profissionais. É mais que isso, é formar pessoas.”


O projeto de requalificação do aterro é objeto de um contrato firmado entre o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e a CONDER, órgão do Governo da Bahia, e será executado pela Prefeitura de Ilhéus juntamente com a Coolimpa. Mas para que tudo isso aconteça, há necessidade de participação da sociedade civil separando os resíduos sólidos (comumente chamado de lixo), ou seja, fazendo a coleta seletiva.

Por: Zé Carlinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

"Todos tem direito a vida" diz garoto dex13 anos.

Menino de 13 anos faz discurso surpreendente em Santa Catarina. "Não estou aqui para pregar o ódio a quem pensa diferente”. Em uma sess...