quinta-feira, 8 de março de 2012

O Cartão de Saúde do SUS é para todos

Por determinação do Ministério da Saúde, desde o último dia 1º de março, todos os Hospitais e prestadores de serviço de saúde estão tendo que, por obrigatoriedade, requerer o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) para todos os pacientes atendidos. O que antes somente era exigido para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), passa agora a ser exigido mesmo para os pacientes que tenham plano de saúde e para pacientes particular. 

De acordo com a determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), subordinada ao Ministério da Saúde, o preenchimento do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do usuário passou a ser obrigatório para o registro dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares. “Os sistemas de informação do Ministério da Saúde tem que ter esta informação, sem a qual a instituição, no caso, os Hospitais, não receberão os valores previstos na tabela do SUS pelos atendimentos realizados”, declarou o diretor administrativo financeiro da Santa Casa de Itabuna, André Wermann.  
O mesmo procedimento foi determinado para as consultas médicas, em consultórios ou ambulatórios que atendem a pacientes com planos de saúde e particular. “Nos casos das consultas médicas, a exigência do número do Cartão de Saúde do paciente será cobrada somente a partir de 1º de abril”, acrescentou André Wermann. 

A nova determinação do Ministério da Saúde, em exigir o Cartão Nacional de Saúde para aqueles que possuem plano de saúde foi uma demanda da ANS. “A Agência Nacional vai enviar para o banco de dados do Ministério da Saúde a relação (base de dados) de todos que têm planos de saúde com operadoras, conseguindo assim cruzar dados e informações”, relatou André Wermann.

Da assessoria da Santa Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...