domingo, 21 de junho de 2026

ILHÉUS EM NOTÍCIAS:Reforçada segurança na UBS Santa Dulce para impedir novos atos de vandalismo

Guarda Municipal intensifica rondas, amplia monitoramento e reforça proteção na unidade

A Prefeitura de Ilhéus adotou novas medidas para reforçar a segurança da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Dulce, localizada na Avenida Princesa Isabel, após sucessivos episódios de vandalismo registrados no local neste mês.

Entre as ações implementadas estão a intensificação das rondas da Guarda Municipal na região, o trabalho de monitoramento e a instalação de uma chapa de proteção na estrutura da unidade para dificultar novas invasões e danos ao patrimônio público.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Victor Oliveira Farias, as medidas foram adotadas em resposta aos episódios registrados recentemente. As ações buscam preservar o funcionamento da unidade e evitar prejuízos à população atendida. Nos últimos dias, a UBS foi alvo de furtos e danos à rede elétrica, situação que exigiu reparos emergenciais para garantir a continuidade dos serviços.

A gestão municipal ressalta que atos de vandalismo impactam diretamente o atendimento à comunidade, uma vez que recursos e equipes que poderiam estar dedicados à ampliação e qualificação dos serviços precisam ser mobilizados para reparar os danos causados.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na preservação dos equipamentos públicos e orienta que qualquer informação que possa auxiliar na identificação dos responsáveis seja comunicada às autoridades de segurança pública. Sucom.

Oposição acusa diretoria da Sicoob de fraude em eleição com celulares e contas ‘fantasmas’

Pelo esquema, cada celular votar por três ou quatro pessoas; PF já investiga

Agora, a Polícia Federal deverá investigar denúncia de fraude na direreçõ da Sicoob Credicom.
Do -Diário do Poder - A eleição para o Conselho de Administração da cooperativa de crédito Sicoob Credicope, marcada para esta terça-feira (23), virou alvo de grave denúncia de fraude eletrônica.

Em um documento protocolado na Justiça de Conselheiro Pena no dia 18 de passado, o candidato da chapa de oposição, Antônio Henrique Gripp, pede medida urgente ao juiz para barrar ou garantir a lisura do pleito. Segundo a ação, a atual diretoria estaria usando uma nova forma sofisticada de fraudar os votos no aplicativo oficial Sicoob Moob.

O principal testemunho vem de um ex-funcionário da própria cooperativa, que trabalhou cerca de seis anos no setor administrativo. Em duas declarações registradas em cartório (atas notariais de 10 e 15 de junho de 2026), ele descreve como a cooperativa teria montado um esquema com celulares antigos da frota da empresa.

Antônio Henrique Gripp, candidato de oposição.

A denúncia impressiona pela gravidade, de acordo com o relato:

  • Os aparelhos seriam carregados com várias contas de cooperados ao mesmo tempo.
  • Cada celular conseguiria votar por três ou quatro pessoas.
  • Os alvos principais seriam cooperados mais velhos ou com pouca familiaridade com celular, que nunca instalaram o app e nem sabem que estão “votando”.
  • A cooperativa teria cerca de 200 aparelhos nesse esquema, o que poderia gerar centenas de votos falsos em uma única assembleia.

O ex-funcionário disse textualmente: “se bater na porta da casa deles, eles nem sabem que votaram”. E completou: “É o dono do sistema fraudando o sistema”.Números que não batemA denúncia ganha força quando comparada com os números oficiais das assembleias anteriores, registrados pela própria cooperativa na Junta Comercial:

  • Em 18 de novembro de 2025: só 94 pessoas presentes, mas 973 votos computados.
  • Em 25 de março de 2026: só 99 presentes, mas 1.329 votos registrados.

Antes de 2025, quando não havia chapa de oposição forte, o número de votos costumava ser próximo ao de participantes. A partir do momento em que surgiu disputa real pelo poder, os votos explodiram.

Dificuldade para quem quer votar de verdade

Além da fraude eletrônica, a oposição acusa a cooperativa de não divulgar direito a assembleia. Até o dia anterior ao protocolo da ação, várias agências ainda tinham cartazes de eleições antigas, já canceladas ou suspensas pela Justiça. Não havia informação clara sobre a votação de 23 de junho.

A assembleia está marcada como excusivamente digital, no mesmo sistema que a oposição denuncia como manipulado.

Os fatos foram levados ao Ministério Público. O MP Estadual encaminhou o caso para o Ministério Público Federal, que determinou a abertura de inquérito policial pela Polícia Federal em Governador Valadares. A PF investiga possíveis crimes de fraude, falsidade ideológica e outros.

O candidato da oposição, Antônio Henrique Gripp pede ao juiz que tome medidas urgentes antes de terça (23) para:

  • Garantir que a eleição aconteça de forma segura e auditável;
  • Preservar as provas digitais;
  • Evitar que votos falsos decidam o resultado.

A cooperativa ainda não se manifestou publicamente sobre as acusações, e o que talvez explique a dificuldade do Diário do Poder de obter seus esclarecimentos. Porém, o espaço permanece aberto. A eleição para renovar o Conselho de Administração está mantida para esta terça-feira (23). O caso agora está nas mãos da Justiça e da Polícia Federal.

Adeus, Madalena Gomes dos Reis

Luz e luz, minha Tia Madá
Com o mais profundo pesar, comunicamos o falecimento de Madalena Gomes dos Reis, ocorrido na noite de ontem, 20 de junho de 2026, às 21h, na cidade de Itabuna.

O velório acontece no Funeplan, e o sepultamento será realizado às 15h, no Cemitério Parque de Itabuna, saída para Ilhéus.

Aos 92 anos, Madalena enfrentava há muitos anos problemas de saúde, sendo portadora de diabetes. Viúva, deixa filhos, netos e bisnetos, além de uma história marcada pela força, dedicação e amor à família.

Local do velório. Rua Antônio Muniz
Subida do hospital Calixto Midlej Filho 

Minha tia querida, mulher guerreira, chegou a Itabuna, vinda de Itapé, na década de 1970. Com muita luta, coragem e sacrifício, criou seus filhos, oferecendo educação, valores e exemplos de vida.

Madalena Gomes dos Reis foi uma mulher de fé, dignidade e perseverança. Aqui cumpriu sua missão com amor e fidelidade aos ensinamentos de Deus.

Local do sepultamento 

Hoje fica a saudade, mas também o legado de uma vida exemplar, construída com trabalho, respeito e dedicação aos seus.

Descanse em paz, minha querida tia Madá.

Que a luz divina ilumine sua nova caminhada.

Joselito. Joelson, José e Josevaldo dos Reis, comungando da dor dos nosss primos:

Gilson, Gil, Haroldo, Zefa, Pi, Dete e Socorrinho.

Deus conosco.

sábado, 20 de junho de 2026

ILHÉUS EM ITABUNA - Paralisação nacional suspende coleta de lixo em Ilhéus

Prefeitura orienta  resíduos nas ruas na próximaa segunda-feira

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), informa à população que os serviços de coleta de resíduos sólidos sofrerão alteração na próxima segunda-feira (22), em razão da adesão dos trabalhadores da limpeza urbana à paralisação nacional convocada pelo sindicato da categoria.

A mobilização ocorre em apoio à tramitação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que trata da regulamentação e ampliação dos direitos dos profissionais da limpeza urbana em todo o país.

A Prefeitura solicita a colaboração da comunidade e orienta os moradores a não colocarem lixo nas ruas na segunda-feira, evitando o acúmulo de resíduos em vias públicas e possíveis transtornos à população.

A gestão municipal agradece a compreensão de todos e reforça que a medida ocorre em função de uma mobilização nacional da categoria. Sucom.

PT tenta censurar vídeo de Flávio Bolsonaro; veja

Partido diz que é propaganda eleitoral antecipada negativa contra Lula

Vídeo de Flávio Bolsonaro que o PT tenta censurar

Do -Diário do Poder - O Partido dos Trabalhadores (PT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o senador Flávio Bolsonaro por causa de um vídeo publicado nas redes sociais. A legenda alega que a peça divulga informações falsas e caracteriza propaganda eleitoral antecipada negativa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na ação, os advogados do partido afirmam que o conteúdo tenta associar Lula e o PT a organizações criminosas, com o objetivo de influenciar a opinião pública antes do período oficial de campanha. O PT sustenta que a publicação ultrapassa os limites da liberdade de expressão e busca desgastar adversários políticos de forma antecipada.

A sigla pede que o TSE determine a retirada do vídeo das plataformas digitais e aplique as sanções previstas na legislação eleitoral. O partido também argumenta que a divulgação do material pode comprometer a igualdade de condições entre os futuros candidatos na disputa presidencial de 2026.

de 2026.

 

A pré-campanha do senador se manifestou.

PT tenta censurar vídeo da pré-campanha de Flávio Bolsonaro

O PT ingressou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender vídeo postado no perfil oficial do Instagram do senador Flávio Bolsonaro. O vídeo de alta qualidade, com aviso transparente de que foi produzido por Inteligência Artificial (IA), incomoda quem não se importa com a segurança pública nacional.

Flávio Bolsonaro não vai recuar no combate à criminalidade!

Homenagem ao Prefeito Valderico Júnior

Hoje é um dia especial para celebrar a vida do jovem prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior.

Desejo que esta nova etapa seja marcada por muita saúde, paz, sucesso e sabedoria. Que seus projetos e sonhos para o desenvolvimento de Ilhéus possam se concretizar, sempre buscando o melhor para a população.

Que a caminhada seja iluminada, com força, equilíbrio e muitas realizações.

Parabéns, Valderico Júnior! Que esta data se repita por muitos e muitos anos, trazendo felicidades e novas conquistas.

Feliz aniversário!

O editor 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

ITABUNA EM FOCO

Avenida Princesa Isabel será fechada a partir de segunda-feira

Detalhe da interdição da Avenida Princesa Isabel - Card SETTRAN.
A Prefeitura de Itabuna, através Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), alerta aos condutores de veículos automotores, aos pedestres e à população que, a partir de segunda-feira, dia 22, a Avenida Princesa Isabel será totalmente interditada para o tráfego de veículos devido à montagem da estrutura do Ita Pedro 2026, que será realizado na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso. A interdição deve permanecer até a próxima segunda-feira, dia 29.

Durante a interdição e a realização dos shows, agentes de trânsito estarão nas imediações da festa junina para garantir a segurança viária e esclarecer dúvidas, além de prestar todo o suporte aos condutores e pedestres visando um ordenamento do trânsito local. A montagem da estrutura faz parte da preparação para o evento, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho.

“Reforçaremos todo o entorno do circuito com os nossos agentes para garantir a segurança de todos. A intenção é que tenhamos um trânsito ordenado e com fluidez para a população. As alterações estarão sinalizadas e o acesso aos moradores assegurado. Em caso de dúvida, o cidadão pode acionar a Central da SETTRAN (073) 98165-8427, e também abordando algum de nossos agentes ", afirmou o secretário, Thales Silva.

Como rotas alternativas aos usuários da via são sugeridas algumas ruas do Banco Raso, no sentido Centro → São Caetano e a Avenida Roberto Santos, como principal na rota para acesso São Caetano → Centro. A SETTRAN pede atenção à sinalização provisória e recomenda que os condutores programem seus deslocamentos com antecedência para evitar congestionamentos.

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Artigo: O fim de um ciclo familia

Memórias, raízes e a história da Família Gomes dos Reis. Em memória dos meus avós maternos e dos meus tios... Existem momentos na vida em qu...