quarta-feira, 11 de junho de 2008

Elisiário, um Nome de Itabuna


Dando continuidade a um trabalho de resgate de nossa memória, hoje vamos narrar parte da história de Elisiário Vieira dos Santos. Natural de “Tabaina Grande” - Sergipe, chegou em Itabuna, em 28 de abril de 1938, com apenas 13 anos de idade. Lembra, ele, que saiu de sua cidade em um “Trem de Ferro” e “Marinete” para chegar até Salvador. Da capital baiana, com destino a Ilhéus embarcou em um navio De Ilhéus, para Itabuna fez a viagem na tradicional “Maria Fumaça”; “Um fato que nunca esqueço!”, diz.
Na região cacaueira, fixou residência no “distrito de Itauna”, que pertencia ao município de Itabuna, hoje Itapé. Naquela localidade iniciou sua vida profissional como lavrador, na localidade conhecida como “Ribeira de Vara”, onde fez grandes amizades, inclusive com o agricultor Edson Rebouças (Edinho), que tinha fazenda na Estiva.
Casou-se com D. Maria Silvia, em 1955, enlace matrimonial, que geraram cinco filhos; Maria Isabel, Maria Ilma, Elisiário Junior, Maria Izaildes e Maria Alessandra; “Todos vivos e profissionais em suas funções!” diz, com orgulho, o desbravador, Elisiário Vieira que no último mês de dezembro, completou 50 anos de casado, e, juntamente com sua companheira, foi saudado por todos seus filhos, parentes e amigos.
Elisiário Vieira ingressou na vida pública em 1961, a convite de José Conrado, então administrador distrital, de Itauna (Itapé), nas funções de: operador de energia elétrica e fiscal da rede. Na época, o prefeito de Itabuna era José de Almeida Alcântara; “que estava fazendo um grande governo de ampliação do município!”, lembra Elisiário.
Mais tarde, também, a convite de José Conrado, Elisiário, transferiu-se para Itabuna, quando o município já era administrado pelo prefeito Felix Mendonça, ‘hoje deputado federal’. Em Itabuna, Elisiário Vieira continuou sua carreira pública assumindo um posto na Guarda Municipal. Em seguida, no governo de Oduque Teixeira, Fernando Gomes e Ubaldo Dantas, como fiscal de obras do município. No terceiro governo do atual prefeito Fernando Gomes, assumiu a função de vigia na ADEI (Estádio Luis Viana Filho-(Itabunão), mais tarde, sendo nomeado administrador desse estádio. Nessa época, foi indicado, para prestar serviços à Secretário de Cultura do Município atendendo convite do novo Secretário, e seu amigo, o Sociólogo, Selem Rachid Asmar).
Como você vê Elisiário Vieira, que se aposentou nessa época, através da Secretaria de Cultura, sergipano/itabunense, a exemplo de muitos outras, que descobriram e desbravaram esse chão do cacau, tem uma história digna, por isso merece ser escolhido Gente de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO VISITA E VÊ OBRAS DO ITABUNÃO

Craque Zico visita obras de reforma do Itabunão e ressalta a importância da praça esportiva O secretário municipal de Esportes e Lazer, José...