O diretor da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor doutor Jaubeth Abijaude, atualizou informações sobre o processo de implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), durante exposição realizada no auditório da Torre Administrativa. O SIGAA vai substituir o atual sistema digital da instituição.
O encontro, ocorrido dia 12 de fevereiro, contou com a participação do vice-reitor da instituição, professor doutor Maurício Moreau, de pró-reitores, diretores e vice-diretores de Departamentos, coordenadores e vice-coordenadores de colegiados. Na oportunidade, Abijaude apresentou a plataforma SIGAA, compartilhando o estágio atual da implementação, os avanços obtidos pelo grupo de trabalho e os benefícios que o novo ecossistema digital trará à gestão dos Departamentos e Colegiados.
O SIG é uma plataforma que informatiza os procedimentos da área acadêmica através de módulos como graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), eventos, pesquisa, extensão, gestão de processos, recursos humanos, portal do docente, portal do discente, entre outros. Conforme explicou o diretor da UDO, o novo sistema permitirá que - até mesmo - as matrículas dos alunos ingressantes na graduação sejam feitas de forma remota.
O professor Jauberth Abijaude detalhou o trabalho que vem sendo realizado pela gestão da Universidade para construir o novo arcabouço tecnológico visando o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão (SIG), como a aquisição de 21 novas máquinas, contratação de 14 profissionais para trabalhar no sistema e a troca dos firewalls, que há 16 anos não eram substituídos.
Ele enfatizou que a Uesc fez um investimento de R$ 8 milhões para reforçar a estrutura ótica. “Vamos trocar toda a estrutura de rede cabeada. Os equipamentos que adquirimos já estão no Brasil. Ao final, todos os processos que existem hoje vamos colocar em um sistema único”, afirmou.
O vice-reitor Maurício Moreau agradeceu a toda equipe da Unidade de Desenvolvimento Organizacional e aos demais envolvidos no processo de implantação do novo sistema, que é um compromisso da atual gestão da instituição. “Representa um ganho importante para a Uesc e vai ser uma referência para as demais universidades estaduais da Bahia”, disse Moreau.


Nenhum comentário:
Postar um comentário