segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Prefeitura investe em equipamentos para o Hospital de Base e em Posto de Saúde


 Como parte da programação do 101° aniversário de emancipação política e administrativa de Itabuna, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, inaugurou, no sábado, dia 30 de julho, a instalação de novos equipamentos no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães e a Unidade Básica de Saúde Nilton Ramos, no bairro da Mangabinha, uma área densamente povoada. 
 
O Hblem ganhou um serviço de hemodinâmica, além de um arco cirúrgico com intensificador de imagem para cirurgias de precisão, equipamento de mamografia e mais uma sala cirúrgica, inteiramente equipada, com um investimento total superior a R$ 500 mil, o que o torna um dos hospitais mais equipados do interior baiano. 

Para o prefeito Azevedo, que estava acompanhado de secretários municipais e lideranças comunitárias nas duas inaugurações, a saúde é uma prioridade de governo e vem recebendo uma atenção especial com ênfase para a melhoria do atendimento à população: “Este é um dia emocionante para mim, com uma série de inaugurações de obras e ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população”.

Ele defendeu transparência e honestidade no uso dos recursos públicos e criticou aos políticos que ao invés de trabalharem em defesa dos interesses e da saúde da população, optam pela politicagem em prejuízo da comunidade. Anunciou que pretende solicitar uma audiência ao governador Jaques Wagner para que Itabuna não tenha um tratamento discriminatório na saúde e nem na captação de recursos do estado para obras de infraestrutura.

Recursos

O secretário da Saúde, Geraldo Magela explicou que além dos R$ 500 mil investidos na aquisição de novos equipamentos inaugurados agora, o governo municipal está licitando um investimento do mesmo porte na compra de novos aparelhos. Itabuna já tem aprovada junto ao Ministério da Saúde, a destinação  de R$ 3,5 milhões para ampliação dos serviços e reequipamento daquela unidade hospitalar. Outros R$ 200 mil serão investidos nos serviços de emergência do Pronto Socorro.

Para ele, enquanto a Sesab dá um tratamento discriminatório a Itabuna, o governo federal tem investido republicanamente na melhoria da saúde da população, garantindo a aquisição de novos equipamentos num hospital que tem resolutibilidade e salva vidas, atendendo a paciente de 120 municípios.

Em termos comparativos, ele destaca que o Hospital de Base é uma unidade popular e que é a mais eficiente do Sul, do Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, recebendo pacientes de Conquista, Jequié, Porto Seguro e Ilhéus, que têm hospitais mantidos com recursos do estado.

Anunciou também o encaminhamento da solicitação de recursos ao Ministério da Saúde para a construção de mais sete postos de saúde, ampliando assim a rede de atendimento à população. Ele elogiou o trabalho dos agentes de saúde e de endemias itabunenses, que reduziram em 75% o número de casos de dengue, um trabalho complementado com os investimentos do governo municipal na melhoria do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o que se reflete na saúde da população.

Em nome da comunidade da Mangabinha, o aposentado Romilton Teles Santos elogiou o trabalho do governo ao inaugurar o posto de saúde Nilton Ramos, o que vai permitir melhorias na qualidade do atendimento dos usuários dos serviços da saúde no bairro. Ele também reivindicou melhorias na infraestrutura e na pavimentação do bairro.
`Por:Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto - 1º-8-2011  
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...