quinta-feira, 29 de abril de 2010

Após 21 anos de espera ZPE de Ilhéus recebe licença ambiental

A partir da próxima semana terão início em Ilhéus os serviços para a construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A garantia foi dada na manhã desta quinta-feira, dia 29, pelo presidente da empresa ZPE Bahia Ltda, Otávio Pimentel, ao receber das mãos do prefeito Newton Lima o certificado de licenciamento ambiental aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), faltando agora apenas o alvará de construção, que deve ser entregue até a segunda-feira.


Ao fazer a entrega da licença ambiental, Newton Lima parabenizou todos os presentes por considerar que presenciavam um momento histórico para o município, que, depois de 21 anos de luta e perseverança, finalmente agora assiste a ZPE se tornar uma realidade. Segundo ele, foi fundamental o apoio do Condema, Secretaria de Meio Ambiente e de demais órgãos que entenderam a importância deste empreendimento, que solidifica a economia de inúmeros países europeus e asiáticos.


Na oportunidade, Otávio Pimentel adiantou que, como determina o certificado do Condema, as obras serão iniciadas de imediato, “e já a partir da próxima semana começaremos o processo de limpeza o terreno, assim como de identificação e marcação das árvores nativas para que sejam preservadas; e em seguida, vamos partir para as obras de drenagem, entre outros serviços”, afirmou.


Disse ainda o presidente da empresa que nesta primeira fase de implantação, a ZPE funcionará como incubadora de empresas não poluentes e de menor porte voltadas quase que essencialmente para o setor frutífero, abrangendo o cacau, frutas cristalizadas e de produção de polpas. Nesse sentido, assegurou, que já tem garantida a sua participação na ZPE é a cooperativa Cabruca, que irá produzir chocolate orgânico, que faz muito sucesso no exterior.


Ainda de acordo com Otávio Pimentel, empresas de outros ramos, como de mármores e granitos também se mostram muito interessadas em se instalarem na ZPE ilheense, “e de uma coisa todos tenham certeza: vamos transformar esse empreendimento em um grande sucesso, pois durante esses 21 anos de espera, não só o projeto amadureceu como também amadurecemos as nossas idéias e a vontade de acertar”.


A ZPE Bahia Ltda é formada por uma empresa genuinamente baiana, a PLENA, e por uma outra norte-americana, a GPZ, sendo a responsável não só pela construção como também pelo gerenciamento do empreendimento. As empresas que ali se instalarem devem exportar 80% de sua produção, podendo, se quiser, comercializar no mercado interno, até o máximo de 20%.


Participaram da solenidade de entrega da licença, os secretários Alfredo Landim (Desenvolvimento Econômico), Jorge Bahia (Fazenda), José Alencar (Meio Ambiente), o chefe de gabinete e presidente do Condema, José Nazal, além de representantes da secretaria estadual de Planejamento.

Ilhéus participa dos “Diálogos Territoriais” nesta sexta-feira

O município de Ilhéus sedia nesta sexta-feira, dia 30 de abril, das 8 às 12 e das 14 às 16, no auditório do Ilhéus Hotel, localizado no centro da cidade, um dos encontros que o Governo do Estado vem promovendo desde o início deste mês intitulado “Diálogos Territoriais”. Os 26 encontros previstos, que se estenderão até o final do mês junho, contam com a parceria estratégica da Coordenação Estadual dos Territórios (CET).


De acordo com a secretaria estadual do Planejamento, a principal proposta dos “Diálogos Territoriais” é aprofundar algumas discussões importantes, como o controle social e inúmeros outros instrumentos que possibilitam a participação direta da sociedade civil na formulação, execução e acompanhamento das políticas públicas . Outro objetivo do encontro é mostrar a importância dos territórios de identidade e de seus respectivos colegiados para o planejamento e para a gestão pública.


Na visão do secretário estadual do Planejamento, Antônio Alberto Valença, a iniciativa visa manter a população baiana informada sobre a execução dos programas e projetos do governo em cada território. “Esta é uma forma de apresentar as ações num diálogo com a sociedade organizada, de maneira franca, democrática e participativa”, afirma. As plenárias são voltadas para gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada.

Ilhéus sedia congresso norte/nordeste
de empresários da pequena empresa

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participa nesta sexta-feira (30) da solenidade de abertura do Congresso Norte e Nordeste de Empresários da Pequena Empresa, que acontece no auditório Paulo Souto, do Centro de Convenções da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), quando abordará o tema central do evento “Aqui o Brasil cresce mais”. A abertura será a partir das 8 horas da manhã, quando serão ministradas palestras sobre “Lei geral e empreendedor individual”; “Liderança e empreendedorismo”, “Motivacional”, “Medicina legal no Trabalho”, “Agronegócio no desenvolvimento regional”, “Associativismo empresarial, a trajetória da sustentabilidade” e debates sobre “Desenvolvimento sustentável local” e “Linhas de crédito”. O encerramento está previsto para as 17h30min.



Estão confirmadas palestras com Luís Eduardo Gonçalves (especialista em gestão de qualidade total pelo Sebrae-Bahia), Ercílio Santinoni (presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Indústrias-Conampi), Edival Passos (auditor fiscal e superintendente do Sebrae-Bahia), Gérson Gabrielli (presidente da Confederação Latino-Americana de Comércio e da União das Bases Empresariais), Sílvio Barros (prefeito de Maringá), Hélder Salomão (prefeito de Cariacica), Wallace Setenta (presidente do Sindicato Rural de Itabuna e Central Nacional dos Produtores de Cacau - CNPC), Edgar Morbeck Coelho (especialista em medicina do trabalho) e Valdir Ribeiro (coordenador geral do Congresso Norte/Nordeste de Empresários de Pequena Empresa e diretor do Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas - Monampe).



O presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia, Waldir Ribeiro, diz que o evento tem o objetivo de ampliar espaço das entidades representativas das pequenas e microempresas para serem instrumentos no âmbito de gestão de negócios empresarial, da geração e da criação e desenvolvimento de ambientes favoráveis às micro e pequenas empresas. “A proposta é proporcionar oportunidades para a discussão de projetos e programas federais, estaduais e municipais que visam a difusão do conhecimento com a troca de experiências bem sucedidas, plenário para políticas públicas e a formatação de modelos para a geração de novos negócios”.



Público-alvo – Waldir Ribeiro explica que o congresso é dirigido a representantes de entidades estaduais, presidentes e diretores de sindicatos, associações, federações e confederações representativas do segmento da microempresa e das empresas de pequeno porte, lideranças políticas e empresariais, empreendedores e estudantes. O apoio é das prefeituras de Ilhéus e de Itabuna, União das Prefeituras da Bahia, Ceplac, governos da Bahia e federal, Desenbahia, Bahiagas, Uesc, FTC, Sebrae, Banco do Nordeste, Caixa Econômica e Sindicato Rural de Itabuna. A realização é da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Indústrias (Conampi) e Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Monampe)

Ilhéus firma parceria com Instituto Cultural Brasil-Alemanha

A equipe da Fundação Cultural de Ilhéus recebeu na tarde da última quarta-feira (28), a visita da diretoria do Goethe-Institut/ICBA, um entre os 140 institutos culturais da República Federativa da Alemanha espalhados por 80 países e que tem uma de suas sedes situada em Salvador desde 1962. De acordo com o diretor Executivo, Ulrich Gmünder o objetivo é firmar uma parceria para realização do projeto multidisciplinar “Metamorfoses do Cacau”, no intuito de incentivar o apoio ao cultivo e à promoção do cacau e despertar, no público em geral, a consciência da importância do cacau para a Bahia, através de discussões em simpósios, bem como por meio da experiência estética veiculada pelas artes plásticas, cinema, moda, dança, música e literatura.


Para Maurício Corso, Presidente da Fundaci, “trata-se de uma parceria inédita e extremamente importante para análise das conseqüências destas metamorfoses sobre a economia, a sociedade e principalmente sobre a cultura, bem como a sua atuação nas artes e na esfera cultural”. Para muitos países, o cacau é um importante produto de exportação. Com freqüência, regiões inteiras de um país dependem do seu cultivo – tais como o sul da Bahia, durante praticamente todo o último século e meio. Além da importância econômica na Bahia e no Brasil, o cacau também influenciou profundamente a sociedade e a cultura. Aqui, tornou-se tema, por exemplo, de toda uma série de romances de Jorge Amado e outros importantes testemunhos culturais.


De forma quase inversa, podemos verificar que, na última década, produtos nobres derivados do cacau foram ficando cada vez mais em moda em toda a Europa, e conferem aos seus consumidores status e distinção. “O tema do projeto, portanto, não é somente o cacau como matéria-prima, mas como relação social, por um lado, em suas próprias metamorfoses, da planta até o seu consumo e, por outro, nas metamorfoses que ele provoca nas regiões onde tem ou teve lugar a sua produção, no caso presente, de forma bastante concreta, na Amazônia brasileira e o no sul da Bahia”, segundo a coordenadora de Programação Cultural, Wiebke Kannengiesser,


Para fortalecimento desta parceria e melhor conhecimento da atuação do Goethe - Instituto Cultural Brasil-Alemanha, a comitiva foi recebida pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima e pelo vice-prefeito, Mário Alexandre no Palácio Paranaguá. No encontro Ulrich Gmünder, presenteou Newton Lima com o catálogo “A Rapadura e o Fusca: Cana, Cultura e Sociedade”, fruto do projeto multidisciplinar realizado em 2009, em Salvador, com o tema açúcar. O Prefeito colocou a cidade de Ilhéus à disposição para realizar o projeto sobre o cacau. “Essas e outras parcerias que enriqueçam o intercâmbio cultural entre as cidades e os países são sempre bem-vindas”, destacou.


Ascom/Ilhéus
Por: Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...